quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Isto sim... isto é frio!

Não posso deixar de sorrir quando vejo as queixas que vão por essa blogosfera fora por causa do frio que está.

Ora vejam as temperaturas médias máxima e mínima para o mês de Janeiro do quadro abaixo. E olhem que a cidade — a que tapei deliberadamente o nome — até é vista como tendo um clima ameno para a região...

Irei lá em Janeiro, sim. To come full circle.



7 comentários:

  1. A questao nao e' o valor absoluto de temperatura. A questao e'... como estao as casas e a vida social adquada 'a temperatura em que se vive?

    Nao me incomoda passar um inverno de temperaturas medias negativas numa cidade em que todas as casas tem aquecimento central, todos os edificios estao preparados para isso, e ate aquecimento na rua existe. O 'unico incomodo e' mesmo vestir um casacao de penas ate aos pes, por um chapeu fashion e umas luvas quentinhas quando vamos 'a rua. Ja me incomoda passar este (pouco) frio em Portugal, onde as casas tem lindos soalhos de madeira (mas pouco quentes), as janelas tem (por norma de seguranca) frinchas gigantes por onde passa uma corrente de ar desgracada, e o aquecimento central fica na ordem dos 500 euros mensais se a mantiver a 20 graus centigrados (que e' pouco, note-se!).

    Como em tudo, o valor absoluto das coisas nunca da uma perspectiva completa da realidade. Custaram-me menos os 15 graus negativos que apanhei em Chicado que os 5 positivos que tenho tido no Porto.

    ResponderEliminar
  2. Ó AEnima,

    E se a cidade e o frio a que a Teresa se refere for num país ainda com menos condições do que Portugal? É que há muitos sabes? Mesmo muitos. Poder-te-ia enumerar, de cabeça, uns 50. Muito provavelmente, a Teresa queria fazer os seus leitores reflectir sobre a patetice e a pequenez de quem se queixa do frio em Portugal por comparação com as agruras de -1 e -7 graus, por exemplo, na pobre Roménia e não na rica América. Passa lá uns tempinhos e depois vem-nos contar se sofreste mais com os 5 graus no Porto ou com os -7 em Bucareste. Haja paciência.

    ResponderEliminar
  3. deixem disso e venham cá apanhar um solinho comigo, ó pah.

    --------------

    A mim parece que a Teresinha tem é um destino bastante gélido a cumprir no início do ano que vem... O que me cheira a novas viagens e posts belíssimos ... ooba!

    ResponderEliminar
  4. Querida Anonima... Para a proxima que me quiser passar sermao, tenha a amabilidade de se identificar para podermos trocar galhardetes em pe de igualdade. Que tal lhe parece?

    Sei bem as dificuldades que passam os povos na Siberia e todos os locais pobres com o frio e nao so. Tambem nao me parece que o proposito da T seja tal reflexao tao aprofundada sobre as condicoes de vida dos desfavorecidos. Era acima de tudo, de um modo divertido, contar-nos que vai de ferias para um local REALMENTE frio.

    Felizmente, identifico-me bastante com as "futilidades" de viagens, presentes, idas ao teatro e ao cinema etc que o blog da T nos apresenta, e por isso o leio. Claro que nao sofro com 5 graus no Porto, assim como nao sofro de fome, nem de sede, nem de doencas, nem morro de calor com 30 graus. E' impressao minha, ou quando queremos dar enfase a algo costumamos exagerar?

    Se isso faz de mim um ser humano pouco consciente... venha conversar comigo... Eu costumo ter "paciencia" para elucidar espiritos menos conhecedores de outras realidades atrozes com que lido diariamente. Bem para alem do frio e da chuva.

    Fiquemos por aqui.

    Atenciosamente,

    ResponderEliminar