terça-feira, 13 de março de 2012

Embirrações

Só há dias, com mais de trinta anos de atraso, vi finalmente The Shining. Mesmo sendo um filme de Stanley Kubrick, eu bem sabia que lá no fundo havia boas razões para me ter mantido tantos anos longe dele. Odiei. ODIEI. Para mim vale apenas pela cena de abertura, com a paisagem das Montanhas Rochosas.

A explicação? Em primeiro lugar, porque detesto tudo que tenha que ver com o paranormal. É coisa de que fujo. Não tenho paciência, é só ver como mudo a toda a pressa de canal se tropeço na televisão em qualquer programa remotamente ligado ao assunto — e neste momento há vários. Pois se eu nem sequer tenho paciência para pessoas que insistem em contar-me o que sonharam, como se isso fosse muito relevante ou me interessasse!

Em segundo lugar, porque Jack Nicholson é o protagonista, e eu embirro com Jack Nichoslson. Como disse aqui não há muito tempo, acho que faz sempre de Jack Nicholson. Deve ser o actor mais sobrevalorizado de sempre.

Mas há outros actores com quem embirro, e muito. Basta ver-lhes a cara para começar a ranger os dentes.


Tom Cruise. Não o suporto, nunca o suportei. A balela da cientologia ainda mo faz mais antipático. E depois dos pulos de mentecapto no sofá de Oprah a coisa ainda ficou pior.

Jim Carrey. Toda a vida odiei humor de caretas.

Embirro, embirro e embirro. Alguém se lembra de um filme bom com ele? Eu não.


Owen Wilson. Ar de surfista californiano passado de prazo. Não percebo que graça possam achar-lhe.


Ryan Gosling. Ar de labrego, ar de mal lavado. Ar daquilo a que os americanos chamam white trash


Nicolas Cage. Nem sei justificar bem a embirração. Não sei se é a cara, os olhos de carneiro mal morto, a voz. Mas como embirro com ele!

16 comentários:

  1. Teresa, tive de me rir, apesar de não concordar nada consigo. Do Ben Stiller, lembro-me, por exemplo, do The Royal Tenembaums. O Tom Cruise tem filmes excelentes, mas é uma pessoa, no mínimo, controversa. E o Nicolas Cage fez o Adaptation, um dos meus filmes favoritos de sempre. Tal como o Shining! :)

    ResponderEliminar
  2. Por este andar não tarda nada começo a achar que temos aqui uma personalidade dividida. Toda a gente me quer espancar porque não gosto do The Shinning.

    ResponderEliminar
  3. O Jim Carrey é irritante e tem sempre ar de palerma... Agora o queridinho do Ryan? Até é pecado dizeres mal. :D

    ResponderEliminar
  4. Desses todos também nao vou à bola com nenhum, excepto o Tom. O gajo enquanto "puto" fez filmes porreiros. Lembras-te do Rainman?

    ResponderEliminar
  5. "Greenberg", c/ Ben Stiller é um filme interessante http://www.imdb.com/title/tt1234654/

    ResponderEliminar
  6. O Shining ainda só vi aos retalhos. Gosto muito do Jack, embora o considere um "actor tipo". Tom Cruise...gostei dele como Lestat, mas pessoas que aderem a seitas perdem a minha consideração. Owen Wilson é bem parecido, enfim. Nicholas Cage é uma embirração minha; não lhe acho piada nenhuma e sempre tive a impressão que o seu êxito se deve a uma imensa cunha. Só recentemente o vi em dois filmes (levezinhos, vá) em que embirrei um pouco menos com o senhor...

    ResponderEliminar
  7. Estou de acordo em quase todos. Abro ali uma excepção para o Jack Nicholson (já tinha falado dele também). Acho-lhe uma certa piada, sobretudo àquele ar algo lunático. Contudo, também não gosto do "The Shining", que vi quando era teen. Quanto aos demais, subscrevo as embirrações e tenho a confessar que nutro um odiozinho de estimação pela penca do Owen Wilson, coisa que poderia ser atenuada se o achasse bom actor. Acho feio, feio, feio…

    ResponderEliminar
  8. Partilho de algumas embirrações, especialmente quanto a Tom Cruise e ao palerminha das caretas Carey (não há pachorra, de facto), mas contemporizo com o Nicolas Cage. Gostei muito da 'Cidade dos Anjos'e de mais uns quantos (sem ser aquelas palhaçadas d' O Tesouro e aquele em que faz de um motard em chamas...).
    Curioso ver aqui o Shinning hoje, acabei de fazer uma referência ao machado do senhor num post acabadinho de publicar :)



    PS: achei graça a ver aqui o Shinning em destaque, já vi que o Shinning é um poço dequando acabei de fazer uma referência num post que acabei de publicar:)

    ResponderEliminar
  9. O Shinning, digo eu, nao tera muito a ver com paranormal. O fulcro da historia e a insanidade.

