sábado, 17 de novembro de 2007

It's time

Os últimos três anos da minha vida foram complicados, muito complicados. Só recentemente comecei a emergir aos poucos de um longo período de trevas, em que me fechei num casulo no qual muito poucos penetravam. Das minhas visitas regulares aqui, ninguém sabe isso melhor do que a AEnima (aka Cangalheira Emigra, aka Seproftora), com quem mantive longas conversas noite fora no msn. «And the darkest hour is just before dawn», como cantavam os meus adorados Mamas & Papas e eu me esforçava por lhe lembrar, quando o desânimo quase nos vencia - é que eu sou uma optimista incurável. E não é que tinha razão? E para as duas?

Ainda há muito a estruturar e a reorganizar na minha vida, mas já me sinto capaz de fazer planos outra vez. E NY acena-me, canta-me o seu eterno e irresistível canto de sereia. Tenho tanta saudade de NY que chega a doer nos ossos. Não é uma imagem poética, é uma realidade. Tenho saudades de tudo. Da sensação electrizante e de absoluta euforia do mero andar pelas ruas, das coisas miudinhas como ir comer uma sanduíche de pastrami e o melhor cheesecake do mundo ao Carnegie Deli, esquina da Sétima com a Rua 54, de entrar num Starbucks e trazer um café (tall, latte, hazelnut flavoured) que vou depois bebendo rua fora, de subir ao alto do nosso menino (meu e do Victor, o Empire State Building) e de ver a noite descer sobre a cidade, John Barry e o seu maravilhoso tema de Out of Africa nos ouvidos - «a glimpse of the world through the eyes of God

Está decidido. Na Primavera volto. Com o Victor, claro. Ainda nem o consultei e já sei que vamos: com o ele o verbo é sempre ir.

Aproveito também para vos contar que ontem, pela primeira vez em mais de um ano deste cantinho, o Victor deixou aqui um comentário. Foi preciso eu pôr aqui uma coisa verdadeiramente rasca para ele me dar a honra de comentar, a minha gratidão para com o Pedro não faz senão crescer...

Pequeno apontamento cómico: o Vítor (tenho de me habituar) foi toda a vida... Victor. O nome não será um primor de gosto, calhou-lhe em sorte por causa do padrinho, um senhor muito importante e conhecido que era o melhor amigo do pai. Os três irmãos do Victor-agora-Vítor têm nomes muito bonitos, por escolha directa dos pais: Francisco, Miguel e Ana Margarida.

Ora há três anos o Victor (que ainda o era) teve de renovar o passaporte e... deram-lhe nova identidade. Passou a ser Vítor. Nem imaginam o que eu ri da última vez que fomos aos Estados Unidos com as trombas da hospedeira! É que, antes de aterrar, todo o cidadão não americano tem de preencher um papelinho verde a querer saber tudo e mais alguma coisa: motivo da viagem, onde se vai ficar, quanto tempo... uma chatice. E o Vítor enganava-se sempre, escrevia sempre Victor, e tinha de pedir novo papel... E isto por quatro vezes...

Tal como eu, a primeira reacção dele à Mudança foi de repúdio. Depois, tal como também eu faço sempre, adaptou-se. Já assumiu inteiramente a nova grafia do nome, como me contou ontem, quando eu a estranhei no comentário. Só não mudo a etiqueta, por ser anterior. Mas o Victor também aqui passa hoje a ser Vítor.


Now playing: Simon & Garfunkel - The Only Living Boy in New York
click to listen

P.S. Mudei de ideias. Mudei também a etiqueta. Há que ser coerente.

29 comentários:

  1. Se fôr possível ter saudades de sítios onde nunca se esteve, também tenho saudades de NY...

    ResponderEliminar
  2. Aqui a gatinha viajada ainda não colocou as patinhas nessa cidade que muitos dizem ser diferente...

    Bom fds

    ResponderEliminar
  3. curioso este comentário do alf. é bem possível ter saudades desse tipo de coisas. ainda há dias comentava com uma antiga e efémera paixão das saudades que tenho das coisas que nunca chegámos a fazer juntos. tb eu tenho saudades de ny sem nunca ter lá posto os pés

    ResponderEliminar
  4. Queres combinar, T? Embirrávamos em NY, para variar...

    ResponderEliminar
  5. Por acaso tambem tenho sempre problemas por causa dos nomes, mas nao me chateiam muito. Ninguem percebe que o sobrenome que herdamos da nossa mae, tambem e' um sobrenome, mas nao e' o ultimo nome! Para americanos sobrenome e ultimo nome e' sinonimo, e ja tive que refazer vistos e passaportes 'a custa disso.

    Tu tiveste 3 anos tumultuosos... eu tive 7... mas saimos deles! :) E' o que importa. Vou tentar ainda dar um saltinho a NY antes de voltar tambem :)

    Beijinhoooooooooooo

    ResponderEliminar
  6. bom, alf... ainda há pouco dizia à outra T que tinha mesmo de ir a NY, sendo essencial uma boa companhia. estás a ver porque tenho de recusar amavelmente o teu convite?

