quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Isto fez-me chorar...

... e Deus sabe como isso me é difícil, pelo menos por coisas minhas. E ao mesmo tempo fez-me pensar nuns certos versos do inesquecível poema Liberdade do meu Fernando Pessoa (de quem nunca falei aqui por uma espécie de pudor, tanto ele significa para mim; está num post antigo intitulado Os Homens da Minha Vida - e claro que é um deles).

«Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças (...)»

E eu acrescento «... e os animais!»

Uma cadela pit bull amamenta dois tigrezinhos órfãos. Uma grande lição de vida. De amor... De generosidade... De desinteresse... De...



Now playing: Louis Armstrong - What a Wonderful World
(click to listen)

17 comentários:

  1. Que maravilha! E fica tão bem ao som de "wonderful world"...

    ResponderEliminar
  2. Gostei que tivesses reparado. A música foi mesmo muito deliberada.
    Era esta ou... Mozart!

    ResponderEliminar
  3. :D

    A minha Xuxu (cadela) amamentou um gato bebé que tinha sido posto no lixo!

    beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  4. A pigguinha (minha cadela) tambem amamentou o primeiro gato da minha mae. Fez uma gravidez histerica quando ele veio para nossa casa e ficou com leite para o amamentar. Era a maezinha dele... tratava-o como filho. Ele pendurava-se nas orelhas dela com as garras no caracois (ela eh uma cocker spaniel) e ela baloucava-o e brincava com ele assim. Aquilo devia doer!!!

    Como as linguas felinas sao muito asperas, a piggy ficou com os mamilos magoados, em ferida. Mais tarde criou uns tumores e foram retirados.

    Nunca teve filhinhos dela. Disseram-me que ja se sentia uma mae realizada assim. Ela e' linda, tao boa, tao docil. Tem 13 aninhos, sofre muito de reumatismo e esta ceguinha agora. Mas continua a minha linda!

    Pronto... tb me puseste as lagrimas nos olhos agora... por saudade... por saber que nao esta nos seus melhores dias.

    Nem comentei o teu post!

    ResponderEliminar
  5. Nem a propósito, ontem eu ouvi a Godall dizer que durante anos esteve convencida de que os chimpanzés eram a espécie mais parecida com os humanos, mas em versão melhorada... até que observou a crueldade e a violência premeditada de que eles são também capazes. Acho que precisamos muito de melhorar, mas também de mais tolerância para com a nossa espécie. A Inteligência não é só uma bênção, por vezes é mesmo um drama... e até um fardo. Vida de humano é difícil!...

    ResponderEliminar
  6. será por generosidade inata ou por simples irracionalidade que os animais fazem estas coisas? Casos destes são aos molhos, mas não conheço nenhum de uma mulher que tenha amamentado, de seu próprio seio, uma cria de outra espécie...
    (biberon não conta!)

    ResponderEliminar
  7. tcl,

    Julgava que ainda havia, em algumas sociedades, amas de leite... seria so no tempo da escravatura? Nao estou informada.

    ResponderEliminar
  8. AEnima,

    Claro que há amas de leite! Eu falo em amamentar crias de OUTRA espécie... Imaginas-te a dar de mamar a um gatinho? ou a um macaquinho? Eu não...

    ResponderEliminar
  9. tcl... ehheh... isso tb ja e' pedir um bocadito demais! Do proprio seio? ihihih Vamos la tirar partido da evolucao e usar biberoes, pelo menos. Mas esta boa a questao... e' que agora puseste-me com uma duvida de caracter etico.

    ResponderEliminar
  10. Apesar da polémica aqui do povo, continuo a achar o gesto lindo, e se os animais conseguem estes gestos, porque não os humanos fazerem o mesmo? (Não digo dar de mamar, deixem-se de tretas)
    Beijos Teresa e o Wonderful World foi mesmo a melhor escolha.

    ResponderEliminar
  11. Diabba (Possum!),
    Eu acho que histórias dessas são sempre comoventes.
    Beijo grande.

    TCL e AEnima (Possum!),
    A vocês respondo em conjunto. Assisti com imenso interesse à vossa troca de ideias e sem dela poder participar por falta de tempo. Acho que a TCL lançou mesmo uma ideia que nos deixou perplexas, por nunca nos ter ocorrido. Diacho... é complicado, não é?
    O que provavelmente poderá querer dizer, uma vez mais, que os bichos são melhores e mais generosos do que nós.
    Beijo às duas! Gosto de que as pessoas de quem gosto falem entre si! E vi que a Excomungada já visitou a TCL... :)

    ResponderEliminar
  12. P.S. Não resisto a anotar um pequeno pormenor: Possum, reparaste como a TCL escreveu correctamente o teu nome? O AE maiúsculos? Claro que reparaste... :)

    ResponderEliminar
  13. AEnima (Possum!),
    Só sobre a Pigguinha, que bem merece comentário à parte, apesar de termos falado sobre ela em particular: isso corta-me o coração. Pobre queridinha!
    Vais vê-la em breve e compensá-la de muitas coisas, sei muito bem.
    Beijo enorme ÀS DUAS.

    ResponderEliminar
  14. A4,
    Tenho uma imensa admiração por essa senhora, que começou quando eu tinha uns 12 anos e vi um primeiro documentário com ela num programa sobre vida animal que passava ao domingo à tarde (Expedição, deves lembrar-te). O documentário chamava-se Miss Jane Goodall and the Chimpanzees e ela na época era ainda muito nova, estava longe de ser a sumidade mundialmente conhecida e reconhecida que hoje é. Foram coisas como essa que me fizeram por uns tempos sonhar com uma vida parecida e ler o mais que podia sobre o assunto. Como é que julgas que me pagaste um jantar quando eu decifrei prontamente o teu enigma do carcharodon carcharias, há muitos anos?
    Beijo grande!

    Van Dog,
    Olha que agora não te percebi! Será do cansaço acumulado ao fim de uma longa semana de trabalho?
    Em que é que os anónimos são para aqui chamados? E eu nem tenho razões de queixa, é gente que pelos vistos não engraça comigo.
    Um beijo enorme!!!

    ResponderEliminar
  15. Eskisito,
    Estamos de acordo!
    Outra coisa, que ando para te dizer há que tempos: acho esse teu boneco O MÁXIMO! Uma delícia!
    E ainda bem que concordas com a escolha da música, fico sempre deliciada quando os meus queridos leitores reparam!
    Beijo grande.

    Cap Créus,
    Estou em falta contigo, muito em falta, fico feliz por ver que não me puseste de parte. Aos poucos estou a tentar pôr a blogosfera em dia...
    Quanto ao resto... OBRIGADA.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar