terça-feira, 28 de outubro de 2008

Post assim a atirar para o frívolo #1: Fort Lauderdale

Mas isto de frivolidades de vez em quando até sabe muito bem...

Fort Lauderdale (também conhecida como a Veneza Americana — estas designações são tão parvas!) é uma cidade toda em canais e a capital mundial dos iates. Parece que são mais de 42 mil, uma frioleira...

Como na esmagadora maioria das cidades americanas, tudo está maravilhosamente arrumado, organizado, limpo. O verde é omnipresente. Um amigo nosso, meu e do Vítor, que esteve a estudar na Parsons School de Nova Iorque, passou nessa época alguns fins-de-semana em Fort Lauderdale, onde chegou a ver buxos serem aparados com a ajuda de régua e esquadro!

Os canais são isto que vêem a seguir. Cada modesta casinha tem o seu ancoradouro privativo, numa sucessão interminável de barcos e barcos e ainda mais barcos. Passa-se ao canal seguinte e é igual. You've seen one... you've seen them all — ai, que blasée que eu estou hoje!

A singela moradia que vêem em baixo bateu todas as outras aos pontos. Para começar, era de esquina (do lado do canal), tendo, pelo que consegui ver, três barquitos ancorados.

E depois, à porta, tinha as três beldades que se seguem (e mais dois topos de gama recentes, além de outro que estava tapado e não consegui perceber o que era). Suponho que o pessoal tenha andado a lavá-los.

Grenat e preto, descapotável. Lindo que até doía. Rolls Royce, claro. De colecção, suponho que dos anos 40 ou 50, não percebo nada disto. Os meninos saberão melhor do que eu.

Idem. Pois...

Já começa a enervar, não é verdade? Outro Rolls de cortar o fôlego.

E pronto, eu e o Vítor fomos consolar-nos da deprimente ideia de sermos uns pelintras sem remédio voltando para Miami e indo jantar ao fabuloso Cafe Sambal, do Mandarin Oriental. A vista gloriosa e feérica sobre Biscayne Bay e a baixa da cidade (que a minha máquina, tão pindérica como a dona, não consegue captar) fez-nos sentir milionários. É que até nisso o Vítor é genial a organizar viagens: ficamos sempre com a melhor mesa. Tirando em Nova Iorque, curiosamente também no Mandarin Oriental. Mas isso, como diria o meu amigo Rudyard Kipling, é outra história...

Gostaste, Mad? A Florida começa a parecer-te mais apetecível?

19 comentários:

  1. Não chega aos pés de Aveiro, a Veneza de Portugal...

    :p

    ResponderEliminar
  2. Bolas! Que foi que aconteceu ao cesto dos papéis? Queria apagar a minha primeira resposta, que tinha uma gralha... e o cesto sumiu-se!!!

    ResponderEliminar
  3. LOL! Lembrei-me exactamente do mesmo. Conheço mal, mas tem óptimos exemplares de arquitectura arte nova, que eu adoro. Dá dó ver no que a Av. da República se está a transformar...

    ResponderEliminar
  4. Ò Teresa, vou-me chatear consigo: então e nós, por sermos homens, não podemos ser frívolos? Aliás, penso que o direito à frivolidade está consagrado na constituição... ;)

    ResponderEliminar
  5. Pedro,
    Como eu nunca fui a Aveiro (vá, isso, desanquem-me!) fiquei seem saber de qual das duas fala, se da cidade da ria se de Fort Lauderdale. :) Art Nouveau...? MIAMI!!!

    ResponderEliminar
  6. P.S. A frivolidade, pois... Espere pelo próximo post...

    Agora vou dormir, estou morta!

    ResponderEliminar
  7. Frivolo, tvz, mas quem não gostava de ter uma vidinha assim?

    :o)))***

    ResponderEliminar
  8. Deve ser um sinal de Deus, está um Bentley liiiiiiindo estacionado à porta do trabalho.

    Mas o que eu gosto mais em Aveiro são os ovos moles!

    Já sobre a Av. da Liberdade, cada país tem as cidades que merece! (Exceptuando Ponte de Sor, Manhattan de Portugal)

    ResponderEliminar
  9. Eh eh eh...

    Ainda não é desta que me convences. Parece que já me estou a ver com o meu Bartolomeu, todo feito à mão e de madeira, a riscar a fibra de vidro envernizada dos barcalhões chiques estacionados tão direitinhos.

    Parece-me bonito, isso parece. Gosto de palmeiras naturalmente tortas, de ancoradouros velhos (ou inexistentes), de baías escondidas e desertas, de sítios onde possa andar com pouca roupa (ou nenhuma).

    Resumindo, sou uma rústica.

    ResponderEliminar
  10. Já os carros são a minha fraqueza. Parecem-me mais dos anos 30, mas a a Bentley continuou a produzir os Phantom iguaizinhos por mais umas décadas, por isso não sei.

    ResponderEliminar
  11. Eu também só fui uma vez - a Aveiro, entenda-se. Mas parece que vale a pena. Mais não seja para enfardar ovos moles. Ficamos à espera do post (e este plural não é o de humildade :))
    E embora não perceba nada de carros, concordo com a Mad, eu atirava mais para os anos 30; tenho ideia que as linhas dos fabricados nos anos 40 eram mais recebondas.

    ResponderEliminar
  12. De facto há pessoas que vivem com muita dificuldade...tenho muita pena dos pobres cidadãos desse recanto de Fort LAuderdale. Palavra que tenho!
    ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Vim via o Juro-que-tenho-...., vim pelo nome, porque vai-se a ver sempre gostei da genuína estupidez do RanTanPlan. Deixar que fitas e cenas nos agitem os sentidos é a única forma de os ver. Miami não me encanta, já o blog tem tiques de o fazer.

    ResponderEliminar
  14. Olha...

    Depois de ler o post e os comentários... tenho a dizer que há poucos lugares que troco pelos tais ovos moles.....hummmm...
    deu-me água à boca... Manda-me uns David... que agora já não durmo antes de provar uns dois outra vez... (será que estou grávida???)

    ResponderEliminar
  15. Bem, Cora, se estiver, eu também. E rico de certeza (ganha-se por entrar no Guiness, não é?)

    ResponderEliminar
  16. Ovos moles não digo, que ficam fora de caminho, mas umas boleimas :)

    ResponderEliminar