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que esse texto sobre o nome Vitor é no mínimo ofensivo para todos os Vitores do mundo. Isto para começar.(...não é um primor de gosto...)
    Depois, fazes bem e se te sair o Euro-Milhões nós acompanhamos-te também. De boa vontade. A sério...
    Beijos e folgo em ver-te tão viva.

    ResponderEliminar
  8. Alf e TCL (Parte I)

    Sim, também acho perfeitamente possível, sempre achei, desde muito cedo, ter saudades de coisas e lugares que nunca vivemos ou onde nunca estivemos. E o meu querido e nunca esquecido Vergílio Ferreira, de quem tive a honra de ser aluna (além de leitora devota), viria a confirmar-me isso.
    Relativamente a NY eu já sentia isso antes de conhecer a cidade.
    Vão, vão quanto antes!

    Alf e TCL (parte II)
    Vai um chazinho? Um gin, uma vodca?
    E que tal um cachimbo da paz a acompanhar? Mas continuem, que o vosso picanço é divertido!
    Já me estou a imaginar a entrar no Carnegie Deli e dar com os dois numa mesa a discutir quem come o último onion ring, enquanto a Nani prefere observar as fotografias de celebridades que lá passaram que forram as paredes de alto a baixo...

    Beijos aos dois!

    ResponderEliminar
  9. AEnima (Possum!),
    Desejo-te boa sorte quanto ao saltinho a NY, mas o fim-de-semana que ainda tens livre é mesmo tramado! NY está sempre a abarrotar no Thanksgiving, os preços dos hotéis e dos aviões disparam para a estratosfera. Espero que consigas!
    Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  10. Eskisito,
    Oops! Não me lembrei de que mais Vítores viriam a ler isto! O meu não se importa nada e até concorda. No offence, please.
    Curiosa tua frase: se me (a mim) sair o Euromilhões... E porque não a ti? Está bem, está bem... nunca sairá a nenhum de nós...
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  11. Gata Verde,
    Eu acho que uma gatinha tão viajada tem mesmo de ir a NY quanto antes, devidamente escoltada por um odorífero Rafeiro, para a proteger das legiões de gatos sabidos que a vão assediar.
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  12. Ahhhhh parece que a Primavera chegou mais cedo ao cemitério! lá lá lá ri ló lela (cantarolando), muito me alegro.

    beijos d'enxofre para toda a confraria

    ResponderEliminar
  13. E eu que ja nao vou ha tanto tempo a NY - agora deu-me vontade de la regressar. E nao e que a diabba tem razao? A Primavera parece ter chegado ao cemiterio.
    Quanto a Vitor ou Victor, nao entendo o porque da mudanca do nome - tenho um tio Victor e continua Victor ainda hoje!
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Melões, Possum!
    E que tal uma expedição punitiva da nossa confraria à big apple? A cidade que se cuidasse! Julgo que a Famosa conhece a cidade e a Excomungada não, faríamos todos nós quatro de cicerones. Mas ponto de ordem à mesa: quero ir subir à Estátua da Liberdade, lá acima, à cabeça, já reabriu, ao fim de não sei quantos anos. Quando lá estivermos todos será mesmo caso para dizer que "tem macaquinhos no sótão" - piada parva que tive há quase 30 anos e da qual o Vítor (sem "c") ainda hoje ri quando se lembra.
    Quanto à mudança de nome, olha, não sei explicar. Mudaram-lho. E ele provou uma vez mais ser das pessoas mais inteligentes que conheço. Esperneou a princípio, estavam a estropiar-lhe a identidade, etc. e tal. Podia ter feito requerimentos, teria sido bem sucedido. Valia o Trabalho? Não. Mais vale guardar-se para batalhas mais importantes. Não deixa de ser quem era e a pronúncia é a mesma. Adaptou-se.
    Beijo enorme!

    ResponderEliminar
  15. Ao contrário de ti, os últimos anos da minha vida foram os melhores... e começo a passar já talvez dois dos meses mais difíceis, para contrapôr... mas a visão do Central Park é sempre um bom respiro para novos planos. Minha esquininha da Lexington tb espero que me aguarde em breve. :) Quanto ao Victor, agora Vítor, o pior é se o tiverem por um brasileiro ... daqueles manhosos que temos por aqui que saem a se instalar por todo mundo e trazer-nos má fama qdo não se comportam bem... rsrsrs

    Obrigada pela visita, viu? Viste os meus filhotes felinos nocanto esquerdo? saudosos companheiros...

    ResponderEliminar
  16. tcl, tens razão em relação a isso da companhia. Sendo assim fica sentadita aí à espera que eu vou a NY bem acompanhado e depois conto como foi.

    Teresa, é que nem tem discussão. A última Onion Ring será para a tcl já que, como é óbvio eu já comi as maiores e deixei a mais pequenina para o fim...

