segunda-feira, 11 de junho de 2007

Gostei deste desafio

Fartei-me de espernear com os desafios que me passaram. Dois, concretamente. E avisei logo com toda a clareza possível que de futuro todos seriam implacavelmente recusados, doesse a quem doesse, tivessem lá santa paciência.

A não ser... Pois. A não ser... Quando a Thunderlady me comunicou que eu estava desafiada (mais uma vez..., Deus tenha compaixão de mim!), pus os olhos em alvo e lá fui resignadamente espreitar o cantinho dela, já a preparar mentalmente palavras de rejeição delicadas sem deixarem de ser enérgicas.

Quem diria? E não é que este desafio é cá dos meus? Pretende a minha amiga saber os títulos das minhas cinco últimas leituras, deverei seguidamente perguntar o mesmo a cinco outras pessoas.

Um esclarecimento necessário: como de há uns meses para cá ando em fase de releituras (quanto mais velha fico mais vou tendo este vício), todos estes livros estão neste momento à minha cabeceira, somando-se a uns quantos que lá têm lugar cativo. Estou a ler tudo ao mesmo tempo, na minha velha e vã tentativa de abraçar este mundo e o outro.

Neste momento são estas as minhas leituras, todas ainda em curso:

Who Killed Classical Music?, Norman Lebrecht. Livro apaixonante deste senhor com assento permanente no Evening Standard. Tão apaixonante que, quando o li pela primeira vez, me pus à cata de outras coisas dele, encomendei-as na Amazon. Adorei o The Maestro Myth. O tão prometedor When the Music Stops assistiu ao meu maior ataque de fúria nos últimos cincos anos. É o mesmíssimo livro, só que com título diferente nos Estados Unidos (coisa que a Amazon não refere). Devolvê-lo implicaria esforço e despesa adicional, ofereci-o a um amigo. Mas registei o facto no meu livro de rancores.

Avenida de Roma, Duas da Tarde, do meu amigo Jaime Roriz. Um livro de crónicas que se lê de um fôlego e com o qual ando a lutar há quatro dias, porque o Jaime pediu que lhe deitasse o meu olho crítico e aquilo saiu cheio de asneiras. Devo dizer que não esperava isto da Minerva.

La Voix Humaine, Jean Cocteau. Sempre a minha paixão por teatro. Este texto é definitivamente para uma voz, soa pobre quando lido. O meu treino supre a lacuna, consigo imaginá-lo em palco. E apiedar-me.

O Conde de Abranhos, Eça de Queirós. Há sempre qualquer coisa dele à minha cabeceira. Este amor não morre.

The Go-Between, L. P. Hartley. Um dos livros da minha vida. Tive de voltar a ele depois do presente do José.

Passo delicadamente o pedido de listagem semelhante só a mulheres. Que também odeiam desafios parvos, como eu. Mas que julgo que a este responderão com prazer.

São elas:

Actriz Principal - Biografia Desastrada
AEnima - Edições Banais
Carla - Engomo Roupa a Menos
Diabba - Inferno da Diabba
Maria - O Consultório da Maria

E agora, meninas... vá lá! Não me deixem ficar mal!


13 comentários:

  1. Dever cumprido!

    E obrigado pelas sugestoes... ando a precisar de bons livros de autores que nao conheca que me facam acreditar de novo na literatura de ficcao. Isto de, por desespero de ja nao ter mais nada que ler, passarmos ao caixote dos livros deixados aqui por um estranho so com historias dos "New York Times Best Selling Author" estava a dar comigo em doida! Ah que ma escrita que se publica por ai! E as pessoas compram!!!!

