domingo, 11 de março de 2012

I left my heart in... (#3) Beartooth Highway

A Beartooth Highway é muitas vezes referida nos livros de viagens como a mais bela estrada da América. Sabemos como são estas designações, e eu não seria capaz de escolher entre ela e a Going-to-the-Sun-Road. Mas uma estrada chamada dente de urso — o nome é claramente indígena — já tem, à partida, muito para me cativar.

Um dos problemas destas viagens é tudo aquilo que não depende de nós e não pode ser planeado com certezas absolutas. E nessa matéria a Mãe-Natureza dá cartas. Razão pela qual uma viagem como esta não deve ser feita mais cedo e tem um prazo de validade não muito largo, sob pena de se perder muita coisa. Aterrámos em Denver a 21 de Junho e a Beartooth Highway continuava fechada, intransitável (verificação diária na Internet). Se bem me lembro, só no terceiro dia, nós já de partida de Denver para Yellowstone, tivemos sinal verde. E notem que os guias turísticos dizem que a estrada está aberta entre Maio e Setembro. Fiem-se nisso e depois contem-me.

A Beartooth Highway, que serpenteia mais ou menos ao longo da fronteira entre o Wyoming e Montana, começa e acaba em Montana. Acedemos a ela a partir de Cooke Citty, a minúscula cidadezinha (aquilo é um povoado) em que a fotografia abaixo foi tirada.


Tínhamos acabado de passar quatro dias em Yellowstone, três noites com dormidas diferentes, tão grande é o parque. A última foi em Mammoth Hot Springs. Nessa tarde, na volta que demos antes de jantar e ao lusco-fusco, a  tremer de emoção, avistei mais um urso. Que não era um grizzly, para meu grande desgosto. Mas era um ursoso, Deus Nosso Senhor seja louvado! A tratar da sua vidinha, como a tratar da sua vidinha ia o coiote que minutos antes encontrámos a trotar ligeiro pela estrada fora.

A meio da manhã de 28 de Junho, saímos de Yellowstone (tenho de voltar no Inverno, tenho de voltar no Inverno) rumo à Beartooth Highway. Sobe-se e sobe-se até quase 3500 m. Nunca terei palavras para contar a beleza das montanhas que nos rodeiam. A paisagem consegue ser ao mesmo tempo comovente e esmagadora. Todas aquelas curvas a atingirem pontos cada vez mais altos, a vermos por baixo de nós o bocadinho de estrada em que ainda momentos antes estávamos. Muito cedo na subida de vertigem surge-nos a neve, que depressa está por toda a parte, muitas vezes grandes bocados de gelo ainda à beira da estrada (porque é que julgam que está tanto tempo intransitável?). Aqueles cumes brancos e puríssimos devolveram-nos o espírito tonto das crianças  que ainda há em nós e não resistimos a parar para uma batalha de bolas de neve. A 28 de Junho,

Abaixo, algumas fotografias (ponham em full screen) que não fazem justiça à beleza do que vi e vivi. Talvez porque estivesse mais ocupada a ver e viver.

4 comentários:

  1. Teresa, gostei muito deste post. Este é um tipo de férias que me deixa literalmente a salivar. Yellowstone consta na minha gaveta dos desejos, assim como o Pacific Crest Trail (ok, fazia apenas um ou dois troços pequeninos), mas pelo andar da carruagem acho que vão continuar no apenas no plano das intenções por mais muito tempo.
    (suspiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna, há tantas outras que eu gostaria de fazer na América! O problema é o gigantismo do país. Se se vai para um lado renuncia-se a outro. E a viagem não sai barata. Mais de duas semanas, milhares de quilómetros de gasolina (graças a Deus muito mais barata do que cá). Mas vale a pena, meu Deus, se vale!

      É só espreitar a etiqueta:

      http://gotaderantanplan.blogspot.com/search/label/USA%202008%20-%20Rocky%20Mountains

      Eliminar
  2. Uma road trip pela América é o sonho de muita gente...é um dos meus sonhos também, mas tenho escolhido outras viagens. Adorei este post...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um único conselho: planear tudo muito bem.
      O meu amigo Vítor é o génio da organização, até tinha uma impressão com todas as lojas Starbucks que rncontraríamos pelo caminho. :)

      A mesma sugestão que dei à Anna: espreitar a eiqueta, há bastante mais sobre esta viagem.

      Eliminar