quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Portugal vs. Espanha - uma embirração figadal

Eu tenho p'ra mim que o 14 de Agosto devia ser feriado nacional, e desta não arredo pé. Abaixo o Miguel de Vasconcelos e seus simpatizantes (leia-se vendidos), em casos graves e extremos sou mesmo pela defenestração, que me parece uma maneira arejada e pitoresca de varrer os cantos à casa.

O texto que se segue é bastante antigo, tanto que tive de fazer alguns ajustamentos. Mas não resisto a publicá-lo. Quando absolutamente necessário, junto algum comentário (em corpo minúsculo, o mais pequeno que o blogger permitir, está claro). A estas 21 poderosas razões eu poderia acrescentar mais umas quantas, muito pessoais, mas não batamos mais no ceguinho...

21 RAZÕES PARA NÃO GOSTAR DOS ESPANHÓIS

1. A mania que eles têm de invadir-nos de 200 em 200 anos (já agora, a próxima invasão deve ser aí para 2008 ou 2009, as padeiras e firmas panificadoras da zona de Aljubarrota já se estão a preparar!), só para levarem nos cornos. Masochismo?
No original os anos eram 2004 e 2005 (isto era mesmo antigo), tomei a liberdade de alterar. Os dicionários mais recentes já admitem o substantivo masoquismo.

2. Tratado de Tordesilhas, em que eles ficaram com o ouro e a prata todos, e nós com as mulatas e a caipirinha... pensando bem, o negócio até nem foi assim tão mau para nós!
Mesmo não sendo abstémia... abstenho-me. Por razões óvias.

3. As sevilhanas. Que raio de gente com auto-estima se veste com vestidos às bolinhas tipo joaninha e saltita enquanto um parolo de cabelo oleoso geme como quem está com uma crise de hemorroidal?!?

4. Castilla la Mancha, Extremadura e Andaluzia, todas elas desertos áridos e monótonos, mas sem camelos nem tipos de turbante para tirar fotos com os turistas.
Duas menções honrosas nesta paisagem odiosa e interminável. A primeira para o incontornável Touro Osborne. A segunda para um fabuloso cartaz da Iberia, que há muitos anos me fez desmanchar a rir: Con IBERIA ya habría llegado... Melhor só mesmo a frase publicitária de uma companhia aérea americana (já não me lembro de qual): If you don't travel 1rst Class... your heirs will.

5. O antigo costume espanhol de reclamar para si terras às quais não têm direito, como Gibraltar, Ceuta, Melilla, OLIVENÇA (que é NOSSA!), e as Canárias.

6. Enrique Iglesias, y su magnifica verruga en la tromba.

7. A língua castelhana, esse prodígio da linguagem, em que seres humanos são capazes de emitir ruídos imitando perfeitamente o som de um cão a roer um osso.
Eu acrescentaria a impossibilidade trágica de pronunciarem o «s» sem o ajavardarem para «ch»...

8. Felipe II

9. Felipe III

10. Felipe IV
No original que me enviaram estas criaturas eram mencionadas como Filipe I, II e III. Eu mudei-lhes o nome para a grafia espanhola e alterei-lhes a numeração. Era só o que faltava!

11. Seat, o automóvel mais merdoso que existe para Oeste de Varsóvia.
Boca chauvinista, a treinar diariamente diante do espelho:"Yo esborracho tu Seat Marbella com mi pujante UMM!"

12. A Guardía Civil, e a sua mania de arrear porrada em políticos portugueses na fronteira. Mesmo que eles estivessem a pedi-las, nos nossos políticos somos nós quem molha a sopa!
Julgo que esta perdeu actualidade. Ou ando desatenta?

13. Badajoz, a 2.ª cidade mais feia do mundo, a seguir a Ayamonte.

14. Os nomes que ostentam no BI. Quer queiram quer não, Pilar é nome de uma viga de betão que suporta uma estrutura, e Mercedes é tudo menos nome de mulher!

15. A mania que têm de se afirmarem como uma nação unida, quando dois quintos da população têm um ódio de morte aos espanhóis e a Espanha.

16. El Corte Inglés... Até eles tiveram vergonha da sua criação, pelo que não lhe chamaram "El Corte Español", optaram por atirar as culpas para outro povo, totalmente inocente.

17. Café espanhol. Uma zurrapa intragável e além disso para se conseguir uma bica (abomino a palavra, mas enfim...) em Espanha o cliente tem de especificar expressamente que a quer "sin leche y pequeña" (e já agora, à cautela, convirá pedir também sem sonasol, sem gelo, sem pêlos do peito do empregado, blergh).
Nos últimos anos anda bem melhor, haja justiça.

18. A riquíssima gastronomia espanhola: paella de carne, paella de peixe, paella de gambas... Claro que os galegos, os bascos e os catalães têm uma culinária riquíssima, mas esses não são considerados espanhóis (ver ponto 15).

19. O hábito cínico de nos tratarem por nuestros hermanos portugueses. Responde o Zé Povinho: "Xô bastardo, xô, prá p*ta que te pariu!"

20. A televisão espanhola, 100% parola, em que é considerado top de audiências um concurso em que a concorrente, chamada Mercedes (vrrumm! Vrrum!), tem de dançar sevilhanas (arrghh!!) com o Enrique Iglesias (vómitos!), para ganhar um Seat (keep it!) ou um T2 em Ayamonte (nããããããããããããããooooooooo!!!).

