terça-feira, 10 de abril de 2012

Elevadores. Resposta a José António Saraiva.

A resposta sóbria, moderada, contida, mas imensamente honesta, ao vergonhoso artigo de José António Saraiva no Sol. Pelo Afonso Salcedo, português radicado na Califórnia, muito bem radicado. Um daqueles casos de sucesso de que devemos orgulhar-nos. Pelo sucesso e pela verdade.

Sintam-se à vontade para reproduzir e divulgar o texto nos vossos blogues. Nunca seremos demasiados.

«Sim. Ando de elevador muitas vezes. Às vezes inclino a cabeça, admito. Muitas vezes uso os braços de modo que ache confortável. Estas coisas acontecem quando começo a pensar em coisas, ou observo o mundo ao meu redor. Creio que algo bastante comum em qualquer pessoa que trabalhe e passe a vida a criar mundos imaginários para cinema. Nasci bom observador, admito que não por escolha, e tive a sorte de encontrar maneira de ajudar a criar emoções e memórias através de imagens em movimento.

Elevadores. Passagens tão temporárias e interessantes. Elevadores sempre me fascinaram, por criarem um espaço forçado de observação. Tão pequeno, mas cheio de detalhes. Quem veste o quê, quem olha para onde, quem tosse quando.

Imagino ser aquele rapaz. Podia perfeitamente ser eu. Aliás, fui eu há uns meses. Em Setembro. Estive em Portugal e trouxe o meu namorado para ele conhecer a minha família, que tanto me adora e respeita, e também para conhecer o país onde cresci, as ruas onde andei e os edifícios que me rodeavam em criança. Sou gay e sempre fui. Nunca tive dúvidas e nunca foi uma escolha. Ninguém escolheria alguma vez ser gay, porque muito provavelmente isso traria uma vida de desafios como ter de educar uma pessoa como José António Saraiva. E já agora, caso isto seja novidade, também ninguém escolhe ser heterossexual.

Ir a Portugal com o meu namorado foi um passeio de redescoberta de um país que sempre me trouxe muitas memórias. Desde memórias péssimas de ser violentamente gozado na escola, a nível físico e psicológico, por ser gay. Desde memórias óptimas a criar um grupo de amigos que nunca me trataram de maneira diferente quando eu inclino a cabeça, ou mexo os braços, ou pouso os pés no chão.

Tive a sorte de ter uma família acolhedora, mas conheço muitos casos em que tal não acontece. Se há coisa que aprendi foi a não julgar os outros. Acho que não há nada mais precioso na vida do que aprender com a individualidade de cada um. Talvez seja por isso que tenha conseguido ser tão bem sucedido tanto em Hollywood como em Silicon Valley.

E, apesar de ser gay, ajudei a criar imagens que marcaram o mundo. Imagens que inspiraram adultos e crianças a acreditarem num mundo melhor. Um mundo em que dois robots se podem apaixonar, ou dois escuteiros se podem conhecer em crianças e viver juntos a vida inteira, ou um mundo em que um astronauta encontre um melhor amigo num simples cowboy. Sem falar de um rato que pode cozinhar... Estes não existem na verdade, mas transmitem um ideal de um mundo em que eu acredito ser possível viver. Em que cada pessoa é como é, e em que cada um de nós tem a oportunidade de trazer algo mágico às pessoas que se cruzam na nossa vida.

Não sei em que mundo o José António Saraiva vive, mas pela maneira como publicamente julga os outros deve ser um espaço bastante triste. Tenho pena de não ter estado naquele elevador, naquele momento. Pelo menos, poderia ter olhado para ele, sorrido e, quem sabe, mostrar que o Portugal de agora é um país muito mais acolhedor do que alguma vez foi. Um país em que posso trazer o meu namorado e criar memórias novas para o resto da nossa vida. Um país em que nos podemos casar como qualquer outra pessoa.

