domingo, 12 de fevereiro de 2012

O cabaré da coxa

Vamos lá ver uma coisa, e que fique bem clara. É verdade que embirro, sempre embirrei, com o dia dos namorados, data artificial introduzida no nosso calendário a meio dos anos 80. Para começar, foi mal importada e distorcida, transformou-se apenas num apelo ao consumo. Com namorado ou sem namorado, nunca liguei peva à data, até fiquei muito desconfortavalmente surpreendida quando fui  brindada com presentes e cartõezinhos Forever Friends (a minha paixão por ursos é conhecida), já que não tinha nada para retribuir. A data é para mim um vazio absoluto, nunca me disse nada. O que não significa que censure quem vibra com ela e a festeja. É lá com eles. Nos Estados Unidos, por exemplo, é o dia do ano em que mais casamentos se celebram, sendo que as localizações privilegiadas são, por esta ordem, Hawaii, Las Vegas e Key West.

Seja como for, há coisas que ultrapassam tudo. Uma delas é o título deste filme, que ando há uns dias a ouvir anunciar na televisão como programa ideal para o dia dos namorados. Prometo Amar-te. Seriously? É possível descer tão baixo? Não é que o original inglês, The Vow, fique muitos furos acima, mas sempre é uma chuchadeira um bocadinho menos intolerável. Uma coisa posso garantir-vos: é filme que nunca verei, nem sob ameaça de tortura.

10 comentários:

  1. Já vi o trailer, parece mau que é mentira....

    Os ursos forever friends são aqueles cinza com um remendo no pata? Ofereço sempre um aos meus sobrinhos com uma t-shirt do país que vou visitar.

    (Confesso, adoro peluches, Não o consigo evitar).

    ResponderEliminar
  2. Raquel, são estas amorosidades:

    http://www.foreverfriends.co.uk/home/

    Adoro-os, o que não quer dizer que goste de receber cartõezinhos com eles. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também não ligo à data, embora confesse que no passado já fiz parte dessa imensa maioria que a comemora. Prefiro mil vezes ser surpreendida (e surpreender) num qualquer dia do ano do que ter de comemorar quando o calendário (importado) o indica. Mas essa coisa da importação de datas é uma praga. Nos últimos anos até o Halloween nos querem impingir e creio que já faltou mais para se começar a comemorar, ou melhor, comercializar o Thanksgiving.

    Filmes cor-de-rosa? Não obrigado. Não tenho tempo, nem paciência. Há pouco tempo uma conhecida minha falava-me muito solenemente do filme da vida dela que era o “Dirty Dancing” (outro titulo brilhantemente traduzido). Por favor… Aos 16 talvez faça sentido. Aos 36 nem por isso. E com isto remato a minha opinião sobre filmes cor-de-rosa-para-consumir-em-datas-pré-definidas.

    ResponderEliminar
  4. Anna,
    Sabe que já dei comigo a pensar nisso? Que um dia destes ainda acabamos todos a celebrar o Thanksgiving? É o feriado mais genuinamente americano, e acho-o encantador. Mas é deles, nada de importações. Que temos nós que ver com o Mayflower?

    Dirty Dancing... Sou mais velha, não vi o filme no cinema, foi só há coisa de dois ou três anos que acabei por vê-lo. Que xaropada! Vi aquilo a bocejar de tédio, o filme é medíocre. Safam-se os momentos de dança, o resto é de vómito.

    ResponderEliminar
  5. Passa-me ao lado!! É uma data que não me diz mesmo nada!! O que eu gosto mesmo é do Santo António!! :-)

    ResponderEliminar
  6. ai... valentim valentim... que embirro contigo e me deixas um no de vergonha/angustia no estomago que so vendo. E' engracado como tanto namorado fui tendo ao longo da vida e poucos foram os dias de S. Valentim que passei com um. Desconfio que a minha aversao a este dia faz-me inconscientemente predisposta a zangas pos-natalicias.

    O actual, que nem sequer se entitula como namorado, resolveu que nessa noite vai trazer para minha casa uma coleccao de filmes australianos para eu ficar a conhecer a arte la da terra dele. Aposto que nem se lembra da data. E' ca de um romantismo atroz este homem. Tenho que redefinir todos os meus parametros de gaja latina a cada dia que passa.

    ResponderEliminar
  7. Haja esperança, se já há Halloween à portuguesa, pouco falta para a Acção de Graças: afinal o El Corte Inglés já decidiu importar (mal) a black friday (para o dia 26 de Dezembro... haja paciência).
    Cá, o dia dos namorados é o 13 de Junho, temos pena. Pobre Santo Antoninho.
    E estas pepineiras para levar romarias ao cinema... não obrigada. Coitadinhos dos moços. Todos com cara de quem vai cortar os pulsos.

    ResponderEliminar
  8. Já agora, AEnima: Priscilla, Rainha do Deserto, o original australiano é supimpa. Pede-lhe esse. O americano nem vi.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Izzie pela sugestao... hei de pedir esse... mas para amanha eu nao tenho direito de escolha. So a obrigacao de oferecer sofa, tv e dvd e sabe-se la que mais. Isto nao e' uma democracia.

    ResponderEliminar