terça-feira, 6 de março de 2012

A diferença entre os grandes e os bons

Há papéis em que não conseguimos imaginar outros actores que não os que lhes deram vida e se apropriaram deles para todo o sempre, venham os remakes que vierem. Scarlett O'Hara e Blanche Dubois são Vivien Leigh, Rhett Butler é Clark Gable, Karen Blixen é Meryl Streep, Hannibal Lecter é Antrhony Hopkins, Clarice Starling é Jodie Foster (por mais que eu goste de Julianne Moore, e gosto mesmo muito). Mas esses mesmos actores, que imprimiram um cunho inesquecível a esses papéis, foram igualmente muito grandes em muitos outros, muitas vezes também no teatro (coisa que não é para todos) e sempre de maneira diferente, sem repetições e estereótipos. Esses são, para mim, os grandes actores. Os mesmo muito grandes.

E depois há os bons actores. Muito bons, sem dúvida. Alguns até chegam a ter a sorte de conseguir papéis que se lhes colam ao nome para o resto da vida, papéis em que também são inesquecíveis. É verdade que não conseguimos imaginar mais ninguém como Carrie Bradshaw, só Sarah Jessica Parker, tal como não conseguimos imaginar mais ninguém no papel de Lorelai Gilmore, só Lauren Graham. Mas um actor tem de ser mais do que isso, tem de despir a pele de uma personagem para se enfiar na de outra. 

No caso de Sarah Jessica Parker, pelo que tenho visto, não é só uma multidão adoradora de mulheres que quer ver sempre nela a sua querida Carrie: Carrie é a única composição de personagem que ela consegue dar-lhes. Só há pouco tempo vi o péssimo (PÉSSIMO!) Failure to Launch, e pude comprovar isso. Gestos, maneirismos, trejeitos, expressões, está lá tudo e é tudo igual. Carrie Bradshaw, nada a fazer. Outro tanto para Lauren Graham, da minha venerada Gilmore Girls. Reencontrei-a recentemente na óptima Parenthood e é, também ela, Lorelai Gilmore por uma pena. 

Por essas e por outras embirro tanto com Jack Nicholson, que acho que faz sempre de Jack Nicholson.

12 comentários:

  1. Sim, é verdade. O Jack Nicholson faz sempre de Jack Nicholson mas, embora não seja fã dele, acho que os filmes em que ele entra não teriam piada se assim não fosse. É um pouco como o Woody Allen enquanto actor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo um bocadinho. O que se passa, na minha opinião, é que ele entra normalmente em filmes de qualidade, com bom argumento, bons diálogos, bom realizador.

      Eliminar
  2. É um facto. A Sarah Jessica Parker fez a série durante anos, teve um sucesso brutal, e tornou-se indissociável daquele papel. Honestamente não sou fã dela fora da série. Soa-me a pouco.

    O Hugh Grant, por exemplo, também só parece saber fazer comédias românticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lisa Kudrow e a Jennifer Anniston fizeram Friends durante dez anos (mais quatro, portanto) e não as vemos a repetir as personagens.

      Quanto ao Hugh Grant, ficou um bocado condicionado pelos papéis que lhe eram oferecidos a seguir a alguns enormes sucessos nessa área. Mas experimenta ver Bitter Moon, de Polanski. É outro actor.

      Eliminar
  3. Escrevi sobre isso no Domingo. Nem sei se a SJP interpreta sempre o papel de carrie ou mesmo dela própria. O registo é enervante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe quie tive de ir à procura do post, que me tinha escapado? E sim senhora, lá está a mesma opinião. Não estou sozinha portanto.

      Eliminar
  4. O Denzel Washington está sempre no mesmo registo. Faça de bom, de mau, de sobrevivente a um desastre natural. O Keanu Reeves, seja Neo, seja policia, seja ladrão, é outro que tem sempre a mesma expressão e actua da mesma maneira.

    Alguns actores são assim limitados. Mas não deixam de fazer carreira. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e esses são bons exemplos.

      Tal como eu poderia ter dado muitos mais na categoria dos grandes actores. Uma Glenn Close, que este ano perdeu o Oscar, por exemplo.

      Eliminar
  5. Absolutamente de acordo em relação à SJP mas quanto à LG não acho o mesmo...também só conheço esses dois papéis dela mas acho que são duas mulheres distintas, a Lorelai Gilmore e a Sarah Braverman. Com alguns traços comuns mas outros diferentes...Eu gosto das duas de qualquer forma, já a SJP comecei a achar muito irritante exactamente quando me apercebi de todos os maneirismos repetidos em todas as personagens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madalena, de acordo quanto aos dois papéis de duas mulheres distintas de Lauren Graham. O problema é que ela os desempenha da mesma maneira.

      Eliminar
  6. As GG tb são umas das minhas séries preferidas de todos os tempos e só por isso é que não me importo que a Lauren seja sempre a Lorelai! ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso prefiro rever episódios das GG a encontrar a Lorelai repetida noutra personagem, o que diz muito da versatilidade de uma actriz.

      Eliminar