quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Algumas reflexões...

Depois do café de há dias com o Rafeiro e do chá nocturno com a Excomungada e a Famosa, dei comigo a pensar numa coisa em que se fala recorrentemente quando o assunto é a Internet: o muito que se mente online.

Quando dois ou mais bloggers se juntam é praticamente impossível que não comentem a blogosfera, pelo menos nos primeiros encontros. Afinal, foi isso que os aproximou, e foi a primeira coisa que tiveram em comum.

No jantar em que as quatro Cangalheiras finalmente se conheceram falou-se bem mais de blogues, das pessoas que os escrevem, daqueles de que gostamos e dos que nos irritam. Já no segundo encontro, a conversa foi-se desviando para assuntos nossos, pessoais, como é natural entre pessoas em que há uma amizade nascente.

Quando surgiu a oportunidade de um encontro, quer com o Rafeiro, quer entre nós quatro, ele foi acolhido com toda a naturalidade e tranquilidade. E porquê? Porque, pura e simplesmente, somos exactamente aquilo que dizemos ser nos nossos blogues (se bem que, por razões compreensíveis, a Diabba se veja obrigada a recolher a cauda, a camuflar os chifres e a ocultar o pezinho bifurcado).

Mais frequentemente do que gostaria, encontro blogues que me dão que pensar. Dou comigo a franzir a testa e a resmungar com os meus botões «isto cheira-me a aldrabice». E há muito que aprendi a confiar nos meus instintos. Eu e o Rafeiro até comentámos um blogue muito específico, que ambos visitamos de quando em quando, e descobrimos, surpreendidos, que pensamos sobre ele exactamente o mesmo. Mais ainda, psicólogos eméritos que somos, reparámos nos mesmos pormenores, que não fizeram senão confirmar as nossas desconfianças.

Cria-se uma persona. Inventa-se uma personagem à qual se dão atributos muito atraentes. Passa-se a ser tudo mais do que na realidade: é-se mais bonito, mais bem sucedido, mais novo, mais... Não penso que haja verdadeira intenção de dolo, no fundo não se prejudica ninguém, é inocente e inofensivo. Talvez para os outros o seja, concordo. Para o próprio parece-me um jogo perigoso. É inevitável lembrar-me de O Diário de Edith, de Patricia Highsmith, escritora de quem gosto imenso: a protagonista, a pouco e pouco, vai criando num diário toda uma vida imaginária que se vai tornando para ela, progressivamente, mais real do que a sua própria vida. Principalmente porque infinitamente mais satisfatória.

Claro que daqui não vem grande mal ao mundo, apenas a quem cria estes universos fantasiosos. E se uma dessas pessoas se vir de repente numa situação como a que nos surgiu, ao Rafeiro e a mim? Um dos seus amigos da blogosfera está afinal a poucos metros, uns andares mais acima ou mais abaixo, propõe naturalíssimamente um encontro. Que faz ela?

Banda Sonora: My Father's Favorite - Patrick Doyle

27 comentários:

  1. Embora sem conhecimento pessoal, calculo do que falas.

    Por alguma razão, prefiro acompanhar os blogs que me parecem francamente genuínos ou francamente fantasiosos.

    Dispenso o intermédio...

    ResponderEliminar
  2. Embora sem conhecimento pessoal, calculo do que falas.

    Por alguma razão, prefiro acompanhar os blogs que me parecem francamente genuínos ou francamente fantasiosos.

    Dispenso o intermédio...

    ResponderEliminar
  3. Sabes, ate acho que e' de uma extrema inteligencia algumas pessoas conseguir ter essa "existencia paralela" e serem crediveis! Infelizmente, nem todos os que optam por essa via tem a capacidade de serem coerentes.

    As vezes vejo a honestidade como uma falha: opta-se por ser honesto para nao se cair em contradicao. Nao que alguma vez me apetecesse ser desonesta. Alias... a minha irma me diz - "Nao seu porque e' que assinas com um pseudonomimo. O teu blog tem la a tua vida chapada. Quem te conhece pessoalmente sabe logo quem eh a AEnima!"

    Quem conta um conto acrescenta sempre um ponto... nem que seja para a historia ser mais interessante. Ora nos os honestos nao podemos embelezar a coisa, somos logo apanhados!

