sábado, 3 de março de 2012

Preguiça e outras coisas

A minha lista de links na barra lateral é uma vergonha, é um desleixo completo. Continuam lá blogues que já morreram há muito, não adicionei outros que leio diariamente. Urgia talvez fazer uma grande limpeza/renovação, mas falta-me a paciência.

O mesmo se aplica, diferentemente, aos seguidores. E os seguidores são para mim um grande mistério. De vez em quando lá me desaparece um, às vezes até dois de uma assentada (e talvez eu só dê por isso vários dias depois, tão pouco ligo àquilo). Não sei quem foi o desaparecido ou a desaparecida e fico sem perceber o que terei feito ou escrito para assim provocar esta atitude de corte declarado, de "já não brinco mais contigo". Será por eu não visitar e comentar os seus blogues? É possível, mas cada vez comento menos blogues e com menos frequência.

Se querem mesmo saber, só por consideração por quem se instituiu seguidor deste blogue não retiro daqui aplicação tão parva. Não me acrescenta nada. Suspeito que a maior parte dos blogues a que aderi como seguidora terá sido como forma de gentileza para com o autor ou a autora, uma atitude simpática e nada mais. Teria de ir ver quais são para confirmar. Mais ainda: provavelmente nem sou seguidora de blogues que leio diariamente e que comento com regularidade. Fui verificar e escangalhei-me a rir. É que nem sou seguidora do blogue da Luna, seguramente aquele que mais comento. Como ela quase de certeza não é seguidora do meu. Para quê, de resto? 

Quando esta coisa dos seguidores começou, por ser novidade e por ter achado graça, instalei-a. Hoje acho-a uma perfeita inutilidade e uma espécie de montra pateta de vaidades, a ver quem conta mais. Repito: é apenas por consideração por quem aderiu que não retiro aquilo dali.

10 comentários:

  1. Não ligo muito à lista de seguidores, admito, até porque não espelha - nem de longe nem de perto - quem realmente acompanha o blogue. Gosto de todos os leitores, claro, mas tenho um carinho especial por quem me acompanha quase desde o início.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, como expliquei, não ligo nenhuma, acho que a lista não espelha nada quem nos lê.
      Até porque há aqueles que aterram de pára-quedas, não lêem nada, deixam link para o blogue e dizem qualquer coisa como "estou a seguir-te, segue-me também". Por acaso até costumo apagar esses comentários, tanto me irritam.

      Eliminar
  2. Nunca festejei seguidores e sinto nada quando o número diminui. Acho perfeitamente possível deixarmos de nos identificar com uma certa fase dos blogues que lemos. Mas como não escrevo para ter seguidores, as pessoas vão e vêm e eu sigo o meu caminho.

    É esta a minha forma de ver essa aplicação.

    ResponderEliminar
  3. Os «seguidores» têm duas grandes utilidades: para quem use isto dos blogs de maneira «profissional», a coisa dá para enviar «newsletters»; e para mim a mais importante, é passar a receber as actualizações do blog no blogger, que é a razão porque me faço seguidor dos blogs... talvez tenha outras utilidades, estas são as duas que identifico, e a segunda é a que é útil para mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito possível, André. Mas acontece que eu não uso o blogue de maneira profissional. :)

      Eliminar
  4. Desde que deixei de ter o blog no blogger que deixei de ter essa aplicação e não sinto qualquer falta. Quem quer seguir, segue com ou sem google reader, com ou sem bloglovin', whatever.

    A maioria dos blogs que leio quase diariamente (o teu é um deles) está memorizado na minha cabeça. Gosto de lhe dar uso. (à minha cabeça :p)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como eu. O número de seguidores não quer dizer absolutamente nada, e ainda menos quanto à qualidade do blogue. Às vezes reparo que blogues que considero uma treta têm mais de mil seguidores, enquanto outros verdadeiramente bons nem aos cem chegam.

      Eliminar
  5. Também eu não ligo nenhuma à aplicação dos seguidores e instalei-a pelo mesmo motivo que tu. E tenho plena consciência de quem me lê, dos meus seguidores, são poucos.
    Quanto à actualização da lista de links, junto-me ao clube. Vou adicionando no google reader os que gosto de ler e preciso de atirar a preguiça para trás das costas e actualizá-la também :(

    ResponderEliminar
  6. Eu ando a prometer a mim mesma que um dia destes actualizo os links. :)

    ResponderEliminar