quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Serviço público


Por causa do post de ontem da Izzie, e das conversas surgidas na caixa de comentários, lembrei-me de partilhar convosco uma coisa que faço há muitos anos. A colónia Lavanda, da Ach Brito, nunca foi barata, que me lembre. Mas experimentem embeber nela um bocado de algodão em rama e verão o cheiro subtil e delicioso que vos fica a pairar na casa de banho durante dias. Para o efeito uso uma tacinha minúscula de vidro, que fica discretamente no parapeito da janela. Como devem calcular, um frasco dura meses e meses.

Adenda muito útil: por causa das tosses, ou seja, por causa dos preços abusivos que certas lojas para enrolar turistas deram em praticar, telefonei para a loja da fábrica (qualquer um pode ir lá e comprar, para mim não dá grande jeito, já que é no Porto) a informar-me dos preços. Para simplificar, arredondei para cima as medidas dos frascos. Fiquem portanto a saber quanto custam e façam depois o vosso risinho mais sarcástico quando vos pedirem o dobro nessas lojas tão chiques.

1/4 litro - € 8.38
1/2 litro - 13.15
1 litro - 19.94

13 comentários:

  1. Costumo mandar uns pinguinhos dessa mesma lavanda para os lençóis e toalhas lavados, de cada vez que os troco. Cada vez que me vou deitar vem um cheirinho tão bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra belíssima ideia, principalmente em relação aos lençóis, porque a alfazema (o outro nome da lavanda) parece que também tem propriedades sedativas.

      Eliminar
  2. É uma bela ideia, e decerto mais económica que comprar ambientadores. Este fim-de-semana vou em busca dessa colónia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leve sugestão de alfazema que fica no ar é uma delícia, um cheiro de outros tempos.

      Eliminar
  3. Olá, Teresa.
    Confesso que não me tinha ocorrido essa utilização. Eu, que me interessei pelo produto há uns tempos, imaginava que fosse apenas para aplicar no corpo e fiquei reticente quando verifiquei a composição (porque tem muito álcool, o que, em peles sensíveis, pode dar mau resultado - na minha dá) mas como o Teresa usa parece-me muito bem e uma alternativa muito mais simpática do que os produtos que normalmente se vendem exclusivamente para esse fim (um cheiro agradável na casa de banho, portanto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E viu também a sugestão da Anónima? Vou experimentar.
      E aleluia! Uma anónima simpática e construtiva! Anónima, identifique-se, por favor! :)

      Eliminar
    2. vi, sim :)
      na verdade eu faço isso com um frasquinho de essência de lavanda que comprei na perfumaria Alceste (R. da Conceição), é questão de experimentar com esta colónia quando a minha acabar.

      Eliminar
  4. A minha sogra ainda hoje compra esta colónia ao litro, numa loja na Rua dos Fanqueiros, em Lisboa.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, eu costumo comprar o frasco de meio litro. E acho que sei qual é a loja, é uma drogaria do meio da rua para cima, à esquerda de quem desce, não é?

      Eliminar
    2. Eu comprava nas lojas chiques, ou melhor, chiquo-espertas. Sou grata por qualquer informação aliviadora de orçamentos primaveris.

      Eliminar
    3. Já estamos umas quatro ou cinco mobilizadas para desencantar os melhores preços, porque quer-me parecer que há algures intermediários a encherem os bolsos. E cada uma avisa as outras, vai à minha página do FB em que isto está em discussão:
      https://www.facebook.com/Messalina/posts/10202512464605787?comment_id=6483024&notif_t=like

      Eliminar
  5. A todas: vou publicar agora mesmo uma adenda que acho interessante.

    ResponderEliminar