sábado, 14 de maio de 2011

A fama e o proveito

Parece haver por aí quem ache que eu plagio ou, pelo menos, quem queira insinuá-lo. A história, que já me traz pelos cabelos, surgiu aqui, na caixa de comentários da Pipi das Meias Altas. Não é uma história bonita, e não me sinto minimamente compelida a assegurar que nunca plagiei nem plagiaria. Para quem me conhece e para quem, sem me conhecer, conhece o meu blogue, a ideia é tão esdrúxula que só merece uma sonora gargalhada. O pior é que na enxurrada, quando anónimas desataram a disparar às cegas, à esquerda e à direita, com cortinas de fumo que não iludem ninguém, outros nomes vieram a lume, com o mesmo vergonhoso estigma de plágio, sempre do mesmo blogue (cujas temáticas, interesses e registo não poderiam estar mais distantes dos nossos — no judgement —, é como aquela comparação boçal, mas muito cómica, entre a feira de Borba e uma certa parte anatómica): nem mais nem menos do que a Alexandra e... a Luna.

A Luna (logo ela, a mais conhecida vítima de sucessivos plágios na blogosfera, o mais tenebroso de todos é referido aqui e ainda deve estar fresco na memória de muito boa gente) resolveu brincar com o assunto  se não podes vencê-los, junta-te a eles. Eu, que da fama de plagiadora parece que também já não me livro, mais vale que tenha também o proveito. Sigo-lhe o exemplo e plagio também. E plagio a Luna, to come full circle. Com bicicletas, pois claro, já que são a sua imagem de marca. Mas bicicletas cá à minha moda, com os meus adorados Beatles, e espero sinceramente que esta fotografia nunca tenha aparecido entre as centenas de fotografias de bicicletas que ela tem publicado desde que foi viver para a Holanda, ou estou mesmo tramada.

A banda sonora? Devia ser dos Beatles, mas eles só escreveram um Drive My Car, nunca um Ride My Bike, que agora me daria um jeitão. Podia pôr o tema dos Queen, mas acontece que é das poucas músicas deles que acho francamente más. Podia pôr também o canastríssimo Les Bicyclettes de Belsize de Engelbert Humperdinck (não confundir com o compositor de Hänsel und Gretel). Em vez disso, prefiro a grande gargalhada que é esta private joke com a Luna: Class, do meu tão amado Chicago — acho que consegui passar-lhe o bichinho, que ela viu-o em Nova Iorque e ficou rendida.

23 comentários:

  1. Também fui impiedosamente plagiada, nada mais nada menos do que pela Nestlé.

    Ainda estou à espera do final do processo para ficar rica, digo ressarcida.

    Depois, não sei se faço como a Polo Norte ameaçou e compro a blogosfera ou se compro esta ilha.

    A escolha está difícil mas ainda tenho mais uns dias para fazê-la.

    ResponderEliminar
  2. Teresa,

    o que se me oferece, já foi dito por e-mail (não sei como colocar em itálico), e também na caixa de comentários do Pipi das Meias Altas.

    Repito aqui, de forma absolutamente livre, até porque não a conheço de parte alguma, que não este seu blogue: leia-se o que aqui se escreve. Linhas e entrelinhas. E está tudo dito. Sobre quem, e como é, a autora, e, por consequência, o quão ultrajantes são as acusações que lhe são feitas.

    De resto, renovados votos de bom fim-de-semana. Tão rodeada e concentrada, quanto seja possível, de e em pessoas e situações de valência positiva.

    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Exmª Sra. DONA TERESA

    Venho por este meio protestar por mais um "pelágio", atão agora é "VEETLES" e anda a copiar o BLogue Beatles Forever! isso não se faz, é feio "palagiar" os "Viiteles", que não se repita, ó sua "Plingiadora" obsessiva traço compulsiva.

    Ó Melher plagia-me 3 Gins Tónicos que estou precisado...

    ResponderEliminar
  4. Queria dizer que, apesar de esta foto não estar nos meus arquivos, e nunca a ter visto antes, só o facto de postares uma foto tirada da internet que contém bicicletas é plágio pré-datado. Mai nada!

    ResponderEliminar
  5. Alexandra,
    Enquanto pesas a decisão, só te peço duas coisas:

    1. Caso compres a blogosfera, não me apagues o blogue, por favor. Não é grande coisa, mas é meu, já tem uns anos, e gosto dele.

    2. Se optares pela compra da ilha, fico à espera de convite. Que deverá abranger Agripina e Drusilla, obviamente.

    CAL,
    Não tenho palavras para os seus sucessivos testemunhos de solidariedade. Na verdade, vê em mim uma pessoa bem melhor e mais nobre do que sou. Mas seria incapaz de um plágio, isso é certo. E as minhas pessoas são de grande qualidade. E também nem todas conheço frente a frente.

    ResponderEliminar
  6. Meu querido Abel,
    Não vou plagiar-te três gins tónicos agora, repara nas horas, são sete da manhã!

    Quanto ao plágio da fotografia dos nossos meninos, nem o facto de ser co-autora do Beatles Forever! me desculpa? Damn!