    Beijinhosssssss

    ResponderEliminar
  4. ah... e essa foto do gatinho que esta tao deliciosa... lindo!!!!

    ResponderEliminar
  5. ALF,
    No campo dos blogues fantasios, o problema é que não são escritos por Patricias Highsmith. Se eu topo, se mais pessoas topam que tudo ou quase tudo é invenção... é porque nem a mentir são lá grande coisa.
    O que me faz lembrar uma frase deliciosa de Quentin Crisp: «If at first you don't succeed, failure may be your style»...

    De resto, a mentira tem, invariavelmente, perna curta.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Pronto, eu tenho de confessar uma coisa... eu não tenho assim tanto pêlo como digo, mas de resto, sou igualzinho, especialmente nos dentes tortos e nos óculos!

    ResponderEliminar
  7. RAFEIRO,
    Estava eu aqui muito caladinha a encobrir o teu embuste... e vens tu e estragas tudo!
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  8. A minha entrada na blogosfera foi uma coisa assim meio ao acaso (será que são todas...?)

    No entanto o blogger não se manifesta só no que escreve no seu blogue: reflecte-se e demonstra-se também nos comentários que deixa em outros blogues. Opinião aqui, escrita "pessoal" ali e quem o lê vai "traçando" o seu perfil.

    Atraem-me os blogues que são assumidamente personagens (ou daí talvez não, talvez pensemos que sejam e aquilo é a realidade chapada!) ou que ao fim de algum tempo quase "conhecemos" quem está lá do outro lado, sem ser capaz de reconhecer tal pesosa na rua.

    Tão faiclmente como sinto uma empatia enorme ao ler certas palavras também crio antipatias enormes com outras.. há bloggers que eu não suporto, simplesmente. Não os conheço de lado nenhum (ou assim julgo eu... até prova em contrário isso mantém-se) e não os suporto.

    O inverso também se pode dar: pessoas que no mundo "real" eu antipatizo podem ser dos blogues que mais aprecio ler. Não sei isso, não é?

    Quanto a ocnhecer pessoas do mundo "virtual".. esotu sempre pronta, assim haja oportunidade. E há muitos que gostava mesmo mesmo de conhecer.

    Outras já tive esse prazer e não me arrependi, garantidamente! Mas nenhuma delas me "cheirou a esturro".

    Beijos!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. E a imagem do gatinho está tão fofa... tão fofinha mesmo!

    ResponderEliminar
  10. É um ponto muitíssimo pertinente, e infelizmente é um comportamento que acontece também com frequência na primeira pessoa.
    A ideia da genuinidade pode claramente ser torneada, oleada e composta. O photoshop da alma pode significar um reflexo de algo que se compõe para uma entrada, e a personalidade que estala é testada pela continuidade.
    Mas sim, já me deparei com disparidades gritantes, e a pergunta parece-me sempre a mesma. Para quê? Se mais tarde ou mais cedo a pintura vai borrar, para quê?

    Boas tardes e bom texto.

    ResponderEliminar
  11. Olha, que engraçado.
    Vim aqui e levo com o gajo morto que afinal continua vivo.
    ;)
    Em relação à blogosfera, a única coisa que se deve fazer é não pensar nela como um Hi5 ou um secondlife.

    ResponderEliminar
  12. Bela reflexão... e bela fotografia...
    Já agora: eu sou real. Ok?

    ResponderEliminar
  13. Eu admito...sou uma gaja e chamo-me Cátia Vánessa...
    Irritam-me as pessoas que vagueiam neste meio para se mostrarem...e posso estar muito enganado, mas também sei de quem falam...
    Manda-me um mail para me tirares a dúvida...
    Beijos da Cátia

    ResponderEliminar
  14. Thunderlady,
    Em linhas gerais, concordo inteiramente contigo, quase ponto por ponto, as divergências são insignificantes. E quanto a discordar... não discordo de nada!

    Aliás, focaste muitos aspectos interessantes que eu nem sequer referi, circunscrevi-me no fundo apenas à mentira.