Aqui na Califórnia, sinto-me em casa. Sinto-me em casa porque sei que posso andar de elevador, e muito provavelmente vou conhecer alguém que se calhar com apenas vinte anos criou uma empresa que está a mudar o mundo. Ou alguém que se calhar inclina a cabeça de certa maneira, e me faz sorrir por saber que pertenço a um mundo em que podemos ser verdadeiros, genuínos e nós próprios.

E entretanto vou criando outros mundos imaginários. Que muito provavelmente irão fazer sorrir os filhos, netos ou bisnetos do José António Saraiva.»

11 comentários:

  1. Depois de ler o artigo do AJS perguntei-me por que raio se dá ele à liberdade de adivinhar a orientação sexual do seu companheiro de elevador, por pequenos gestos deste, e ainda dissertar sobre isso. Primeiro, porque não vejo qual o interesse. Segundo, porque não tem nada a ver com isso. E, finalmente, pergunto-me o que concluiria ele se se cruzasse comigo a um fim de semana, eu de jeans coçados, ténis e blusão de cabedal. As if.

    As pessoas são o que são, com quem dormem não nos diz respeito, o que me importa é que tenham a liberdade de viverem a sua verdade e terem a possibilidade de serem felizes, sem metediços como o AJS a mandar boquinhas. já o disse na luna e repito: desconfio destas homofobias, e que muito provavelmente não terão um armário mas um closet.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico. Gosto de pessoas que se assumem assim, sem pudores. Ser gay ou ser hetero não é opção alguma, isso é um disparate. Por isso, já que não se pode escolher, só temos é de nos amar como somos.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não vejo nada de homofóbico no artigo. Apenas uma divagação sobre a uma possibilidade que lhe ocorreu. Se a divagação é estúpida? É. Se pretende representar a generalidade? Não e ele não o diz em parte alguma. Não percebo tanta indignação só por causa de uma parvoíce de um artigo de opinião, o qual não passa disso mesmo. Uma opinião.

    ResponderEliminar
  4. Teresa

    Deixo aqui um link,se um post que o meu amigo Zé Paulo Fafe, escreveu.

    http://josepaulofafe.blogspot.pt/2012/04/um-patusco-este-arquitecto-saraiva.html

    ResponderEliminar
  5. Izzie,
    Nem mais nem menos!

    S*,
    Só faltou mesmo o JAS dizer que homossexualidade era doença.

    ResponderEliminar
  6. Stiletto,
    Fazemos leituras diferentes do artigo. Eu acho que perpassa um muito forte sentimento homófobo por todo ele, principalmente nas entrelinhas.

    Karocha,
    Li e gostei muito.

    ResponderEliminar
  7. Teresa
    O meu amigo Zé Paulo, trabalhou em muitos jornais, foi director do tal e qual e sabe muito...

    ResponderEliminar
  8. Teresa,

    O senhor sobrinho do outro, apesar de homófobo, é esperto (daquela esperteza que não interessa) e por isso foi capaz de escrever um texto que para a grande maioria, para os mais distraídos ou para os que lêem na diagonal, não parece ofensivo.

    Todavia, como tão bem disseste, toda a crónica está pejada de sentimentos homofóbicos perseguidores. A resposta do Afonso Salcedo foi sublime. De um verdadeiro senhor. A léguas do nível que um tacanho, bacoco e ultra preconceituoso como o senhor José António Saraiva merecia.

    ResponderEliminar
  9. E pôs toda a gente a falar dele, o espertalhaço.
    O pior é que coisas daquelas não se escrevem se não forem sentidas e pensadas.

    Recomendo (a ti e a todos) mais dois grandes posts sobre este assunto:

    http://conversa2.blogspot.pt/2012/04/podia-ter-escolhido-ser-gay-mas-em-vez.html

    http://sinusitecronica.blogs.sapo.pt/144635.html

    ResponderEliminar
  10. Estes dois estão muito muito bons Teresa. Obrigada.

    Como brilhantemente concluio o Hugo Gonçalves: ser polémico é melhor que ser apenas nulo.

    ResponderEliminar