segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um sonho

Deixem-me apresentar-vos Churchill, Manitoba, noroeste do Canadá, a capital mundial do urso polar. Desde que soube da existência desta cidade e do autêntico comício de ursos polares que anualmente, entre Outubro e o princípio de Novembro, se reúne lá, que sonho visitá-la. O inconveniente é que a viagem sai caríssima e não dá para combinar com outras deslocações: aquilo fica rigorosamente no meio do nada, são milhares de quilómetros e vários voos de ligação, além do preço das excursões para avistar os ursos em toda a segurança, que é tudo menos simpático (e para este ano, entre 17 de Outubro e 13 de Novembro, já está tudo esgotado).

A explicação para este fenómeno anual que me põe a suspirar? Os ursos vão chegando e por ali vagueiam à espera de que as águas da Baía de Hudson gelem para poderem atravessar para o Árctico. E obtêm-se imagens como estas:





10 comentários:

  1. Respostas
    1. Ai a gargalhada que eu dei com o meu lapso, Gi! Fui a correr corrigir, obrigada.
      Havia de ser gira a viagem, hem?

      Eliminar
  2. São lindos! Fiquei enternecida com a foto da ursa com o filhote.
    As minhas viagens de sonho também têm como destino Parques Naturais. As grandes cidades nunca me disseram muito. Prefiro mil vezes uma paisagem natural a uma humanizada.

    ResponderEliminar
  3. Então o seu destino de eleição serão os Estados Unidos, com as dezenas e dezenas de maravilhosos parques naturais.
    Eu também sonho agora conhecer as Montanhas Rochosas do lado canadiano.

    ResponderEliminar
  4. Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, Nova Zelândia... Em matéria de sonhos não me faço rogada :D Mas não é preciso ir tão longe para lavar a alma (felizmente!).

    ResponderEliminar
  5. A cria tao quentinha, enroscada na mae! Tenho um medo de ursos que me pelo, mas acho-os lindos e fascinantes. Conheces o cartoonista Jim Toomey? La pro quinto (? nao recordo ao certo) volume do Sherman's Lagoon aparece um super-cool urso polar... um must! Adoro essa BD em que os personagens principais sao animais marinhos que tem regra geral conotacoes depreciativas, mas que la sao os herois. Os maus da fita sao, por exemplo, os golfinhos! E' brilhante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindos, são imponentes, mas ferocíssimos, dos animais mais ferozes de todos. Além de gigantescos. Um urso polar de pé tem frequentemente três metros. É muito metro de urso. Para nos maravilharmos à distância e com muito respeito.

      Eliminar
  6. Desde que fiz uma pequena aventura em jeito de safari que fiquei completamente fascinada e viciada. sonho em fazê-lo novamente em todos os continentes, mas são de facto viagens muito caras :-s

    ResponderEliminar