sábado, 18 de fevereiro de 2012

Problemas alimentares

Messy nunca se interessou pela minha comida, a não ser que houvesse fiambre pelo meio. Agri nunca se interessou pela minha comida, a menos que tivesse alguma coisa que ver com fiambre. Já Drusi é um enorme problema. Drusilla não é uma gatinha nada blasée, TUDO lhe interessa. Especialmente a minha comida, que nem precisa de ter fiambre.

A coisa seria muito cómica se não fosse tão exasperante. Tenho de me esgueirar como uma proscrita para conseguir comer em sossego. Vejamos o caso de um simples iogurte, como foi esta manhã- Drusi estava na marquise, beatificamente adormecida em cima da máquina de lavar roupa a gozar o belo sol. Fui ao frigorífico, tirei um iogurte com mil cautelas, escapei-me pé ante pé para o escritório e sentei-me frente ao computador. Pois senhores, mal comecei (com todo o cuidado e o menor ruído possível) a puxar a tampa de alumínio, eis que oiço um salto para o chão, logo seguido de um galope entusiástico (que associo sempre à música de abertura do Bonanza da minha infância) e de uma gata abelhuda com ouvidos de tísica a tentar apossar-se do meu iogurte. Primeiro salta-me para o colo, o nariz a tentar enfiar-se na embalagem. Pego nela e ponho-a no chão, coisa que não me serve de nada. No instante seguinte está em cima da secretária, um mero salto que lhe custa menos do que a mim dizer ai, tenta nova abordagem, tenta aceder ao objecto momentâneo do seu desejo por todas as formas. E acreditem que tenta todas. A coisa acaba comigo derrotada, invariavelmente a dar-lhe a cheirar e a provar um pouco do que estou a comer. E a pôr uma porta fechada a separar-nos, caso continue interessada, o que quase nunca acontece.

Mas a curiosidade dela é insaciável, e isto vale para tudo. Esta tarde foi com queijo de cabra fresco. Perdi a paciência, tão insistente ela era nas sucessivas maneiras de tentar chegar-lhe. Porta fechada, Drusi do outro lado e eu finalmente em sossego. Agri continuava a dormir placidamente na sua caminha, sem levantar sequer a cabeça.

Como não tenho a música no computador e a maior parte nem sequer a conhece, fiquem com a abertura da série, que quase todos são demasiado novos para conhecer. Eu própria tinha uns cinco ou seis anos, já nem sei bem. E imaginem Drusi a galopar ao som dela, é como aquela corrida entusiasmada para o que eu estiver a tentar comer me soa sempre.

14 comentários:

  1. Dessa música nunca me esqueci, Teresa, até porque também serve de banda sonora para os galopes do Jr na praia.

    ResponderEliminar
  2. Os bichos são uns gulosos e sabem bem convencer-nos... a tua tem um ar tão amoroso!

    ResponderEliminar
  3. A Mafalda faz o mesmo, então se for uma lata de atum ou de qualquer outra coisa. É uma "miadeira" que não se pode!

    ResponderEliminar
  4. Oh... o Ollie era igualzinho!!!! Mas so com iogurtes e manteiga... talvez mais um ou outro laticinio. Ja nao ligava nada 'a minha comida, com fiambre ou sem... mas se ouvisse o abrir da tampa da manteiga ou lhe cheirasse a iogurte... era impressionante! Uma cena como a que descreves. Deixava-o lamber a tampa no inicio e o restinho da embalagem no fim... era o nosso momento do dia! Saudade...

    ResponderEliminar
  5. Gi,
    Quem diria que tínhamos estas banda sonora tão tonta em comum, hem? :)

    S*.
    Drusi é uma princesa. Adorável e meiga, e com os caprichos inerentes aos gatos.

    ResponderEliminar
  6. David,
    Ela nem mia, só tenta enfiar o narizinho de princesa no que eu estiver a comer. E atum é outro bom exemplo, apesar de ser raro cá em casa.

    AEnima,
    Manteiga também! E faço a mesma coisa, dou a tampa do iogurte a lamber. Não precisas de dizer mais, sei como é grande essa saudade. A perda de Messy vai em três anos e não dóis menos.

    ResponderEliminar
  7. Teresa, exactamente. Gato que é gato, é mimado. Por isso é que na Loja do Gato preto os funcionários usam uma bata que diz:

    “Dogs have Owners, Cats have Staff”.

    ResponderEliminar
  8. S*
    Essa frase é sábia.
    Se queres rir um bocado, espreita um filme feito com a minha muito saudosa Messy em pleno exercício da sua teimosia. :)

    http://gotaderantanplan.blogspot.com/2008/05/messy-on-hot-tin-roof.html

    O resto da história está no post seguinte.

    ResponderEliminar
  9. Já me sinto menos só. Sua Alteza Felina é menos insistente, mas gosta muito de cheirar o que comemos. É louca por fiambre e camarão, e por causa de mate lhe dar pedacinhos cada vez que o ouve a abrir o frigorífico vai a correr e planta-se aos pés dele. E se nos ouve abrir uma embalagem de plástico (igual às do fiambre), lá vai ela a trote. Mate já não lhe dá fiambre, depois de um ralhete da doutora vet (os meus ralhetes não tiveram o mesmo efeito). Doutora também nos proibiu de lhe dar o petisco semanal, uma postinha de pescada cozida, disse que era muito forte para o fígado da bichana. Já atum, também gosta, mas só o embalado em água, o de óleo nem toca nem tenta.

    ResponderEliminar
  10. tal&qual a minha Matilde. Não ligava nenhuma à minha comida, excepto ao fiambre e ao iogurte.
    com o iogurte a cena era igualinha ao que descreves por maiores que fossem as cautelas a abrir o frigorífico, tirar o iogurte a abri-lo muito suavemente a bicha ouvia sempre à distância e vinha a miar qual gata esganada de fome acabadinha de atravessar o saara algumas 3 vezes :p

    ResponderEliminar
  11. Com Nádia era só mexer numa embalagem de batatas fritas ou bolachas e lá vinha a bola de pelo inscrustar-se. E se não lhe desse rápido partia para o self service. Muitas patadinhas de estímulo levaram os meus dedos...

    Olha que bela ideia ter vindo ao teu bilog agora: são quase cinco e não tarda estou a galopar daqui para fora para a minha (muito modesta)Ponderosa. tatagada dagada da, dagadadgaaa...
    (desculpai a minha pobre imitação do banjo, é a emoção que me tolhe os dedos. A emoção... e a minha absoluta insanidade de hoje)
    beijos

    ResponderEliminar
  12. O Diniz é igual. Parece que passa fome. Mas mete mais a pata que o nariz. E é pior se cedermos, porque aí é que não temos mesmo sossego.

    ResponderEliminar
  13. Ao pé de Drusi o Bijagó até parece um anjinho. O que é difícil...

    ResponderEliminar
  14. Onde é que eu já vi esse filme??? Tal e qual e, não falo do Bonanza!
    O petit Manuel é louco por iogurte e a Lira Maria chega a vasculhar o saco das compras para encontrar o fiambre fresquinho... ;)

    ResponderEliminar