segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pelágio vs. Plágio

A propósito do inacreditável plágio de que a Luna tem vindo a ser vítima nos últimos meses, com um método e uma perseverança repugnantes (vale a pena começar a ler por ali abaixo, está lá tudo, ou pelo menos tudo o que foi detectado), e que só na sexta-feira se descobriu, lembrei-me de uma velha história que ainda hoje me faz rir.

No Verão de 1991 eu estava de férias em Barcelona, com o M., que entretanto fazia anos. O pai dele tinha na véspera uma reunião em Madrid e meteu-se num avião para ir ter connosco. Calhava às mil maravilhas, aproveitava o fim-de-semana e passava o dia de anos com o filho.

Saímos para jantar e comemorar. Íamos na Diagonal quando o senhor, pessoa cultíssima, repara num hotel.

— Ahhhh! Hotel Covadonga! Isto faz-vos pensar em quê?

— Pelágio — respondo eu automaticamente.

— Plágio de quê? — pergunta o M., que ia a guiar, muito desconcertado.

A explosão de gargalhadas que se seguiu foi uma coisa indescritível. O M. é uma cabeça brilhante, mas nunca foi absolutamente nada versado em História. Tivemos de lhe explicar que a batalha de Covadonga, no século VIII, tinha marcado o início da Reconquista da Península Ibérica aos Árabes, e que o exército cristão era chefiado justamente por... Pelágio. Fomos a rir até ao restaurante, o M. já a fazer coro connosco.

6 comentários:

  1. lolol

    Deixa lá que eu devia fazer a mesma figura. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também faria a mesma figura, porque história também não é o meu forte.... :/// shame on me!

    ResponderEliminar
  3. Já agora... como é que aquele plágio foi detectado? Estou curiosa, porque realmente aquilo foi crime premeditado com requintes de malvadez!

    ResponderEliminar
  4. Estive a ver essa história do plágio. É extraordinária. Eu sei que há plágios na web, mas essa é duma malvadez! Em que ficou? A criatura saiu mesmo do Fb? Não voltará sob outro nic para continuar a proeza?

    Enfim, a minha solidariedade à Luna.

    ResponderEliminar
  5. Ahhhh voltamos às histórias giras! ]:-)
    Confesso que já não podia ver o post da Pipa!

    Houve desenvolvimentos no plágio à Luna? vou espreitar.

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Luna e PKB,
    Cada um é para o que nasce :) Eu cá adoro História, mas até tremo com as partículas da Luna.

    PKB e Gi,
    A história do plágio está arrumada, como penso que terão percebido hoje pelo Facebook. Graças a Deus.

    Diabba,
    Tu não digas mal da Pipa, que eu adoro-a. E ainda há pouco, ao voltar a casa, a encontrei. Com os resultados do costume. Trela de não sei quantos metros logo toda esticada, ela a passar o passo para trote só para se afastar de mim, não fosse eu fazer-lhe mal.

    Beijos!

    ResponderEliminar