    ResponderEliminar
  2. Vês Teresa, não se deve dizer que desta água não beberei! ;)

    Este tinha a haver contigo :) (Nem tudo o que anda por aí é mau)

    Beijos

    PS - Eça é também um dos meus favoritos. Acho que vou a casa do meu pai surripar um a um, discretamente, os livros do Eça que ele tem, que ainda são bastantes... assim como assim ele não os lê e os meus irmãos muito menos ;)

    ResponderEliminar
  3. Ando cheia de ideias para posts, mas vou relegá-los para segundo plano. Hoje responderei ao teu desafio, mas mais logo que agora vou almoçar.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. "Avenida de Roma, Duas da Tarde"... fiquei muito curiosa com este título... será que também vamos ser presenteados com o conteúdo dessa crítica?

    beijinhos
    maria

    ResponderEliminar
  5. AEnima,
    Já vi, já fui espreitar, falta só comentar.
    Depois da nossa longa conversa lembrei-me de um livro que li há muitos anos e está (como muitos outros) algures em casa da Minha Mãe: Death and the Sky Above, Andrew Garve. Gostaria de o reler, porque o adorei na altura. Óptima leitura para amantes do thriller.
    Beijo enorme.

    Thunderlady,
    Se o teu pai for como eu... só surripias o primeiro... e vais ter de devolver. Se lhe mexerem nos livros do Eça... cuidado com ele!
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  6. Maria,
    Agora que já são horas de jantar... obrigada por aceitares o desafio e, principalmente, por lhe dares prioridade em relação a outras ideias que já tinhas!
    Beijo.

    Maria Cunha,
    O Avenida de Roma, Duas da Tarde é uma compilação de crónicas. Acho que o facto de ser amiga do autor não influi no facto de as achar muito boas. Fica-se com pena que sejam tão poucas.
    Julgo que restam muito poucos exemplares, podes ver aqui:http://www.editorialminerva.com/avenidaderoma.htm
    É um livro muito lisboeta, aliás o Jaime é um apaixonado por Lisboa e por arquitectura, até criou um site que eu adoro, só para o Prémio Valmor, vale a pena espreitar: www.premiovalmor.org.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu cá acho mal...isso cheira-me a sexismo cultural...os ômes também leieim...
    Beijos e vou roubar a sugestão do Go-Between...(só li o Eça)

    ResponderEliminar
  8. Eskisito,
    Espero que gostes do Go-Between. Mai do que eu será impossível.
    Beijo.

    Maria Cunha,
    Mais cinco opções? Não percebo...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. mais 5 opções de leitura...
    é uma forma de eu alargar o horizonte das minhas escolhas de leitura... peco por ler vezes de mais os mesmos autores... e por partir do princípio que não vou gostar de outros... acontece-me por exemplo com o Eça... mas depois de ler este post acho que vou tentar dar-lhe uma oportunidade...

    ResponderEliminar
  10. Maria,
    Ah! Agora percebo!
    O Eça para mim é eterno. Há quantos anos não lês Os Maias? Só leste uma vez? Eu li-os centenas de vezes (juro que não é exagero, sei passagens inteiras praticamente de cor): Sugeria que revisitasses A Cidade e as Serras e O Primo Basílio, para começar. OU pega nas Notas Contemporâneas e ri à gargalhada com dois artigos: A Inglaterra e a França Julgados por um Inglês e O Marquesinho de Blanford. O sentido de humor do grande Eça, a sua adjectivação incomparável (porque é MESMO)... está lá tudo.

    Precisava de saber se lês bem inglês e francês.

    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  11. Ultimamente só tenho 'lido' livros de economia e gestão... acho que seria excomungada da blogoesfera se escrevesse um pouco sobre eles. Não tem sobrado tempo para mais, com muita pena minha. Mas ainda li um ou outro pelo meio... por isso vou tratar da lista. A um desafio destes não se resiste :)) Ainda não li 'Au plaisir de Dieu', que tive o prazer de receber das tuas mãos. Mas hei-de ler! Beijo grande :))

    ResponderEliminar
  12. Carlinha querida,

    Acho que também devias pôr o ultimamente entre aspas... considerando que já to dei há... dois anos... :)

    Já fui espreitar a tua engomadoria... e vi as tuas respostas sem comentar. Estou agora a pôr os comentários em dia.

    Beijo grande.

    ResponderEliminar