    ResponderEliminar
  17. Gostaria de saber quem disse a Vexas que eu queria um anel de cebola em meu dedinho delicado!

    E se nos deixássemos de tretas e organizássemos mas é um grande week-end de bloggers em NY com a Teresinha como guia?

    ResponderEliminar
  18. Cora,
    Já sei das tuas dificuldades recentes, tudo vai resolver-se, acredito.
    Central Park? Ai, a saudade dói mesmo! Aquele imenso relvado onde teve lugar o concerto dos meus S&G em 1981 e ond eu já estive deitada a saborear um sol de Outono... o cantinho que em honra de John Lennon, assassinado ali a dois passos foi baptizado como "Strawberry Fields"...
    E também tenho a minha esquina, claro...! A minha é na 6.ª Avenida (Avenue of the Americas)com a rua 50, frente ao Radio City Music Hall, e do outro lado há aquela sucessão de prédios lindos e todos iguais, tenho um retrato lá, tirado... pelo Vítor, claro, que até se deitou no chão para melhor apanhar os prédios por trás de mim.
    Beijo, mi casa es su casa.

    ResponderEliminar
  19. Alf e TCL (parte III)
    Então, meninos?
    Alf, não estou a conhecê-LO!!! O que é isso?! Isto é tudo a brincar, eu e TCL não resistimos a uma boa piada! Proponho desde já uma animada pajama party em NY, assim fiquemos todos no mesmo hotel. Durante a tarde e princípio da noite passem sem mim, estarei no teatro! Antes e depois sou toda vossa!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  20. Teresa, I´m on it. E até dou um beijo à tcl se tiver que ser... :)

    ResponderEliminar
  21. Irra, que este gajo não se cala, parece o Hugo Chaves! Eu a deixar comentários simpáticos lá no Jardim e ele sai-se com esta!

    Ele que espere sentado se pensa que alguma vez vai ter o inigualável prazer de aflorar a minha tez.

    Vou ter de comprar um pajama?

    ResponderEliminar
  22. É bom ver que a tua vida entra nos eixos, Teresa. Chamou-me a atenção o tal papelito verde, que já preenchi. As perguntas mais giras é se pretendemos fazer algum atentado. Haverá alguém que diga "SIM"?

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  23. it was TIME to link you too... ;) and was done, with pleasure :D

    ResponderEliminar
  24. Para além do excelente gosto para músicas e comentaristas, também tens saudades que coisas que nunca viste, como moi. Será reencarnação?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  25. Tu nao me tentes com NY - quanto aos macaquinhos no sotao, pode ser parva, mas tem piada. Na realidade nunca quis subir a cabeca da pobre senhora, mas posto nesses termos, tenho que repensar.
    Beijo

    ResponderEliminar
  26. Alf e TCL (parte IV),
    Irra, vocês saíram-me piores que a encomenda!!!
    Venho aqui e estão a discutir. Vou ao Bom Jardim e estão a discutir!
    Os passarinhos na Primavera / Fazem os ninhos não fazem guerra.... Aprendam com a Mãe-Natureza!

    Àparte para a TCL: não me digas que na intimidade dás uma de Marilyn Monroe e só usas para dormir umas gotas de perfume... Só espero que não seja de Chanel 5, de que nunca consegui gostar.
    As caixas de comentários dos blogues são muito instrutivas... as coisas que a gente aprende... :)
    Beijos aos dois, suas pestes!

    ResponderEliminar
  27. Azul,
    Começa a parecer-me que vai ser preciso organizar uma excursão! :)
    Beijo grande!

    Rafeiro,
    E as perguntas no impresso do visto? Olha que até davam um post bom para ti! Vai ao site da embaixada americana. Perguntas sobre prostituição (alguma vez se foi prostituto(a) ou se esteve ligado à actividade... Há de tudo.

    Eliminaram a pergunta sobre a cor da pele, que era um mimo, mais as respectivas opções (os tipos são maníacos com o "politicamente correcto").

    No tempo em que Portugal ainda precisava de visto para ir aos EUA, havia uma caixinha que dizia "TEZ" e depois vinham discriminadas as várias possibilidades. A nós calhava-nos, claro, caucasiana.

    Agora imagina a ciganagem que estava acampada na embaixada, fedelhos ranhosos aos gritos, a preencher aquilo para ir ter com o primo que vivia em Newark e andava a "drivar um truck..."

    Beijoca repenicada.

    ResponderEliminar
  28. Cora,
    Estamos entendidas, não é verdade? :)
    Um beijo!

    Mad,
    Obrigada.:) Só tardiamente respondo ao teu comentário, já desenvolvemos entretanto.
    Beijinho.

    Melões (Possum!),
    Ai tens, tens!!!
    Dez centímetros de neve em Londres hoje?! Wow! Só apanhei a cidade com neve uma vez, e os parques eram uma coisa mágica.
    Até dia 15! Espero ter amanhã aquilo que sabes, assim que souber digo-te!
    Beijo enorme.

    ResponderEliminar