    Luna,
    Cá para mim isso não passa de má vontade por eu ter música no blogue. Mesmo que até gostes dela, como é o caso.
    E sou tão generosa que até te autorizo a publicares esta fotografia dos Beatles que não é minha, à qual nem eu nem o Abel temos quaisquer direitos, no teu blogue. How cool is that?
    Plágio por plágio, agora da fama já não nos livramos, let's relax and enjoy. :)

    ResponderEliminar
  7. Teresa: eu cá não sei nada disto, que nem leio o outro blog,mas não tenho dúvidas nenhumas que não copiou nada de ninguém e só espero que isto não tire o ânimo à escrita. Este é um espaço pelo qual tenho muito carinho,um blog que leio não só por entretenimento mas também porque me ensina muitas coisas e fala de outras que já cpnheço mas não posso discutir com gente da minha idade (espero que isto não soe demasiado pretensioso,mas é verdade, por exemplo quase ninguém conhece Peter, Paul and Mary, que referiu ali em baixo). Enfim,um blog que seria capaz de mostrar ao meu pai, se ele algum dia tivesse interesse na internet, e esse é o maior elogio que lhe posso dar.

    ResponderEliminar
  8. andei a viajar por entre as acusações e contra-acusações de plágio que referia e fiquei verdadeiramente enojado com essa repugnante esfera da blogosfera. e são burras e incultas porque não sabem distinguir um plágio de uma citação. sabe qual me parece que é o problema? dor de cotovelo. deixe-as estar, essa raiva contra si é prova da sua qualidade.

    ResponderEliminar
  9. Navajovsky,

    Assim descubro leitores que nem sabia ter! :)
    Obrigada pela solidariedade e pelas palavras carinhosas.
    Nem me fale em Peter, Paul & Mary, há tanto que ando para escrever sobre eles! Decididamente, um dos grandes amores da minha vida.
    Um beijo e volte sempre.

    ResponderEliminar
  10. José,

    Nem imagina como lamento que alguém que ainda há pouco escreveu sobre Ruskin tenha andado a patinhar neste lodaçal (a nunca escrita comédia do Ega, lembra-se? - temos de rir).

    Um beijo e obrigada, muito obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Teresamiga

    Reincido. Para quem como eu ganhou a sua vida a escrever, tão honesta, frontal e verdadeiramente quanto me foi possível, estas estórias de alegados plágios têm muito que se lhe diga.

    Nunca me acusaram de o ter feito - e nunca o fiz - mas chateiam. Sobretudo, como creio que é o teu caso, não se dedicam a tais práticas.

    Para uma tal acusação é preciso ter provas; deontologicamente é assim. Juridicamente, também. O contrário é uma acusação desleal e torpe.

    E os que se acobardam e escondem sob o anonimato são, se possível, piores. as mais das vezes não existem e outras são... encomendados. Falando português ainda que por sigla: uns bons fdp.

    Estou, portanto e naturalmente, contigo. Os cães ladram e a caravana passa

    Qjs

    ResponderEliminar
  12. Mac,

    Sei que se fazem e têm feito muitas coisas deploráveis blogosfera fora. Acusarem-me a mim de plágio é que não admito, mais ainda quando é para criar uma cortina de fumo e para distrair as atenções de quem já tem uma firme reputação de plagiadora ou, pelo menos, de se inspirar com insólita frequência no que se escreve noutros blogues.

    Lamento ter de lhe dizer isto, mas eu, que via o seu blogue recentemente no GR, sem nunca o abrir, e sempre na diagonal, passei a observá-lo com olhos mesmo muito atentos desde que alguém me acusou de a plagiar (somos tão parecidas e temos interesses tão próximos, não é?).

    Pode parecer-lhe boa ideia alterar manualmente a hora de publicação de um post, fazendo parecer que é anterior à de outro blogue (que passa a ser, em caso de necessidade e de lhe surgir mais uma acusação, o plagiador). O pior é que o GR regista a hora real de publicação dos dois blogues. E eu tive o cuidado de fazer print screen. Que está guardado a bom recato e será usado em caso de necessidade.

    Respondo-lhe aqui e não no sítio da polémica porque o meu blogue é muito menos lido. Espero que saiba ler o recado e que não voltem a materializar-se acusações de plágio à minha pessoa.

    ResponderEliminar
  13. Caro Henrique,

    Caso não tenhas seguido o link que deixei no corpo deste post, onde estão todas as acusações, suponho que o comentário que deixei acima será suficientemente esclarecedor.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14.  
    Teresa,
     
    Nunca a acusei de plágio, sabe-o bem, pelo menos espero que saiba, assim como a outras pessoas. Sempre disse e escrevi-o ali em cima, que se a base das tais acusações são fotografias, esse é um argumento tosco, porque a maior parte das fotos que ponho no blog não são minhas, vou busca-las à net. Quanto às horas dos meus posts, se reparar são sempre certas, porque são quase sempre agendados, salvo algumas exceções. E lamento Teresa que se baseie na tal fidelidade do GR para me fazer tal acusação, por acaso fui ver a que horas o GR pôs o meu último post (16.55) e a hora a que ele saiu (16.00), o penúltimo às 14.45, aparece no GR às 15.53 e temos um desfasamento de quase uma hora. Também fiz print screens. Peço-lhe que verifique, assim como todos, como calculará, espero, não andei a modificar um blog inteiro.
     
