terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Aqui há gato

Só ontem vi pela primeira vez a revista digital New in Town, que me pareceu coisa interessante, útil e a acompanhar de perto. Pu-la imediatamente no feedly.

Há pouco havia uma actualização. Ora quem me conhece sabe da minha paixão por teatro e pode, portanto, imaginar como fiquei a bufar, exasperada, quando deparei com a notícia da imagem abaixo.

Gato em Telhado de Zinco Quente, Ana Luísa Bernardino, quem quer que seja a menina? Gato?! Gata, se faz favor! E não foi gralha, surge por duas vezes no texto. Um pouquinho de cultura geral é coisa que dá sempre jeito, e pode fazer falta quando menos se espera. Foi o caso. Aproveito também para lhe dizer que, quando se fala desta peça, ninguém se refere à protagonista como Margaret, mas sim como Maggie. Maggie the cat. A explicação para o título da peça está numa frase de Maggie no primeiro acto: «You know what I feel like? I feel all the time like a cat on a hot tin roof.» 

É claro que fui à página do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, é claro que o título desta extraordinária peça de Tennessee Williams figura lá correctamente.

Deixei comentário com correcção na New in Town, vamos ver quanto tempo demora a ser aprovado e se corrigem (acredito que sim).

Uma nota final de profundo desagrado em relação à NiT: escreve ao abrigo do acordo ortográfico. Um rasgado louvor ao Teatro Municipal de Almada, que não vai cá em cantigas e escreve como Deus manda e eu e muito boa gente gostamos.

E por falar em acordo ortográfico: já todos assinaram a ILC contra essa aberração? 


6 comentários:

  1. Quando a santa ignorância se junta à preguiça, dá nisto.

    ResponderEliminar
  2. Se tivesse feito os trabalhos de casa não teria feito esta triste figura.

    ResponderEliminar
  3. A falta de brio profissional assusta-me. Todos os dias se veêm falhas e erros onde não era suposto acontecerem.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Vêem e não veêm como escrevi no comentário anterior.

    ResponderEliminar
  5. Ahahahaha!
    Vou lá muitas vezes e já os corrigi por umas 4 vezes.
    "Fato", foi umas das palavras corrigidas. Aliás, a única.
    E também a única das vezes em que publicaram o dito comentário.
    Arrogantes, ignorantes e umas bestas quadradas.

    ResponderEliminar