domingo, 8 de julho de 2007

Durante a minha ausência: pontas soltas

Para pôr de uma vez por todas e em definitivo a escrita em dia, pego agora em algumas pontas soltas. Aconteceram coisas na minha ausência, claro está: a Maria e o Eskisito foram de férias, a AEnima matou-me de inveja com a sua estada na Virginia, a Picas fechou a sua Estação (alguém sabe porquê?), nem se consegue abrir a página, a Peste mudou o visual à casa, a Thunderlady continua a publicar cinquenta e cinco posts por dia, a Diabba zangou-se com as Tágides e os Adamastores – vá lá, reconsidera, que aquilo é tudo boa gente. Doida, é certo, mas boa.

Outros assuntos:

1. Blogger Alguém sabe explicar-me porque aparece agora em português? Não é transcendental, mas estou habituada a ter tudo, todos os programas, em inglês, e o Blogger não era excepção. Irritante. Além disso, agora farto-me de dar voltas para conseguir pôr título no post. Também vos acontece?

2. Prémios.
Continuam a circular, vá-se lá saber porquê - assunto merecedor de um estudo psicosociológico em regra; eu tenho cá as minhas teorias.

E acabei por levar com estes:

a) Chegou-me às mãos atribuído pela Maria Cunha. Que sabe que lhe agradeço a gentileza enorme (esta Maria é um amor), o conceito do prémio até é interessante, admito. Contudo... não. Acresce o próprio nome do prémio em si - pelo qual tenho invencível repugnância na conotação obscena. O pobre vegetal não tem qualquer culpa, é certo. Lembrei-me irresistivelmente de um muito antigo e divertidíssimo artigo de Miguel Esteves Cardoso no seu fabuloso A Causa das Coisas, que explora de modo hilariante as estranhas associações que os portugueses fazem entre a sexualidade e a alimentação. Leiam, que vale a pena: está aqui.

b) Com este passei-me completamente dos carretos. E, como uma desgraça nunca vem só, levei logo com três. Chegaram-me das mãos do Afgane, das patosas brincalhonas do Van Dog e, de novo, da Maria Cunha. Evidentemente, o que vou dizer a seguir nada tem que ver com quem mos passou, que me merece toda a consideração e simpatia. Agradeço a distinção mas... IRRA!!! Onde começou isto, quem foi a cabecinha brilhante que engendrou este coiso? É que, se o Thinking Blogger Award já era insuportavelmente pretensioso, este vai mais longe, transporta as coisas para outra dimensão (uma autêntica twilight zone, na minha opinião). Quem inventa estas cretinices não se enxerga? Ou trata-se de gente com egos tão maltratados que precisa de recorrer a parvoíces deste calibre para arranjar maneira de sobressair, ser referida, sei lá eu? E depois, para piorar ainda mais as coisas (dizer-se-ia não ser possível, mas estávamos enganados), ainda faz a asneira de subido quilate de criar para o dito galardão um boneco com um erro de ortografia! É blogosfera, e não blogoesfera: vejam os links, que nos remetem para a MorDebe - Base de Dados Morfológica de Português.

Dizia eu que o TBA já era por natureza pretensioso; este consegue elevar a fasquia a níveis insuspeitos e insuportáveis: é atrozmente ridículo.

Prémios? Euromilhões, Totoloto (nem precisava de ser em semana de jackpot) ou aqueles sorteios em que saem carros bons seriam muitíssimo bem-vindos – a uma amiga minha saiu há uns anos um espectacular Mercedes num do Continente. Guiou-o do local onde foi levantá-lo até ao stand onde o vendeu. A explicação? Não tenho dinheiro para sustentar um bicho destes, disse-me ela. Com os valentes milhares de contos que embolsou fez umas férias de três meses por esse mundo fora. Exactamente o que eu também faria.

3. Rafeiro Perfumado, o livro. Parece que a vida dele dava um blogue. Não duvido, e um blogue dos melhores. Parabéns, Rafeiro! E são sinceros, bem sabes - que deve ter havido muito boa gente a felicitar-te enquanto rangia mentalmente os dentes de inveja. Desculpa não ter podido ir ao lançamento, mas já estive com um exemplar nas mãos há dias, entrei de propósito numa livraria para o ver. Não o comprei, porque faço questão de o encomendar directamente ao ilustre autor (não abdico do autógrafo personalizado). É que, sabem, o Rafeiro é uma espécie de meu padrinho na blogosfera...