21. Já imaginando a contra-argumentação que alguns tentarão contra esta minha lista, devo lembrar que os filmes do Canal 18 NÃO SÃO FEITOS EM ESPANHA NEM POR ESPANHÓIS! Vejam o genérico, são feitos por americanos, e apenas dobrados em espanhol porque os espanhóis ficariam logo murchos se ouvissem as senhoras a gemer noutra lingua que não a sua. Aliás, os espanhóis nunca foram muito dotados para o sexo. (ni idea, não durmo com o inimigo)
Sabiam que a mesma marca de preservativos, começada por DU, acabada em EX, e ainda com um R algures no meio, comercializa em Portugal preservativos com uma média de um cm mais compridos do que aqueles que manda para Espanha?
O Canal 18 ainda existe?

AGORA REPITAM COMIGO:
Obrigado, Senhor, pela graça que recebi de não ter nascido espanhol.
Ámen!
(hihihiihihihihiihih)

Varanda patriótica com Gata (Messalina Valéria)

14 comentários:

  1. ehehehh
    está giro sim srª :) mas olha que os irmanitos nem são más pessoas :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sei... mas é irresistível fazer troça deles...

    Se me deres um endereço de mail tenho todo o gosto em mandar uma coisa de ir às lágrimas: um duo feminino do fim dos anos 70 a cantar em inglês Yech Chir I can Boogie (a tal completa incapacidade de pronunciar o «S»... Impossível esquecê-las... eram as famosas Baccara! Está na minha pasta pomposamente rotulada Pérolas do Kitsch.

    ResponderEliminar
  3. De espanha já dizia o meu avô "nem bom vento, nem bom casamento"... quanto à parte do casamento não sei, mas em Trás-os-Montes no Verão, o vento infernal que de lá vem... nem te digo...

    Quanto ao ponto 12, acho k tem a ver com Olivença, houve qlqr coisa em k a Guardia espanhola não foi de modos e pimba, arreou nos fracos representantes politicos k esbracejavam e acenavam com papeis a dizerem "olivença é nossa" (portuguesa, claro).

    beijos de enxofre

    ResponderEliminar
  4. Tirando a boca lá para o meio "parecem cães a roer ossos", subscrevo quase na integra! Sabem qual é o melhor negócio do mundo? Comprar um espanhol pelo que ele vale e vendê-lo pelo que ele pensa que vale! ;)

    ResponderEliminar
  5. Rafeirǿsen,*

    Por certo estás a esqucer-te da esmerada educação recebida no colégio da Suíça. Aposto que não fazes barulho a comer!

    * Nome delicioso do Grand Danois no Astérix - A Grande Travessia. E não resisti a um asterisco, talvez por causa do... Astérix.

    ResponderEliminar
  6. Se os nossos avós batiam neles porque deixariamos nós de o fazer? Infelizmente e por culpa de políticas que funcionam contra a nossa gente e favorecem os estrangeiros, vimos com tristeza as nossas empresas irem parar às mãos dos espanhóis. Esta raça (será que é?) surge aqui no burgo com ares de grandes senhores e com a mania da segurança como se Portugal fosse a palestina e os portugueses terroristas. No fundo nós temos a culpa de tudo isto... fomos um povo lutador, aventureiro mas nunca fomos conquistadores nem bons comerciantes e por isso mal explorámos o que tivemos. A verdade é que nem os brasileiros e muito menos os angolanos admitem que se não fosse Portugal a herança cultural deles seria um lixo e ainda viveriam em barracas como a Venezuela ou outros países da América Latina que curiosamente falam espanhol. Subscrevo tudo o que escreveu minha amiga e de Espanha gosto do País Basco pois gostam tanto de espanhóis quanto eu

    ResponderEliminar
  7. lindo lindo lindo... os argumentos, a varanda, a bandeira, a vista, e a majestuosa messalina valeria!

    ResponderEliminar
  8. A majestuosa Messalina Valéria? Passaste-te para o inimigo? Olha que isso é castelhano!

    ResponderEliminar
  9. CÍCERO DIXIT:

    Teresa não subscrevo o que diz. Além de gostar muito de Espanha, sinto-me muito mais próximo dos espanhóis do que dos brasileiros. Já no passado trabalhei com uma mistura de nacionalidades e aqueles que sentia mais próximos eram os espanhóis.

    ResponderEliminar
  10. Continua sem entrar com o seu nome registado? Esqueceu-se da password?

    Quanto ao texto... julguei que tivesse ficado bem claro que o texto não era meu, era tão-somente uma coisa que recebi há una anos e a que achei graça. E se me fala em brasileiros... acho-os um tanto falsos. Muito palmadinhas nas costas, muita exuberância, muita coisa postiça.

    ResponderEliminar
  11. Teresa,
    Nem tentei, porque amanhã vou jantar a casa de um casal amigo e vou mais cedo para ele me explicar melhor isto de ter blogue. Acontece que talvez eu possa ter-me esquecido da password.
    Subscrevo as suas palavras sobre os brasileiros. Está tudo sempre numa boa. Eu só tenho um amigo brasileiro e desesti de fazer combinações com ele. Boa pessoa, sem dúvida, mas muito fora da Europa, cheio de música brasileira.

    ResponderEliminar
  12. Mas olhe que pode recuperar a password, a ajuda manda-lha por mail. Desde que se lembre do nome com que se registou (que não será forçosamente Cícero...)

    ResponderEliminar
  13. Mais uma coisa em comum.
    Claro, como sou uma pessoa imparcial, estou sempre disponível a mudar de ideias. Já fiz Lisboa - Valência pela Mancha profunda, atravessei o parque natural do Alto Tejo, vi coisas lindas (não, não é só um deserto) e encontrei pessoas simpáticas. Conheço alguns espanhóis que muito prezo mas isso são excepções que têm a ver com as pessoas em si mesmas, independentemente da nacionalidade. Mas, de uma maneira geral, não gosto da Espanha nem de espanhóis.

    ResponderEliminar