segunda-feira, 17 de maio de 2010

Não é um sonho, é um objectivo

A diferença entre um e outro reside no facto de que ter um objectivo passa por ter um plano para o pôr em prática. Não se fica a sonhar que nos sai o Euromilhões. Arregaçam-se as mangas e vai-se à luta, que para a frente é que é o caminho.

A blogosfera tem de tudo, como a vida real, ou não fosse uma um espelho fiel da outra. Tem coisas boas, coisas menos boas e coisas francamente más. Curiosamente, estava hoje inclinada a escrever sobre as más, tinha algumas ideias alinhavadas na cabeça. Como sempre, a incurável optimista que há em mim, sempre o copo meio cheio, nunca meio vazio, saiu vencedora. Porque recebi uma mensagem a pedir para divulgar isto.

A autora deste blogue, digna descendente de Brites de Almeida e de Deuladeu Martins, é uma mulher de armas, e é uma mulher de quem me considero verdadeiramente amiga... mesmo sem nunca nos termos visto. São as estranhas coisas que a blogosfera proporciona. Já passámos muitas horas ao telefone, já deu provas inequívocas de confiança, de amizade e de grande qualidade humana, e nunca as esquecerei. A Maria — Made in Lisbon (vamos chamar-lhe assim) é, de todas as ligações que criei na blogosfera, uma das mais especiais. Especialíssima. Perco-me um bocadinho com todos os blogues que foi tendo sucessivamente, na sua permanente necessidade de escrever, atesto de mão pronta a estender-se para o fogo e sem medo de sair queimada a sua grandeza de alma e o seu valor.

A Maria tem agora um objectivo, que eu aplaudo: quer ir para Bruges, para o Colégio da Europa. A Maria é uma mulher de muito valor a quem tiro o meu chapéu, com duas licenciaturas, a segunda feita em condições duríssimas, enquanto trabalhava a tempo inteiro num sítio complicado, com um ambiente tramado e com horários impossíveis. Mas a Maria é obstinada e saiu vencedora. Tal como vai sair agora. Quer ir para Bruges e precisa de capital para começar lá uma vida nova. Como sempre, não se limita a fincar os cotovelos na secretária e a sonhar com isso. Nem vou comentar as renúncias dolorosas que devem estar por trás disto, a mulher de têmpera que ela é nada diz, conta apenas que vende todo o recheio da casa ao desbarato, todas as coisas que foi acumulando ao longo de anos (não muitos, que a pequena é novinha): móveis, electrodomésticos, porcelanas, livros, muitos livros, CD. Vamos a este blogue dela, vamos, pelo justo valor, levar a Maria a Bruges em grande estilo. Não é o que ela quer, ela quer apenas ir para Bruges. Eu é que SEI que ela merece ir em grande estilo. Ela e o S., já me ia esquecendo de dizer. Jamais a Maria iria para Bruges (ou para onde quer que fosse) sem o seu adorado S. Que é um gato lindo, como são todos os gatos. Que lhe dá cabo da paciência, como nos dão todos os gatos. E que ela adora. Claro.

5 comentários:

  1. So tenho a dizer que voce escreve mesmo bem. Parabens.

    ResponderEliminar
  2. Vou fazer o que estiver ao m/ alcance para permitir a alguém estudar naquela terra de conto de fadas!
    E espero que ela consiga porque, para já, mostra uma atitude de despojamento em relação aos bens materiais que é um exemplo a seguir (pelo menos a tentar seguir, digo eu!)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post, assim como gosto do blog da "Maria".
    Extraordinária.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo (ou Anónima),
    Muito obrigada, é muito simpático da sua parte dizer isso.

    Cláudia,
    Fiquei sem perceber se os dois comentários dão da mesma pessoa (nem sempre se tem paciência para fazer login).
    Já pus link directo para o blogue da Maria na barrra lateral, com destaque, logo abaixo da música. E sempre que ela fizer novo post ponho-o na minha página do Facebook. Ela é uma grande mulher!

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  5. Eu ía jurar que tinha comentado este post.

    E ía jurar que tinha deixado aqui bem claro todo o carinho e amizade que te tenho.

    :)

    ResponderEliminar