21 comentários:

  1. confesso que o nome do prémio também não me agradou... de todo... mais nomes poderiam ter sido dados a um prémio que acho que tem o seu quê de qualidade... mas ninguém consegue resistir aos prémios da minha querida homónima... e achei que de alguma forma... devia premiar as mulheres, não porque me visitam, mas porque merecerem a minha consideração... todas por motivos muito óbvios para mim...

    o "esta Maria é um amor" deixou-me de lágrima no olho... obrigada!

    beijo grande
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Ahhhhhh hihihihihihi já te disse que gosto de ti?? Conseguiste dizer o que penso... mas de forma delicada...

    beijos d'enxofre (muitos)

    ResponderEliminar
  3. Errrr.. pois, a Thunderlady continua compulsiva (mas isso está com tendência para regredir).

    A situação do Blogger em português não faço ideia o porquê mas todos estão. Acordámos um dia e assim estava (podes ver aqui).

    Olha que tu tens um olhinho que não te escapa nada! Realmente reparei agora no "blogoesfera"... pois é (ts ts ts).

    Amiga Teresa, tem um bom dia muito bom! (Já me distraí com as horas.. ai de mim!)

    Beijos!

    :)

    ResponderEliminar
  4. nem sabes as vezes q aqui entrei e dava de caras com o Mozart...

    não q não goste dele... mas já estava farta de ser sempre o mesmo a abrir-me a porta!!!

    se não fosse a Diaba julgava q tinhas ido d férias e nem nos tinhas colocado uma pontinha d inveja!!!

    Sejas bem vinda e não voltes a desaparecer assim sua marota!!!


    quanto aos prémios... mais uma x estou contigo... axo ridiculos... gosto mais deles realmente pelo carinho q são ofertados, do q o seu simbolismo q axo pretenciosos brejeiros (alguns) e de Auto ajuda... mas enfim... cada um s rege pelas suas regras...

    mais uma vez admiro a tua atitude e frontalidade em relação a isso.

    beijos grandes

    ResponderEliminar
  5. Teresa, não podia concordar mais contigo em relação aos prémios e correntes que circulam por aqui! Comigo morrem logo no meu blog!
    Quanto às 7 Maravilhas da blogosfera nasceram aqui:
    http://osentidodascoisas.blogspot.com/...

    ResponderEliminar
  6. Entre o Mozard e o gatinho cristalizei e depois pronto... não houve nada a fazer... ainda aqui tou!

    ResponderEliminar
  7. Teresa,
    Eu considero isto como mimos que vamos dando uns aos outros e como forma de dizer que gostamos do que eles escrevem e gostamos de os visitar. Quando ao prémio em si não sei quem é que vai escolher os melhores onde é nem quanto porque sinceramente não me interessa. Interessa-me sim que alguém tenha pensado em mim para me presentear com um miminho e que com um miminho tenham vindo umas palavras elogiosas que levantam o ego. Por tudo isto acho que mereceste os teus e eu concerteza adorei os meus...
    Jokas e bem vinda de volta à Blogosfera

    ResponderEliminar
  8. Bom regresso!
    Eu tenho que andar às voltas para pôr títulos nos posts, sim...
    E acho graça aos prémios; mas, é verdade, não levo nada muito a sério...
    E viva o Rafeiro! Foi dos primeiros a dar-me as boas-vindas quando entrei neste mundo... (mas também, num rafeiro, é normal ser especial... ;))
    (Que bela fotografia!)
    Uauff!

    ResponderEliminar
  9. Ploooinnng!

    TSK... TSK... H� UMA VIDA L� FORA � VOSSA ESPERAA!

    ResponderEliminar
  10. olha... as ferias ja acabaram! chuiff!!!

