quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

The Good Die Young: François Cévert

25-02-1944 — 6-10-1973

Um príncipe, um deus grego. Só aqueles olhos imensos à Chico Buarque, mas em azul...

Dizem que era uma grande pessoa. Alegre, generoso, verdadeiramente amigo. E talentoso pianista, que a música foi o seu primeiro grande amor.

Foi quando a Ana reagiu com a sua própria memória pessoal à entrada anterior que percebi que pouca gente que aqui venha sabe quem ele foi.

François Cévert faria hoje, justamente hoje (tive um sobressalto quando vi a data de nascimento: há coincidências inquietantes, eu sei, por mais que uma certa escritora light diga que as coincidências não existem), 65 anos. François Cévert morreu a 6 de Outubro de 1973, com apenas 29 anos. Eu tinha 13... e tive muita pena.

François Cévert ficará para sempre novo e lindo na nossa memória. Miraculosamente intocado. Há pessoas assim, levadas demasiado cedo. Para a Antiguidade Grega eram os favoritos, os mais amados pelos deuses. Acredito que sim.

Uma homenagem:




E mais esta...



8 comentários:

  1. Bem ela pode dizer o que lhe apetecer. Que las hay, hay.

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    Esta fez-me impressão. Tenho a certeza de que há muito tempo (anos) não me lembrava dele. É que só me lembrei dele (e da beleza dele) por ter falado nos poucos atractivos do Schumacher. E descubro que faria anos hoje...

    ResponderEliminar
  3. teve o azar, dirão uns (ou a sorte, dirão outros) de ter apanhado como colega de equipa um dos melhores condutores de formula um de todos os tempos, o escocês jackie stewart.

    teve a sorte, dirão uns (ou o azar, dirão outros) de ter "apanhado" com o melhor carrinho de formula um que o início dos anos setenta viu.

    e bem sei que esta questão "técnica" te interessa muito pouco, mas julgo que andaste um tanto ou quanto distraída, nestes quase quarenta anos, no que respeita a moços bem apessoados da fórmula um.

    pronto, mas isto sou só eu a dizer, claro.

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me perfeitamente de Jackie Stewart, aliás torcia sempre por ele contra o Fittipaldi.

    E sim, lembro-me de mais uns quantos bem engraçados. James Hunt, Gerard Berger (que é casado com uma portuguesa), etc...

    ResponderEliminar
  5. Aconteceu aos teus 13 anos? Isso faz de ti alguem com mais 2 anos do que eu julgava que tinhas... hum... :D

    ResponderEliminar
  6. Sou muito nova (hihihihihi) para me lembrar do figurão.

    (saindo a saracotear a cauda)

    enxofre

    ResponderEliminar
  7. AEnima,
    Então é porque fizeste mal as contas, que eu nunca escondi a minha idade! LOL

    Diabba,
    Mas é que és mesmo! :)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Olá, meus patrícios!
    Aqui quem está a falar é Odney, de Manaus, Amazonas, Brasil.
    Fico feliz em saber que Cévert jamais será esquecido, mesmo após tanto tempo de sua morte... Nasci em 1984, 11 anos depois do fatídico fim-de-semana em Watkins Glen, mas graças à Internet pude conhecer um pouco mais da história desse lendário piloto; não só dele, mas de tantos outros que infelizmente não estão mais entre nós. Um abraço a todos os irmãos portugueses.

    ResponderEliminar