domingo, 15 de maio de 2011

Há males que vêm por bem

Se não fosse o meu tremendo disparate de atribuir a Platão o perdido livro sobre o riso de que fala Umberto Eco em O Nome da Rosa (ver aqui), ter-se ia perdido uma troca de comentários de antologia.

A Cristina Torrão alertou-me, e muito bem, para a minha asneira. 


Em condições normais, a seguir a agradecer o aviso, eu teria ido a correr corrigir. Aristóteles, claro! Aristóteles! Qual Platão, qual quê?! Onde teria eu a cabeça?

Só que, corrigindo, deixaria de fazer sentido a deliciosa e subtil troca de comentários com a Pólo Norte:




8 comentários:

  1. "É bem feita porque o cão tem a mania que é espertalhão"

    (O cão bem que quis repor a verdade mas a gata e a ursa preferem o erro descarado que deu lugar a comentários substis e bem dispostos)

    ResponderEliminar
  2. É só bicharada, fica tudo em família! :)

    É a segunda vez que não corrijo um erro, e deliberadamente. A primeira foi na revisão da obra completa de Florbela Espanca para a edição comemorativa da Bertrand no centenário do seu nascimento. A última palavra de um soneto tinha um erro de ortografia (estava mal acentuada). Se corrigisse lixava a rima. Reunião de emergência com o editor, que concordou comigo. Mantínhamos o erro, a poesia falava mais alto.

    ResponderEliminar
  3. Bem, na interessante troca de comentários, a Teresa falou no mestre de Platão, que é bem capaz de ter sido Aristóteles. Ou foi ao contrário?

    Enfim, "fica tudo em família". Logo que não meta o Sócrates ;)

    ResponderEliminar
  4. Teresamiga

    Platão, Aristóteles, Passos Coelho? Em que liga jogam? Na Sagres-TMN não conheço nenhum com tais nomes.

    Quanto ao Mestre do PC: será o Mou? Ou será o Prof Silva de Belém. Ou, será ele, para além do mestre, o mentor do jovem?

    Chego aqui, nestas voltas blogosféricas e, sinceramente, gosto. Gosto das ideias, gosto dos comentários, gosto das respostas, gosto da ironia - e gosto do grafismo. Muitos parabéns. Palavra que vou voltar - sempre que possa, como compreenderás...

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    E que tal um saltinho à Travessa? Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Já agora vou dar uma de Mestre dos Mestres, nós também Somos Humberto por parte do Tio Madeira...Mas somos Umberto por parte da Tia Maria Nome da Rosa...ou não somos?

    ResponderEliminar
  6. Caro Henrique,

    Tratemo-nos pois por tu. Bem-vindo a esta casa, que é também a tua casa.

    Agradeço as palavras amáveis e sim, já espreitei a Travessa. Um jornalista da velha escola, quantas histórias suculentas deve haver para contar!

    Maliciosamente, sugiro a consulta de uma etiqueta aqui do blogue, "A Patada" - depois perceberás porquê.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Abel,

    Confirmo. O nome do escritor não leva H. :))

    ResponderEliminar