    ( e o que e que aconteceu aos meus acentos, porra? )

    ResponderEliminar
  10. Pois eu gosto bastante de Tom Cruise e Cage. Ambos fizeram filmes excelentes.
    Não desgosto de Nicholson, embora concorde consigo, os papeis tendem a ser todos representados da mesma maneira (e shining deve ser o pior filme em que entrou... um horror!)
    Quanto a Carrey, não o suporto. Detesto o género de cinema que faz. Outro com quem embirro solenemente é um actor mais velho, cabelos todos brancos, muito ao estilo de Carrey (não me lembra o nome)

    ResponderEliminar
  11. Ora cá vai a minha (douta) opinião:
    - The Shining: gostei, mas eu gosto de coisas para-anormais.
    - Tom Cruise: já fez e ainda faz coisas muito boas, é pena é ser cada vez mais raro.
    - Jim Carrey: perdoo-lhe tudo o resto pelo Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Truman Show (embora o fim seja nhéc) e o Man on the Moon.
    - Ben Stiller: Zoolander, I rest my case.
    - Owen Wilson: o único responsável por ainda não ter visto o último do Woody Allen e quando aparece estraga o Zoolander.
    - Ryan Gosling: por favor, Teresa, ainda não o vi a fazer nada mau. Aconselho muito, muito, muito Lars and the Real Girl. Maravilhoso.
    - Nicholas Cage: total objecção de consciência, não vejo filmes onde entra sem antes tomar qualquer coisa para os nervos.

    ResponderEliminar
  12. Não pude deixar de dar um sorriso pelas palavras apesar da minha opinião ser complentamente contrária: Shinning é um dos filmes da minha vida, mas eu tenho tendência para filmes assim... "estranhos" vá lá. :)
    Quanto aos actores mencionados, não achando particular piada a nenhum deles gosto bastante de Jim Carrey pela diversidade que aparenta e Nicholas Cage apanha-me com aqueles olhos e aquela voz rouca.... gostos não se discutem certo? ;)
    E ainda bem que não gostamos todos do mesmo :)

    ResponderEliminar
  13. Concordo com todos, com excepção do Owen Wilson e do Ben Stiller, que são grandes actores e comediantes. Um bom filme, comédia muito inteligente, com o Ben Stiller: "The Heartbreak Kid".

    ResponderEliminar
  14. Ah, e o Jim Carrey é absolutamente assustador. Acho (sinceramente) que tinha mais futuro no género de filme de terror.

    ResponderEliminar
  15. Mas, meu deus, como é que é possível alguém não gostar do shinning!?Independentemente da base do enredo, aquilo tem cenas de um suspense inacreditável!O rapazito a pedalar nos corredores, o triciclo a ranger, a música a crescer e depois não acontece nada...E no entanto nesse espaço de tempo já tive umas 3 paragens cardíacas. A mítica imagem das gémeas e o sangue a escorrer, a mudança de voz do miúdo quando falava com o dedo, a cena maravilhosa em que se vê que o pai perde de vez a cabeça (verdade que o senhor só faz papéis de louco, mas fá-los extremamente bem). Enfim, só de pensar nestas coisas já fico com pele de galinha. A única explicação que encontro para alguém não gostar do filme é não o ter visto no ambiente correcto. No escurinho e com um bom sistema de som é difícil não "sentir" o filme com muita intensidade. E eu até nem sou nada medricas!

    ResponderEliminar
  16. Há um filme (Tempestade Tropical)em que o Tom Cruise e o Ben Stiller gozam com o meu odiozinho de estimação: Sean Penn. Portanto, há pelo menos um bom filme no curriculum desses dois actores, eheheheh!

    ResponderEliminar