    Não pretendo continuar a alimentar esta polémica, o que para mim era importante, desfazer as tais acusações a si, à Luna, Alexandra e Miss G., está feito, penso eu.
     

     

    ResponderEliminar
  15. Mac,

    Foi muito habilidoso da sua parte ir antecipar coisa de uma hora todos os posts de hoje (até o pobre GR já está baralhado e está a tentar ajustar-se aos seus malabarismos) para tornar credível esse suposto desfasamento. Os de ontem e anteriores já não precisava de alterar, porque o GR diz apenas "1 day ago", "2 days ago", sem menção de hora.

    Não teve em conta três coisas:

    1. Que eu possa ter feito print screen das horas de publicação iniciais e respectiva comparação com o GR;

    2. Que leio mais blogues do Sapo, e que também esses fui verificar. Não encontrei em nenhum desfasamentos superiores a quatro minutos entre a hora de publicação e a sua entrada no GR;

    3. E amanhã, como vai ser? O GR vai redimir-se milagrosamente dos indecentes atrasos única e exclusivamente dedicados ao seu blogue e vai voltar a publicar a horas?

    Julgo que isto demonstra sobejamente uma série de coisas que nem vou dar-me ao trabalho de escrever.

    Fiquemos por aqui. Não posso dizer que tenha sido um prazer conversar consigo.

    ResponderEliminar
  16. Teresa,
     
    A sua acusação é muito grave. Não tenho como provar o contrário, a não ser as pessoas que me leram às horas a que saíram os posts e se isto se verifica com o meu blog, com certeza que se vai continuar a verificar. Talvez não acredite, mas tenho mais o que fazer do que andar a modificar horas de posts, isso é doentio e a minha paciência com o seu delírio de perseguição chegou ao limite. Viva bem.

    ResponderEliminar
  17. Mac,

    Já eu, curiosamente, tenho as provas. Não é estranho?

    Delírio de perseguição?
    Volte à terra, desça lá do reino dos produtos para o cabelo e dos vernizes, eu fui acusada de plagiar o seu blogue. Logo o seu blogue... (interprete as reticências como melhor lhe aprouver). Legítima defesa, nada mais do que isso.

    A sua acérrima defensora supostamente chamada Paula fez-lhe um péssimo favor ao querer desviar de si as atenções atirando em cima de mim. Quem semeia ventos colhe tempestades, conhece o provérbio?

    ResponderEliminar
  18. Que provas, Teresa,as que anda a fabricar? Tenha juízo

    ResponderEliminar
  19. Esse seu comentário é de uma estultícia tão grande que nem merece resposta.
    Contudo, e como não admito grosserias em minha casa, qualquer outro que tenha o mau gosto de aqui deixar será apagado.

    ResponderEliminar
  20. Só quem não te conheça é que pode pensar que precisarias de plagiar quem quer que fosse para escreveres algo que todos adorariam ler. Sempre foste assim, eu confirmo! :) Adorável de ler e ouvir :)

    ResponderEliminar
  21. O teu problema, minha querida, é que me vês sempre com lentes desmedidamente cor-derosa. :)
    Mas numa coisa tens razão: seria incapaz de plagiar. Enoja-me.
    De que serve a escrita se não for para expressar coisas nossas?
    Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  22. A expiação necessária, mais de dois anos depois. Eu cá quando erro é mesmo em grande estilo, estendo-me ao comprido com todo o aparato. E é por isso que, tanto tempo depois, volto a comentar aqui, em jeito de conclusão. E com um renovado pedido de desculpa, tanto esta troca de comentários entre mim e a MAC me envergonha. Estive mal, estive tão mal, estando tão segura das minhas razões!

    Nem imaginam a trabalheira que me deu encontrar esta caixa de comentários, estamos a falar de um blogue com quase sete anos de existência. Mas o meu sentido de justiça impunha-me este esclarecimento.

    Muita água passou debaixo das pontes desde o último comentário aqui deixado. A MAC é pessoa que hoje muito respeito e por quem tenho grande afecto. Deixo só o último parágrafo de uma mensagem privada (hoje em dia escrevemos regularmente uma à outra) que lhe enviei no Facebook. O assunto era outro, mas já conhecem a minha capacidade de dispersão.

    «E quero também conhecê-la a si, de quem gosto cada vez mais. Muito se aprende com o passar do tempo, e hoje tenho vergonha de palavras que lhe escrevi na página de comentários do meu blogue e que só não apago porque servem de testemunho de quão errada se pode estar. Peço-lhe humildemente desculpa, mais uma vez. Sei que me perdoou, o seu mail foi o primeiro de centenas que recebi logo que contei que estava doente, não há prova mais inequívoca. Nunca esquecerei. E agora assobiemos para o lado e não se fala mais disto. »

    ResponderEliminar