sábado, 7 de julho de 2007

Grandes são os desertos...

Grandes são os desertos, minha alma, e tudo é deserto...
Álvaro de Campos

Ocasionalmente, todos fazemos as nossas travessias do deserto. Eu, que toda a vida tive um temperamento arrebatado e excessivo, de uma dessas vezes não me limitei a fazer uma travessia figurada e poética: fui mesmo para o Sahara, que fiz até à fronteira com a Mauritânia. E percorri também o Alto Atlas, de impressionante beleza.

Se esta fotografia nocturna de um acampamento algures no antigo Sahara espanhol, já muito a sul, ao invés de ter dezanove anos fosse actual, é bem possível que eu, em vez de estar sentada, depois do jantar, a confiar as minhas impressões ao papel, estivesse de lap top com Internet a escrever um post para a Gota. Outros tempos...

Outras coisas há que não mudam. Tenho a certeza de que estas esmagadoras Gargantas do Todra estão iguaizinhas ao que eram naquele dia de Junho de 1988 em que as atravessámos e nelas pernoitámos, e parece-me haver qualquer coisa estranhamente apaziguadora nesta aparente imutabilidade da Natureza.

Estou de volta, meus amigos.

Só ontem à noite voltei a ter Internet, depois de duas semanas de fúrias, desesperos, súplicas, ameaças, lisonjas (e tudo o mais que vos passar pela cabeça) ao telefone com a PT. A todos os que deixaram aqui comentários a estranhar a minha prolongada ausência, um rasgado e reconhecido MUITO OBRIGADA. Já ontem visitei alguns dos vossos blogues, vou aproveitar o fim-de-semana para retomar contacto com todos, saber o que têm andado a fazer e... matar saudades.

Agora deixo-vos com Mozart (tinha de ser!) neste indescritível Che del Ciel, Che Degli Dei
do final do La Clemenza di Tito, ópera composta no seu último ano de vida. Nunca consigo ouvir isto sem ser invadida por uma poderosíssima onda de emoção.

Fico à espera das vossas notícias. Quanto aos vossos comentários, vou já começar a responder-lhes um por um, como merecem. Tive saudades vossas. Nem vou dizer nomes. Para quê? Vocês sabem.

26 comentários:

  1. Raisparta os caramelos da PT!
    Eu já a pensar em grandes desgraças...eu sou asim...uma "drama queen".

    beijo

    ResponderEliminar
  2. Bolas, sinceramente estava a ficar assustado com tanta ausência! Ainda bem que foi só por causa dos caramelos da PT! Cá ficarei, então, sentadito, ansiosamente à espera de novidades!

    Eu tenho poucas. Tudo corre bem, a caminho da felicidade!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. bem vinda de volta à blogosfera... ainda hoje de manhã me lembrei de ti quando li uma referência a mozart no livro do sidney poitier... de quem mais me poderia lembrar quando de tal prodígio se fala???


    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Pois, acho que vou apenas comentar a questão da viagem ao deserto. Eu sei que Paulo Coelho é uma referência odiada, mas eu gosto. E, adoro as descrições que ele faz do deserto no Alquimista. E, ao ver as tuas fotos sinto que ainda me falta uma viagem obrigatória.
    Beijos e processa a PT por nos ter feito ficar duas semanas sem ti (danos emocionais graves).

    ResponderEliminar
  5. Acreditemos que este deserto foi so a PT. De qualquer forma, gosto de te ter de volta.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Se soubesse que estarias de volta após ter enviado o mail, tê-lo-ia feito há mais tempo!
    (é óbvio que não foi por isso, bem sei)

    Tinha saudades de te ler. A sério que tinha!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu sabia que não conseguiria ser a primeira, mas isto aqui não é nenhum concurso...

    Acabei de chegar do Porto (ida e volta, para levar a mamã/avó/sogra-diabba), foi chegar a casa e ligar isto... que vicio desgraçado!!

    Bom já dei sopinha à critura (que estava pronta no frigorifico) ainda não comi... mas tinha que te vir vêr!