    Tal como tu, há blogues que me irritam profundamente, como profundamente me irrita quem os escreve. E quando se trata de pessoas que vivem com os olhos postos no umbigo, então, nem se fala! E isso lê-se claramente nas entrelinhas, quer do próprio blogue, quer das respostas do autor (ou autora) aos comentários que lhe são deixados, quer dos comentários que deixa noutros blogues - e, neste caso concreto, são sempre curtos, a despachar, sem interesse, irregulares na frequência (escassa) e suspeito que muito da base do "deixa-me cá deixar um comentário nesta (ou neste), para me continuar a visitar..."

    E por aí fora! O campo é vasto, e suponho que dá matéria para vários posts de toda a gente. Viste o post do Eskisito sobre o que ele consdera ser um bom blogue? EStava óptimo!

    Um beijo grande!

    ResponderEliminar
  15. Stephen King,
    Estou fascinada! É para mim uma enorme surpresa descobrir que fala e escreve português!
    Brincadeira à parte, apesar de achar a primeira parte do seu comentário um tanto ou quanto emaranhada (tive de reler, para ver se estava a perceber bem), concordo totalmente com a conclusão.
    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Xá-das-5,
    A homenagem ao "gajo morto" impunha-se nesta data, mesmo não sendo ele uma figura indispensável para mim.
    Quanto ao Hi5, só soube que tal coisa existia quando soube que a minha sobrinha de 14 anos lá tinha uma página, e aquilo até já me deu arrelias. Mandaram-me um convite, eu aceitei inocentemente, e vai o bicho desata a mandarà minha revelia) convites meus para toda a minha lista de endereços. Fiquei roxa quando me começaram a aparecer aceitações de contactos de trabalho, de pessoas com quem faço cerimónia! E eu não tenho lá rigorosamente nada!
    Secondlife, então, é um total mistério para mim, que sou uma naba sem remédio. Bastante trabalho me deu criar um blogue e pô-lo a funcionar em termos minimamente decentes, e se não tivessem sido as ajudas que recebi provavelmente teria desistido há muito tempo.
    Obrigada pela visita, venha sempre, que eu adoro chá (e nem precisa de ser às cinco, qualquer hora é boa).

    ResponderEliminar
  16. Mariamú,
    Está decidido, vou mesmo passar a chamar-te assim, acho GÍSSIMO! - estou a copiar da Diabba...
    Pois então não se está mesmo a ver que vai ao encontro?!
    Claaaro! Ai a trabalheira de inventar desculpas! Nada como a verdade, não há dúvida!
    Beijo grande.

    Van Dog,
    Eu sei que tu és real, bem real, aliás já estou farta de ver fotografias tuas!
    Beijoca nesse narizito adorável!

    Cátia Vanessa Eskisita,
    O mais curioso é quando vêm mostrar coisas que nem sequer são ou têm, não é?
    Beijo grande, o mail lá seguirá, seu curioso!

    ResponderEliminar
  17. AENIMA e THUNDERLADY,
    Já me ia esquecendo!
    O GATOSO! Achei esta foto irresistível, tive de compor um bocado o título do post para se harmonizar com ela - eu tinha de a pôr aqui!
    Calculei que as minhas-amigas-taradas-por-gatos iam amá-la!
    É mesmo de se comer, não é?
    Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  18. A entrada da Cátia Vanessa Eskisita? Vi sim, comentei também. Essa reflexão dele está "lá".

    Beijo!!

    ResponderEliminar
  19. Obrigada por referires que eu oculto a cauda, os chifres e a bela da patinha bifurcada, é que realmente eles existem, mas as almas mortais ainda não estão preparadas para me ver, tal qual, como sou.

    Na verdade, suspeito que há almas que, não têm uma vida real, só vivem virtualmente, têm aventuras, namoram e (constou-me) até fazem sexo pela net!!

    Há gente verdadeiramente só, por isso criam uma vida paralela, uma identidade paralela e, às vezes, até criam um género paralelo.

    Nunca vos aconteceu (isto para os machos latinos) pensarem que estavam a falar com uma menina entrarem por hot conversas e descobrem dp que do outro lado está alguém que usa bigode e barba?

    O contrário tb é verdadeiro, hihihihihi

    Ahhh e pensarem que estão a construir uma amizade com uma miuda cheia de pinta (ou com um Brad Pitt nacional) e dp descobrem que estavam a falar com a múmia da Nefertiti ??

