sexta-feira, 28 de março de 2014

Sei Lá

Uma amiga minha pôs ontem na sua página do Facebook o trailer do filme Sei Lá, que vi com o mesmo interesse que me teria despertado um tratado de balística.

Li o livro na altura em que saiu, emprestado por uma amiga, que o resumiu assim: «Não vale um caracol, só tem piada por se passar em sítios que conhecemos, o T, a Kapital, o Bairro Alto, o Pap'Açorda, e outros desses.» Despachei-o numa noite, a reparar nos incontáveis erros de português, nas frases defeituosas, nas peneiras da protagonista/autora.

Rebolei a rir com uma frase em castelhano, atribuída ao ex-namorado basco da narradora: «A mi cariño le gustan los cremes.» Los cremes?! Mas não houve em toda a editora uma única alminha que soubesse que creme em castelhano é feminino, la crema

Mas o êxtase absoluto, a fechar com chave de ouro um livro muito parvo, chegaria com um fim-de-semana de três dias passado no Alentejo. Três dias, sim. Dois domingos, mais concretamente. Mais uma vez, ninguém parece ter reparado na asneira. A não ser a Helena, como descobri há tempos.

O livro teve várias edições desde 1999, espero que algum revisor competente tenha dado uma volta a tanto disparate.

14 comentários:

  1. Eu li o livro em casa de uma amiga dos meus pais - despacha-se em hora ou duas - e achei muito, muito vazio, para não falar do final ridículo, mas já me esqueci de quase tudo. Já a crítica do João Pedro George ficará na minha memória para sempre, a argúcia, o detalhe, a exaustividade, a escrita dele...magnífico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura acompanhei a polémica, e ele deve ter tido um trabalho hercúleo! Além de revoltante, claro, que ninguém merece ter de ler aquilo tudo para fazer uma comparação fundamentada.

      Eliminar
  2. Eu reparei! Até pensei: será que era feriado? Enfim...mau, mau, mau. Mas vou ver o filme, é guilty pleasure.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual feriado, qual quê! Eu lembro-me de até ter voltado atrás na leitura, tão estúpido aquilo me parecia, só para confirmar que não me tinha enganado. Mas não, lá estava, ela referia-se ao terceiro dia como sendo um domingo.

      Eliminar
  3. Experimente ler o segundo livro da autora e descubra que...é igual! Mudam os nomes das personagens e os locais, nada mais.

    Eu preferiria, de longe, ler um tratado sobre balística.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li mais um dela, não me lembro do nome. Outra bodega. Never again, venha o tratado de balística! :)

      Eliminar
  4. Não me recordo da história do livro, apenas desse fds de 3 dias (também reparei) do vazio da escrita e duma suposta relação que alguém tinha tido com Jorge Amado. Eu na altura andava a ler (a devorar, mais concretamente) os livros da Zélia Gattai, fiquei furiosa com esse devaneio literário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me de duas referências a Jorge Amado (que eu venero e acharei sempre que foi injustiçado, nunca ganhando o Nobel) no livro, e ambas me revoltaram também. Numa delas teria até jantado com ele. Caso tal coisa nunca tenha acontecido (que me parece ser mais do que provável), dá vontade de lapidar a senhora, que não se manca.

      Faz lembrar as pindéricas Doce, que tiveram no princípio dos anos 80, numa entrevista, uma frase que dispensa comentários: «Os Beatles também eram comerciais.» Pois.

      Eliminar
  5. Tratado De Balistica Crimilalistica (Spanish Edition)...

    ResponderEliminar
  6. As coisas de que te lembras, Teresa! Eu nem me lembrava de ter falado disso. Obrigada por mo lembrares - a verdade é que começava a desconfiar que tinha lido mal, ou estava a confundir alguma coisa.
    É sempre bom descobrir que não sou eu quem está maluquinha! :)

    ResponderEliminar
  7. ("here comes the sun" - aaaah, esta música ainda consegue ser melhor que as outras!)
    (estes rapazinhos entendiam muito de comércio, está visto)

    ResponderEliminar