terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cinco anos


Cinco anos de A Gota de Ran Tan Plan. Muitas vezes me perguntaram o porquê do nome, e nem eu mesma estou cem por cento segura. Só conhecia um blogue, o da minha amiga Carla, e era do Sapo. Naturalmente, foi por aí que comecei. Achei as explicações confusas, o processo pouco lógico, tinha de haver coisa mais simples! O primeiro resultado para a pesquisa que fiz, qualquer coisa como «how to create a blog», pôs-me no caminho do Blogger. Muito mais simples, muito mais fácil, muito mais inteligível. E foi logo na primeira etapa que surgiu a questão do nome, sem o qual não podia avançar. Não que fosse importante, porque não tencionava dar continuidade a isto, queria apenas familiarizar-me com as rotinas para poder criar o blogue do Liceu — esse sim era o meu objectivo. Nome? Que nome? Que havia eu de chamar a isto?

Deve ter sido então que me lembrei de uma conversa com o Vítor, na véspera ou dois dias antes, ao telefone. Relembrávamos um ao outro velhas piadas dos livros de Lucky Luke, que veneramos. Os irmãos Dalton e Ran Tan Plan sempre estiveram entre as nossas personagens favoritas, sempre delirámos com a incrível estupidez do cão mais obtuso a Leste e a Oeste do Oeste. E ríamos, a lembrar a eterna gota de baba a cair. Ah! Aquela gota! A gota de Ran Tan Plan! «Olha, está aí um belo título para um livro! A Gota de Ran Tan Plan!», acrescentei eu. O Vítor concordou, se bem que nenhum de nós pudesse ter qualquer ideia quanto ao conteúdo de tal coisa. Como sempre, ríamos pelo prazer de rir, na nossa costumeira galhofa de disparate puro.

E pronto, a minha experiência teria como título A Gota de Ran Tan Plan. Nada surpreendentemente, o nome estava disponível. Uns cinco minutos depois (dez, vá lá), escrevi a primeira entrada. E o trabalho que me deu pôr aquele retrato de minha saudosa Messy? O Blogger era então muito mais rudimentar, a aplicaçãozinha para inserir fotografias lá estava, mas por mais que a assinalasse nada acontecia. Toca de ir à ajuda. Sugeriam-me que carregasse fotografias através do Picasa. Obedientemente, instalei o Picasa e a coisa funcionou.

Nos primeiros seis meses escrevi muito pouco, um total de 18 posts — há quem escreva mais num único dia. Até o Nuno (outra saudade), uma das três únicas pessoas que tiveram conhecimento do blogue, chegou a enviar-me um e-mail a refilar, lembrando-me que a ideia de ter um blogue passava pela sua actualização regular. Dedicava todo o meu tempo livre ao blogue do Liceu, então uma animação pegada. Depois, aos poucos, comecei a vir mais aqui, a conhecer outros blogues, a interagir com os seus autores. Et voilà!

Com mais ou menos regularidade, vou escrevendo, e não tenho qualquer intenção de parar. Fiz amizades na blogosfera. Algumas, poucas, claro, tornaram-se mesmo grandes amizades. O saldo é francamente positivo. O meu muito obrigada aos que me lêem. Um blogue aberto ao público sem admitir comentários é coisa que para mim não faz grande sentido, quantas grandes conversas já tive em caixas de comentários! A única excepção, que me lembre, é a Bad Girl, mas percebo as razões que a levaram a encerrar os comentários, farta de receber coisas idiotas ou insultuosas. Como, nestes cinco anos, não tive grandes razões de queixa nessa matéria, os comentários continuam, e sem moderação. Aboli apenas os anónimos, e nem sequer foi há muito tempo.

Obrigada a todos, uma vez mais.

27 comentários:

  1. E muitos parabéns, que cinco anos já é uma grande idade para um blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Cinco anos já fazem de mim uma veterana, não é?
    E o teu foi dos primeiros blogues que comecei a ler.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Teresa! E viva o Gota!
    Como fã de nonsense que sou, só o nome do blog me faz revirar os olhos de prazer! LOL.
    Obrigada por tanta coisa interessante que nos mostra aqui e boa continuação.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Marta!
    Obrigada, Clara!

    Confesso que também adoro o nome, de tão tonto que é.

    Beijinhos e obrigada. :)))

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, apesar de ainda ser novita por estes lado, gosto de ler o que escreves.
    beijinhos:)

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns Teresa e Gota!