    Entao, ja tens novidades no correio? Os meus pais ja receberam a deles :)

    ResponderEliminar
  11. Mau... ainda com problemas com a net???


    tenho q lá ir eu com ar ameaçador assustar o fornecdor de internet??

    beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá, Teresa, minha cara "afilhada". Obrigado pelas palavras, sei bem que são sinceras. Nem te passa a quantidade de pessoas a quem já aconselhei o teu blog, e é notório como os teus leitores vão crescendo de dia para dia. Espero que esteja tudo bem contigo e com essa internet!

    Uma grande beijoca e obrigado!

    ResponderEliminar
  13. Ora cacei-te.
    Levo a nota dos prémios :)
    Óspois voltarei.

    ResponderEliminar
  14. Estou cheia de sono, mas vê lá tu a pancada...antes de me deitar vim cá dizer que CHÉGUÉI!"!!
    E amanhã vou-me embora outra vez...mas eu não me vou embora sem dizer nada. Isto soou mal, é do sono.
    beijo

    ResponderEliminar
  15. Como a Maria disse, já cá estamos outra vez. E, vamos embora outra vez. Mas, segunda voltamos de vez.
    Em relação ao Português no blogger, também me fez um bocadinho de irritação cutânea. Mas, o hábito tudo consegue.
    Os prémios são um mal necessário. É bom que pessoas que não conhecemos nos agraciem com algo que a nossa vida real não nos oferece. E, estes miminhos (como disse a Rita) sabem bem na alma.
    O Rafeiro lá lançou o livro e eu não pude ir. E, tenho pena. mas, acredito que se tornará num best-seller do género.
    E pronto, está tudo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Maria Cunha ,
    Ai que tens a lágrima fácil... :) Relativamente aos prémios, concordo com o que dizes. Mas é um princípio meu.
    Beijo grande.

    Diabba,
    Pois... já tínhamos conversado sobre prémios e temos exactamente a mesma opinião.
    Beijos... muitos.

    Thunderlady,
    Esse olhinho de lince para a asneira de que falas é-me muito útil, profissionalmente.
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  17. Peste,
    Já tinha reparado que pensavas como eu em relação aos prémios. :)
    E estou mesmo de regresso, como podes ver.
    Beijos grandes.

    Zarolho,
    Obrigada pela indicação. Não conheço o blogue, o nome não me diz nada. Hei-de ir espreitar.
    Mas sei devia corrigir o nome do prémio...

    Me Hate,

    ResponderEliminar
  18. Rita,
    Essa é a parte chata de recusar um prémio, porque na verdade bem sei que é um miminho de pessoas de quem gostamos e que gostam de nós - em termos de escrita, pleo menos. É claro que fico sensibilizada, é claro que me custa recusar.
    Beijocas.

    Van Dog,
    Então o Rafeiro também é uma espécie de padrinho teu? Que giro!
    Beijo grande.

    Alien,
    Que sinalefas esquisitas são essas no seu comentário?

    ResponderEliminar
  19. AEnima,
    ADOREI! És doidinha! E o mais engraçado é que andava para o ler há muito tempo.
    Muito, muito obrigada.
    Um grande beijo.

    Peste,
    Problemas não... mas começo a pensar que fiz asneira em passar para o Sapo ADSL.
    Para começar... é mais lento. E já estou a ter surpresas desagradáveis.
    Beijinho.

    Rafeiro (Padrinho),
    Sobre a internet já trocámos umas opiniões. Quanto à tua recomendação da Gota, só posso agradecer!
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  20. Erecteu,
    Caçaste-me? Levas a nota dos prémios?
    Confesso que não percebo.

    Maria,
    O teu “CHEGUEI” nem chega a aquecer o lugar, se já estás outra vez de partida!
    Beijinho.

    Eskisito,
    Não concordo contigo quando dizes que os prémios são um mal necessário.
    Necessário porquê e a quem? Na parte dos mimos, só concordo que sabem bem.
    Em relação ao livro do Rafeiro, não estou tão optimista como tu. Para se tornar um best-seller devia, de preferência, focar temas escabrosos, escaldantes. E de preferência com muito palavrão pelo meio.
    O A Tua Amiga já vai em 10 edições, pelo menos, li há dias nem sei onde.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  21. Teresa,

    Envia o teu e-mail para proximaestacao@gmail.com que eu envio-te a senha válida para o passe de comboiO, tá?


    BEIJINHOS

    ResponderEliminar