    Conheço um marmanjo que é desses, do engate pela net, e contou-me, furioso, que tinha arranjado uma "gaja toda gira e boa" (notem que ele não esconde algumas coisas, tipo idade (usadito) e profissão) e, quando foi conhecer a tal "gira e boa" saiu-lhe a avózinha da tal. hihihihihi Ela mandou-lhe uma foto de quando tinha uns 30 anos...

    Desviei-me um bocadinho não?? Não? ok.

    Beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  20. Provavelmente esta gente e no blog o que relamente queria ser.
    se assim sao felizes, nao me incomoda.
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Se escrevemos aquilo que sentimos,e ocultamos a idade a cor da pele e a forma, � porque desde pequenos vivemos num mundo de discrimina�es,que ao faz�-lo nos cria muitos complexos,e assim vamos crescendo criticando este porque � feio,o outro porque tem uma cor diferente,outro porque � gay e assim sucessivamente,nunca nos passa pela cabe�a que de um momento para o outro,podemos ser n�s a estar num desses lugares,e assim nasce o blog mentiroso passamos a ser exactamente aquilo que os outros querem que n�s sejamos.Quem escreveu tudo isto � uma m�e de familia com dois filhos e uma neta e posso afirmar que penso exactamente como quando tinha 20 anos com a diferen�a de ter mais seguran�a e mais cabelos brancos.E agora vejam l� minhas meninas se descobrem quem sou,j� que s�o t�o espertinhas.BEIJINHOS DA V�V� que adora ler tudo que escrevem.S� mais uma pista � a primeira vez que comento neste blog que acho que deve de ser de algu�m muto doce,meiga,humilde,inteligente.etc.etc.e tal

    ResponderEliminar
  22. Eu concordo inteiramente contigo, mas isto não acontece só aqui na blogosfera, na "vida real" também acontece o mesmo só não dá é para mentir sobre a aparência (mesmo assim, com um siliconezito e uns capachinhos a coisa dá-se). Também há aquelas pessoas que têm isto e aquilo e já fizeram isto e aquilo e no fundo são umas tristes com uma vida vazia e que às vezes se limitam a invejar a vida dos outros. Tenho por aqui algumas assim...
    Jokas

    ResponderEliminar
  23. não há direito!! agora fiquei roidinha de curiosidade...

    café com o rafeirinho??? ele não se garrou aos teus sapatos?? q sorte!!

    quanto ao assunto... bastante real... infelizmente...

    não ando na blogosfera há muito... mas infelizmente já tive a minha dose... detesto hipocrisia e mentira, e não entendo de todo este tipo de comportamento, e foi com grande tristeza que assisti à queda de uma pessoa que pensava ser portadora de grande caracter, pode parecer exagerado... mas senti-me perder uma pessoa de grande estima...

    depois tb há o outro lado... de se fazerem passar por mais lindos, mais endinheirados, mais cultos, quando na verdade são burros de galochas... tb já tive a minha dose... e abomino.

    só me pergunto... mas para q ???

    cada um é como é... não devemos esperar nada nestas andanças, se pudermos aprender, enriquecer optimo!! mas mentir para parecer?? para fazer ver ou inveja??

    somos como somos, e devemos jogar com o q temos, só assim os relacionamentos são legitimos, só assim nos podemos identificar com os outros.

    a mentira é um labirinto, quando se entra, não há meio de sair.

    não entendo... de todo... este é um tema q realmente me entristece...

    ResponderEliminar
  24. Gostei particularmente do "entre pessoas em que há uma amizade nascente".

    Ando a ler um livro que me está a entusiasmar imenso. Provavelmente irei postar sobre o mesmo quando me apetecer. À primeira vista, não terá muito a ver com este teu post; na prática, fala de tudo o que não existe nestes espaços: comunicação não verbal, olhares, contacto directo; enfim, a verdade (ou a ausência da mesma) nos olhos de quem a diz.

    Aqui entre nós, será que ainda há quem não conheça o second life e tem de andar a escrever em blogs? Ou será que esse jogo não basta?

    ResponderEliminar