    Venham outros cinco, sempre com boa disposição.

    (Finalmente, está desfeito o mistério da gota!)

    ResponderEliminar
  7. São 5 anos de uma escrita com muita qualidade e com conteúdos particularmente interessantes. Parabéns Teresa! Eu espero poder continuar a ler por muitos 5 anos :)

    Já agora, não és tu que não suportas o Chanel 5 ? ;)

    ResponderEliminar
  8. Alexandra,
    Obrigada. Por acaso, a música que queria pôr aqui hoje era precisamente Venham Mais Cinco, mas o enervante site em que a alojo está em baixo.

    Quanto ao mistério da Gota... a montanha pariu um rato, hem? :)))

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada, Me! :))))
    E é verdade, é um perfume que não suporto mesmo, nunca suportei. Mas a imagem era tão bonita que não resisti. E acabas de me dar uma ideia para um post, outro obrigada.

    Estás uma grávida linda, radiante e radiosa. Já escolheram o nome?

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresa!
    Parabéns pelo aniversário do blog. Sou mais uma leitora a quem o nome "Gota de Ran Tan Plan" sempre suscitou curiosidade! Depois do mistério desvendado é ainda mais interessante!!!! Perfeito :)
    Ultimamente não tenho lido muitos posts mas de todos os blogs que segui em tempos este é sem dúvida um dos mais interessantes. Por isso... "venham mais cinco"
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada :)

    Já escolhemos sim! Começa por M e é só o nome mais escolhido em Portugal (e por esse mundo fora)!

    Está visto que a originalidade no nome da filha é coisa que não nos assiste :)

    Fico a aguardar esse novo post então!

    (sou sincera, gosto particularmente do Chanel 5, mas acho que está muitooo relacionado com o facto de desde muito cedo ser o perfume que o meu padrinho me oferece - os franceses têm a mania que só os perfumes deles é que são dignos de tal designação, hehehe)

    Beijoca

    ResponderEliminar
  12. Muito parabéns, e que venham outros tantos :)

    O nome é muito bem achado, que é, mas vou ter de lançar um balde de água fria: não é gota, é pingo; pingo do nariz. O pobre Ran Tan Plan sofre de rinite alérgica, como eu. E aí terminam as nossas parecenças (assunto sujeito a debate, mas adiante).

    Beijinhos e mais parabéns ;)

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns e obrigada pela perseverança em manter o Gota :)
    Nestes tempos em que a nossa atenção on-line tende a dispersar-se em tantas direcções sabe bem fruir um blogue com boa música, bons textos e boas sugestões.

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns, Teresa! E venham mais cinco!
    Beijinhos.
    P.S. Também já me tinha interrogado acerca do nome do blog. Obrigada pela explicação.

    ResponderEliminar
  15. Teresa,
    Apesar de ter deixado de comentar, continuo a vir, continuamente, a este seu cantinho, que muitas e boas horas de prazer me tem proporcionado.

    Muitos Parabéns!

    E sim, venham mais cinco e muitos outros cinco. Estarei por aqui, continuando a lê-la.
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Então parabéns infernais. ]:-D

    E estou com a/o Izzie, não é gota, é pingo do nariz. (não tínhamos já falado sobre isto?)

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  17. Sou leitora habitual do blog mas nunca comentei. Adoro o blog. Escreve com mestria. É um prazer ler cada frase, cada linha.
    E venham mais 5.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Nunca esquecerei que, quando criei o meu blogue (by fÚtil) há apenas dois anos, foi a Teresa a única pessoa que me ofereceu ajuda, na caixa de comentários. Já eu era seguidora da Gota... e também adoro o Ran Tan Plan com aquele pingo suspenso no nariz!
    Escolheu muito bem a imagem para os 5 anos, embora eu até prefira o Chanel 19...
    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Parabens T, pela perseveranca. O meu ate e' mais velho mas completamente abandonado ha' anos (nao tenho coragem de o fechar pq acompanhou-me numa fase importante da vida) Mas 5 anos de dedicacao constante e' de louvar :)

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, Teresa. Chego atrasada, como de costume, mas com vontade de continuar a ler o Gota por muito tempo. Bj.

    ResponderEliminar
  21. E a pena que eu tenho, deste Blog ter achado o SAPO muito complicado :)

    ResponderEliminar