quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Post didáctico para gaijos

«Oxford, in those days, was still a city of aquatint.»
Evelyn Waugh, Brideshead Revisited


Andam por aí muitos que acham que sabem e não percebem nada de nada. Debitam disparates sobre fatos de marcas que fazem sorrir e nunca ouviram falar em Savile Row, camisas Turnbull & Asser, sapatos John Lobb ou fatos Caraceni. Pois chegou a hora de aprenderem com quem sabe, e sabe muito: O Gato Maltês. Verdadeiro serviço público.

Dirão os elegantes da nossa blogosfera que se trata de pessoa mais velha, que tais ditames já não se aplicam. Está bem, abelha! Há coisas que são intemporais, e ainda há dias eu e o Gato Maltês concordávamos ao telefone que com um fato formal não se põe um relógio de metal, usa-se um relógio com pulseira de cabedal. São estas pequenas coisas que os nossos féxionistas não sabem, porque ainda lhes falta muito caminho para trilhar. Foram duas vezes à Moda Lisboa, três ao Lux, quatro ao Bairro Alto, e já se acham uns Tim Gunns em potência. Ora acontece que Tim Gunn acenaria aprovadoramente a todas as indicações do Gato Maltês.

Vão seguindo a sua rubrica Frivolidades ou "coisas de gajo" e aprendam. É grates.

Banda sonora: Geoffrey Burgon - Brideshead Theme


21 comentários:

  1. :) Quando é caso para reparar em alguém de fato, há 4 coisas em que reparo inevitavelmente. O nó da gravata, os sapatos, o cinto... e o relógio :)

    ResponderEliminar
  2. Pois claro, Pedrinho. E eu acrescentaria os botões de punho, caso a camisa seja para tal.
    De resto, bem sabe que estas instruções não lhe são necessárias, aprendeu-as em pequenino.

    ResponderEliminar
  3. Any time, João.

    O Pedro abordou outro tópico interessante: o cinto.
    Que tal umas lições? :)

    ResponderEliminar
  4. P.S. João, lembra-se do primeiro episódio de Brideshead, quando o primo de Charles lhe dá indicações sobre a vida em Oxford?
    «Dress as if you were in a country house.» :))))

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho uns botões de punho que são duas caveiras estilo pirata.
    Algo contra? :-)

    O Brideshead Revisited é só a melhor série Britânica de todósempre.

    ResponderEliminar
  6. Pedro,
    Quanto aos botões de punho, muito honestamente, TUDO contra. Embirro com caveiras, até uma menina com tanta classe como a Chiara Ferragni quando põe anéis com caveiras me faz estremecer. Encolho os ombros e penso que deve ser de ser tão novinha.

    Brideshead... inteiramente de acordo. Britânica e não só. Aliás o tema título é seguramente a música que mais vezes tocou neste blogue em mais de cinco anos de vida. Obcecante.

    Veja a etiqueta "The Past is a Foreign Country", encountrará mais coisas sobre a série. :)

    ResponderEliminar
  7. Sobre moda nao me pronuncio porque nao uso relogio ha 15 anos :)

    ResponderEliminar
  8. Mesmo sem relógio há o resto, Jibóia. Há o resto. :)
    Um grande amigo meu, casado com uma espanhola a viver em Madrid, acaba por passar aí dois ou três dias por semana. Parece que os espanhóis são esquisitíssimos com a toilette, especialmente com os botões de punho.

    ResponderEliminar
  9. P.S. Além de que não usar relógio é uma opção. Usar o relógio errado é saloio.

    ResponderEliminar
  10. Teresa, os espanhóis de Madrid sobretudo, independentemente do gosto, sao realmente esquisitos e sao dos que mais se produzem a par dos sevilhanos. Isto inclui homens e mulheres. Além de nao me sentir bem com relógio (nem qualquer outro adereço) fico sempre protegido contra a saloiice :)

    ResponderEliminar
  11. Jibóia,
    Un gran saludo para um homem que escreve correctamente saloiice. ;)

    ResponderEliminar
  12. Vou já adicionar o blog! Oh Teresa eu gosto bastante de caveiras. Não dos anéis com as caveiras gigantes mas em pulseiras, no icónico lenço do grande McQueen, nas fitas do bikini que partilho com a Chiara. Acho que não é da idade, é mesmo uma opção ;)

    ResponderEliminar
  13. Atenção, Raquel, o Gato Maltês escreve basicamente sobre actualidade política e sobre futebol, estes posts são ditados pela sua costela de gentleman anglófilo, só aparecem de vez em quando.
    Quanto às caveiras, acho-as tétricas. Não, não gosto nada. :)

    ResponderEliminar
  14. Perfeito, então, é um três em um. Mas olhe que ele é do Benfica, como eu. :))))

    ResponderEliminar
  15. Teresa, agora é que você estragou tudo... Do benfica?!
    Bolas!

    O que vale é que não venho aqui pelo futebol :)

    ResponderEliminar
  16. Mate não consegue usar relógio de pulseira de pele no verão, diz que com a transpiração não sei o quê. Mas é muito esquisitinho com gravatas: ou lisas (nada de cores berrantes) ou com riscas discretas. Eu lá o convenci a apostar numas pintas, e por aí me fico.
    E eu gosto de caveiras, moderadamente, apesar de tal gosto ser o alvo de chacota persistente de uma amiga. Vou-me embora de fininho.

    ResponderEliminar
  17. Alexandra,
    Ainda bem que gostou. A série continua.

    Anna Blue,
    Pois é, benfiquista de alma e coração. :)

    Izzie,
    Eu não consigo gostar mesmo de caveiras, a não ser na bandeira dos piratas do Astérix. ;)
    Quanto à pouca flexibilidade de mate nos padrões, antes isso do que coisas esquisitas, como ramagens e assim, com toda a franqueza!
    Nunca mais me esqueço de uma vez, lá por 1976 ou 77, que acompanhei o namorado ao Pestana & Brito. Enquanto ele era atendido eu ia olhando para as gravatas, todas horrendas, com padrões insanos e da largura de um bacalhau adulto. Comentei baixinho "que gravatas horrorosas!"
    Mesmo assim, o empregado, um daqueles à antiga, ouviu e sorriu. "Sabe, menina, o dinheiro mudou de mãos."

    ResponderEliminar
  18. Hahah! O sr. meu marido até há uns tempos tinha esse sempre cuidado. Depois, à força de ter de vestir fato e gravata todos os dias e de adorar a colecção infinitamente crescente de relógios que tem, começou a esquecer a "história" da bracelete de cabedal :)

    (mau para mim que volta e meia vou para roubar um relógio que ele resolveu usar)

    ResponderEliminar