quinta-feira, 23 de maio de 2013

Féxion com mais propriedade deve ser impossível (ou two of a kind)

A minha amiga Tina falou-me há tempos de uma loja de chineses chique que tinha perto de casa. Num dia em que fui almoçar com ela, fiz questão de a conhecer. Pois, senhores, aquilo é coisa fina.  Uma boutique em bom, chão de tábua corrida, nem a tradicional chinesa ao balcão existe, uma daquelas que não falam uma palavra de português e nos obrigam a gesticular como se fôssemos italianas, em vez dela temos uma senhora dos seus 40 e tal anos com um ar muito sóbrio, não fora o cabelo pintado de loiro barracas quase até às raízes.

Andámos por lá a bisbilhotar, meio desinteressadas. Isto até ao momento em que os meus olhos se arregalaram em êxtase ao deparar com este casaquinho tipo Chanel. Custava coisa de doze euros, se não me falha a memória. «Tina, eu tenho de fotografar isto!!», bichanei-lhe, deliciada.


Foi impossível não me lembrar imediatamente do nome de uma loja que tinha visto dias antes na Estrada de Benfica (que parece ser pródiga em fenómenos destes, lembremos a inefável Sapataria Suingue), muito perto do Califa. Não levava a máquina comigo, prometi a mim mesma que da próxima não me escapava. Aqui a têm em toda a sua glória. Ora digam lá se não é mesmo um casamento feito no Céu.

9 comentários:

  1. Muito chique, muito. Não desmerece de muita coisa que já vi na zara.
    Havia e há uma loja de chineses na mesma rua do Monumental que parecia um armazém; fizeram umas obras de truz, remodelou todinha, e agora tem uma montra que tomara muitas boutiques. Deve estar a correr bem, o negócio!

    ResponderEliminar
  2. Izzie, o que é mais cómico é que os preços são mesmo baixíssimos, porque isto é mesmo uma loja de chineses. Ontem voltei lá por mero acaso, mas não estava em grande forma para captar coisas cómicas, recém-vinda do dentista e ainda com o maxilar inferior imobilizado.

    ResponderEliminar
  3. Temos é que ir à feira de Carcavelos...já tenho saudades. Xanel com fartura, é lá!! :)

    ResponderEliminar
  4. Ó Tina, tu estás parva ou quê? Não sabes do ódio figadal que tenho por imitações? Não havendo dinheiro para comprar o artigo original, um artigo da treta est´s fora de questão. Thanks, but no thanks.
    Bem sei que há na blogosfera muita gente que tenta passar a imitação por artigo verdadeiro, but that's not me. E olha que se eu te contasse nomes ias rir.

    ResponderEliminar
  5. Também abomino 'fakes' e não entendo a necessidade de ter uma peça que se vê a milhas que é falsificada e que ainda por cima é fabricada à custa de direitos humanos, direitos de propriedade intelectual, etc. etc.

    E continuo sem perceber como é que as lojas dos chineses continuam a proliferar, quando há alternativas bem melhores a igualmente acessíveis.

    Quanto à sapataria Suingue... dá para acreditar que eu em Lisboa viva tão pertinho, passava ali todos os dias... e nunca tinha descodificado o nome da sapataria?!! O néon e o 'lettering' não ajudam, convenhamos. E nessa rua, nessa zona, o comércio é tão mau que fujo a sete pés... Assim de repente só tenho na memória as Modas Soares! ;)

    ResponderEliminar
  6. Um casa amigo foi ao norte e por lá viram uma sapataria chamada "Xanica" tiraram foto e foi só rir!

    ResponderEliminar
  7. Olha, até que tem bom ar, o casaquinho. Tem é muito pêlo. :P

    ResponderEliminar
  8. Epa isto está quase ao nível daquela loja dos chineses do alvaláxia...chamar-lhe loja é despromover o negócio que aquilo ocupa quase um piso do Alvaláxia! =O

    ResponderEliminar