    Gostei das Gargantas do Todra, fazem o meu género de paisagem, tranquilo e silencioso!

    Agora vou ver o que arranjo para jantar (petistos, recuso-me a ir para a fornalha!!).

    beijos d'enxofre

    PS: as saudades já eram muitas... até eu roguei umas pragas aos gajos da PT... grrrrrrrrrr... quando vires um bando de desdentados... fui eu!!

    ResponderEliminar
  8. às vezes, confesso, venho aqui porque preciso de ouvir estas músicas...

    obrigada...

    ResponderEliminar
  9. Welcome back girl!! E que viagem inesquecível deve ter sido! Beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Fofa,

    Gracias pela conversa de ontem. Ja ca tinha estado ontem a ouvir mais uma das tuas historias interessantes e deliciar-me com essa foto maravilhosa do desfiladeiro.

    Fui para casa pouco depois de termos estado no paleio e fui assaltada um espirito controverso!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Bem vinda de novo às lides blogueiras e não só.
    Também já tinha estranhado..
    Somos sempre mal servidos, chiça!

    ResponderEliminar
  12. Por acaso é um dos meus sonhos: a passagem literal pelo deserto!

    ResponderEliminar
  13. :) Ena ena!

    Estás de regresso! Eu a pensar que tinhas tido uma viagem inesperada e estavas por aí a recolher senseções... e afinal estavas "prisioneira" da PT.

    ResponderEliminar
  14. Beijinhos!! (isto a esta hora ainda não está a 100%...)

    ResponderEliminar
  15. Maria,
    É que nem imaginas o desespero! Como estava farta da Netcabo, que frequentemente me apresentava contas que até me faziam saltar, resolvi experimentar o Sapo ADSL (até porque o Victor está muito contente com o serviço). Eles dizem que pode levar até cinco dias úteis a activar. Viu-se! Publicidade enganosa, mais uma vez. Que fúria!
    Beijo.

    Morsa,
    Ora ainda bem que estás a caminho da felicidade, isso é que são boas notícias. Espero que vás a direito e sem atalhos... :)
    Beijo.

    Maria Cunha,
    Ó p’ra mim toda babada por associares Mozart à minha pessoa!
    Beijinho.


    Eskisito,
    Tens razão, eu detesto Paulo Coelho e a sua espiritualidade de pacote e para consumo massificado (na minha modesta e ignorante opinião), não contesto aos outros o direito de gostarem dele, é assunto que nem deve ser discutido.
    Quanto ao deserto, no blogue Alves & C.ª encontrarás muitas fotografias desta viagem (e tenho ainda muitas mais por publicar). Por coincidência, vou hoje jantar com os amigos com quem fiz a travessia. Que nem com a idade perdem o gosto pelas explorações aventureiras, há três anos foram para a Patagónia (um dos sonhos da Maria Cunha).
    Quanto aos danos emocionais (ainda por cima graves!) provocados pela minha ausência, só posso sorrir e dizer que és um querido.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. Melões,
    Acabo de ver o teu mail, vou já responder-te.
    Beijos

    Actriz,
    Achas que foi o teu mail que decidiu a PT a resolver-me finalmente o problema? Não tinha pensado nisso... mas se tiver sido o caso, realmente! Porque não o enviaste mais cedo?
    Agora a sério: muito obrigada pela preocupação, que sei ser genuína. E por gostares de vir aui.
    Olha que a AEnima tem projectos para nós!
    Beijinho.

    Diabba,
    Ir e vir ao e do Porto em poucas horas é muito cansativo, pobre de ti.
    Quanto ao silênio das Gargantas do Todra, à noite não era assim tão grande: ouvia-se os lobos a uivarem. E eu, claro, nas minhas sete quintas, estendida ao contrário na tenda, cotovelos no chão, a olhar para as estrelas e a sorrir daquela sinfonia...
    Também tive saudades tuas, miúda, apesar de não termos chegado a perder o contacto. Eu não sou pela violência, mas não posso deixar de apoiar e agradecer a tua atitude com a PT!
    Beijos!

