Continuação da entrada anterior
Era raro que as nossas noites de sábado acabassem antes das sete da manhã, porque a seguir às partidas de Trivial Pursuit, e numa altura em que já estávamos todos muitas vezes a discutir, para aligeirar as rivalidades que se geravam jogávamos mímica. Só com títulos de filmes. Eu e o Vítor éramos pérfidos, reconheço. Íamos desencantar velhos títulos que mais ninguém conhecia, suficientemente difíceis de representar por gestos para que se esgotasse o tempo. Os melodramas de Douglas Sirk estavam entre os nossos favoritos. Tudo o que o Céu Permite, Magnífica Obsessão, Imitação da Vida: que coisas tão fáceis de gesticular, não é? A equipa adversária não conseguia fazer-se adivinhar no tempo devido e nós marcávamos pontos.
Claro que em pouco tempo fomos também, como já tinha acontecido no Trivial, consensualmente proibidos de alinhar na mesma equipa. Era capaz de jurar que o movimento de revolta surgiu quando a um de nós (não me lembro se a ele ou a mim, e tanto faz) deram para mimar o filme Salsa. Foi a adivinhação mais rápida da história do jogo. Bastou um gesto, duas mãos a fingirem que arrancavam qualquer coisa dos ouvidos, e o outro berrou exultante: Salsa!
Os adversários ficaram furiosos, tinham escolhido um título difícil, como era aquilo possível, com um único gesto? Tivemos de explicar que para nós o gesto era evidente. Salsa nos ouvidos, a salsa a que os irredutíveis habitantes da aldeia gaulesa resistente às quatro fortificações romanas em redor recorriam para não ouvir os cânticos de Assurancetourix, o bardo de voz insuportável! Goscinny, os livros de Astérix. Todos os tínhamos lido, só nós dois os sabíamos de cor.
De repente lembro-me dos serões quentes no Alentejo, as férias, quando estava a família toda reunida e jogávamos à mímica.
ResponderEliminarOh, a salsa nos ouvidos. Impagável.
ResponderEliminarAinda hoje, quando já não suporto ouvir alguém ou algum barulho, digo para quem está comigo. "Por favor, um ramo de salsa com urgência." Quase nunca me percebem à primeira...
ResponderEliminar