sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Espírito natalício e outras bonitas histórias

O post da Luna sobre o chico-espertismo dos portugueses, que têm geralmente o horroroso hábito de tentar passar à frente dos outros nas bichas (eu continuo alegremente a dizer bicha, que era como dizia antes de sermos invadidos pelas novelas brasileiras, e daí não arredo pé, mas a Luna já nasceu uns quatro anos depois disso), trouxe-me à memória duas histórias antigas que bem ilustram outra muito feia característica nacional: a falta de generosidade. 

A primeira passou-se lá por 1995, poucos dias antes do Natal, altura em que costumam imperar a concórdia e a benevolência, you'd think. Era um fim de tarde chuvoso de sexta-feira e eu estava pacientemente no Campo Grande, junto ao estádio, na bicha para os táxis, mais de vinte pessoas à minha frente. Aquilo prometia ser coisa demorada, a cada táxi que chegava eu rezava para que levasse, pelo menos, umas duas pessoas, a ver se me despachava. Como tal, estava com os olhos postos no princípio da bicha. E foi assim que reparei numa rapariga que vinha for aí fora, a dizer umas palavrinhas a cada pessoa para logo passar à seguinte. Percebi que estava a pedir que lhe cedessem o lugar, claro. Pois não houve nem uma só que tivesse a simpatia e a generosidade de a deixar furar. Quando chegou a minha vez, já desesperada, disse-me que estava a estudar em Lisboa, ia passar o fim-de-semana a Santarém, com a família, e que estava em risco de perder o comboio se não saísse dali o mais depressa possível. Dei-lhe o lugar, evidentemente. Mas não sem refilanço de duas ou três pessoas atrás de mim, que deram pela manobra. Confesso que foi com bastante mau modo que me virei e disse qualquer coisa como «tantos embrulhos com presentes, tanto espírito natalício, e não podem deixar passar uma pessoa à vossa frente?» A coisa ficou por ali, a miúda lá conseguiu enfiar-se num táxi, e fiquei a torcer para que conseguisse chegar a tempo ao comboio.

A segunda história passou-se uns anos mais tarde, acho que lá por 2000. Também sexta-feira à tarde. Na Abrunheira havia uma única caixa de multibanco, como tal, quando fui levantar dinheiro tinha umas cinco ou seis pessoas à frente. E aparece um homem novo, aí dos seus trinta anos, ar eslavo, seria russo, ucraniano, qualquer coisa assim, com uma nota de cinco contos na mão. A mesma coisa, começou na primeira pessoa e chegou até mim. Precisava de carregar o telefone. Eu conhecia muitos casos assim, a minha empresa, que era de construção civil, tinha muitos trabalhadores russos e moldavos, principalmente. E quase nunca tinham conta bancária, costumavam receber em dinheiro. Concordei, carreguei-lhe o telefone, ele deu-me o dinheiro e cada um foi à sua vida, com votos recíprocos de bom fim-de-semana.

Umas semanas mais tarde, num domingo de manhã, saio de casa para vir à Missa a Lisboa, a S. João de Deus, como era meu hábito, e tenho a muito desagradável surpresa de ver um pneu em baixo. Um furo. Ora bem, eu sei resolver o problema, sei mudar uma roda. Teoricamente. Sei pôr o macaco, elevar o carro, essas tretas todas. O problema, o grande problema, é que não tenho força nenhuma. Não consigo começar sequer a desapertar o primeiro parafuso, nem que me ponha aos saltos em cima da chave de cruz. 

E ali estava eu, numa rua em que passava um cão de vez em quando (só havia dois prédios baixos, o meu e outro, tudo o mais eram moradias), enrascada sem remédio. E nisto passam dois homens a pé. Fiz-lhes um sorriso suplicante de donzela desvalida, a apontar para a roda: «Seria que podiam dar-me uma ajuda?»

Aproximaram-se. Um deles olhou de frente para mim, sorriu e disse num português com acento eslavo carregadíssimo: «senhora pagou-me o telefone!»

Só então o reconheci, e foi uma sorte que ele me tenha reconhecido também. Mudaram-me a roda enquanto o diabo esfrega um olho. Só pergunto a mim mesma se teriam tido a mesma boa vontade caso eu fosse  uma daquelas pessoas que se tinham recusado a carregar-lhe o telefone. Lá diz o povo, e com razão: «faz o bem sem olhar a quem.» Gosto muito da sabedoria popular.


4 comentários:

  1. Uma das coisas que também tenho reparado e que acho de superior crueldade é ninguém dar o lugar a uma grávida na fila para a casa de banho - eu dou sempre, que sei que é para elas um suplício ter de esperar.

    ResponderEliminar
  2. Fazer isso a uma grávida, então, é inqualificável.
    Seremos nós as anormais? É que parece. Eu, então, dou o lugar no autocarro ou no metro a toda a gente, não é preciso que me peçam, seja grávida, pessoa de idade (que não precisa de ser muita) ou pessoa com criança. Cambada de gente de maus fígados!

    ResponderEliminar
  3. What goes around comes around. É das coisas mais certas que existe nesta vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não acho. Já vi demasiadas vezes ao cra´pulas continuarem alegremente impunes.

      Eliminar