    Maria,
    Já fui ver :)
    Que tudo corra bem, mais uma vez.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Maria Cunha,
    Nem imaginas a alegria que as tuas palavras me dão. Não imaginas mesmo!
    Obrigada.

    Bolacha,
    Obrigada! Já te visitei, aliás.
    Sim, a viagem foi inesquecível. Mas olha que esta tua última... Não me canso de ver as fotografias, o Zarolho é um fotógrafoa muitíssimo talentoso.

    AEnima,
    Adorei a nossa conversa. Quanto à falta da preposição, eu percebi perfeitamente que foi distracção - eu farto-me de “comer” sílabas e às vezes até palavras inteiras nos comentários, porque raras vezes releio. Em casa de ferreiro, espeto de pau, não é?

    Crap Créus,
    Obrigada pelas boas-vindas. Também já fui espreitar o teu cantinho, mas não comentei.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. Zarolho,
    Estou verdadeiramente contente por ter feito esta viagem, hoje talvez já não tivesse paciência para a fazer. É que os moldes em que ela tem de ser feita são muito primitivos, e eu gosto muito do meu conforto. E tomar banho em riachos gelados na montanha não é exactamente o meu prato favorito (odeio água fria), mas a alternatinha era... não tomar. E em mais de três semanas não houve um único dia em que tivesse de passar sem a minha banhoca.
    O pior que me aconteceu foi que, logo ao 4.º dia, dei uma queda (estava numas piscinas naturais e escorreguei numa rocha coberta de musgo molhado), bati com toda a força com a zona acima do cóccix e fiz uma contractura muscular. Se os dois amigos que iam comigo não fossem médicos teríamos tido de acabar ali a viagem. Mas eles levavam uma farmácia para todas as eventualidades - nos primeiros dias tive de tomar comprimidos de morfina, tão fortes eram as dores. Além disso, uma contractura exige repouso absoluto... e eu andava num jeep aos solvancos em caminhos pedregosos de montanha e em picadas do deserto.
    Mas valeu mesmo a pena!
    Espero que realizes o teu sonho.

    Thunderlady,
    Quem me dera que os motivos que me privaram da vossa companhia tivesses sido uma viagem!
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  19. olá teresa!
    e nós a pensar que as férias tinham chegado:)
    ainda bem que está tudo resolvido.
    PS - (gostámos de ler o post sobre os prémios, o criador das "7" deve ter conseguido alimentar bem o sitemeter)
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderEliminar
  20. Pior que o soneto foi a emenda! Credo... proposicao!!!! Ai... Ainda estou doente com estas minhas falhas constantes (recentes mas constantes) no portugues. Ultimamente reparei que so dou erros em coisas que sei perfeitamente como escrever. Ando doente. Sera o destreino? Nao sei. Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Nao me queria meter, mas sofro do mesmo mal nos comentarios, ainda por cima, nos comentarios qe depois de enviados, ou se apagam ou fica o erro como prova das nossas falhas.

    Atravessar o deserto deve ser dificil mas extraordinariamente bonito, desde que haja umas sombras para que nos protejam e uns Oasis que nos deem de beber.
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Bem que máximo!!!

    Eu amo o deserto! Tinha algum receio de sentir claustrofobia, mas longe disso!!!

    ResponderEliminar
  23. Paula e Rui,
    Não, não foram férias - que de resto nem sei quando terei. Mas agora estou de volta.
    Beijinhos

    AEnima,
    Não sejas mais papista do que o Papa, bolas! Sei muito bem distinguir gralhas e erros, já te disse.Beijinho

    Melões,
    Como não há ninguém que nunca falhe, não me parece assim tão dramático...
    Quanto à beleza do deserto... as sombras e os oásis de que falas são em sentido real ou figurado? :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  24. Formiguinha,
    Sentir claustrofobia... numa vastidão a perder de vista? Que estranho!

    Obrigada pela visita, volta sempre.

    ResponderEliminar