sábado, 31 de julho de 2010

Deus me dê paciência!

A adaptação de Agri e Drusi só não continua na estaca zero porque, com mais propriedade, deve estar na estaca -10.

Tenho uma leoa feroz à solta em casa. E, mais recentemente, um penso no joelho direito. Agri está furibunda, e a zanga estende-se à minha (agora ferida) pessoa.

5 comentários:

  1. Que decepção. Mas deve ser porque afinal conheço mal esses processos de adopção animal.
    Coragem, Teresa, há-de conseguir.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que sim, Gi. Mas é tão complicado...

    Corta-me o coração, mas Drusi tem de continuar fechada na cozinha, tenho muito medo de que Agri possa fazer-lhe mal.

    ResponderEliminar
  3. Dá tempo ao tempo. Qd trouxe o meu 3º gato para casa, o outro gato parecia uma fúria: bufou, rosnou, atirou-se às pernas de toda a gente. Hj em dia até dormem juntos :)
    Vais ver q se adaptam, com calma
    *

    ResponderEliminar
  4. Querida Teresa,

    Perdoe a pretensão no comentário, mas acho que sei perfeitamente o que sente. No dia em que o Simão entrou em casa, a Bruma só não fez greve de fome porque é muito gulosa para tanto. Ainda assim, virava-me a cara e nos olhos dela só conseguia ver raiva. Procurei ler sobre o assunto, pedir ajuda a quem tinha mais que um gato, e a resposta foi sempre a mesma: Uma semana e fica tudo bem.
    Ora bem, uma semana teria sido o ideal mas em verdade se diga, estava mais para utopia. Foram três. Quando já estava a desesperar, pensando seriamente na hipótese de ter que dar o Simão a alguém, o milagre aconteceu. Agora andam sempre juntos, aos beijinhos e a ronronar.

    E em que foi que consistiu tal milagre? Apelei ao espírito lúdico que tanto um como o outro possuem. Peguei num cordel muito comprido, e pu-los a brincar, cada um com a sua ponta. Aos poucos fui aproximando as pontas. Depois de muitos fssssst e uma dose ciclópica de paciência, que nem eu sabia possuir, passaram a brincar com o cordel de forma mais ou menos amistosa. Ainda restava algum ressentimento, é certo, mas acabei por deixá-los sozinhos para aprenderem a defender-se sem mim. Resultou.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Sei que há muitos casos em que os gatos demoram tempo a adaptar-se. Pelo que tenho lido, é fundamental respeitar os tempos deles. O truque do brinquedo a meias parece bom. E as dicas que o tal site de que te falei dá também podem ajudar. Até porque organizam o processo de adaptação em etapas, o que nos ajuda a estruturar um pouco o processo e não nos deixa desanimar tão facilmente.

    Até parece que percebo muito disto, eu, que ando há mais de um ano para tentar aproximar uma gata mais-que-tímida do resto dos habitantes da casa... :(

    ResponderEliminar