sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mais do mesmo

Mais uma notícia de plágio na blogosfera. Já não fui a tempo de ler a cópia, a autora apagou-a. Mas, como disse por e-mail à plagiada, estas coisas continuam a surpreender-me. Só não surpreendem mais pela noção de que há realmente gente muito estúpida.

Já nem é do aspecto moral do plágio que falo, é da estupidez declarada de quem plagia. Plagiar um blogue conhecido? E plagiar uma coisa escrita há apenas três dias? How dumb is that?

18 comentários:

  1. Não é só o país que está em crise. A capacidade criativa dos próprios portugueses também está em baixo... :$

    ResponderEliminar
  2. Isto nada tem que ver com a crise, Dulce. É um fenómeno recorrente. E muito deprimente.

    ResponderEliminar
  3. Por mais que dê voltas à cabeça, não percebo qual é a piada de criar um blog para copiar textos alheios. Then again, também não compreendo as pessoas que gostam de carteiras contrafeitas... e no entanto, elas giram por aí!

    ResponderEliminar
  4. Boa imagem, Sissi. Muito boa imagem. O espírito deve ser semelhante.

    ResponderEliminar
  5. As pessoas desvalorizam mesmo a propriedade aqui na internet. Acho que há casos em que nem é com a noção do que estão a fazer. Não que isso torne a situação menos deprimente, como diz, ou menos grave em certos casos.

    Acho que já era hora de existir maior controlo sobre o que se faz e o que se diz aqui. Mas para isso têm que começar a surgir casos de punição para quem desrespeite.

    Tenho lido sobre algumas situações fiferentes mas que se enquadram no capítulo de supostos crimes na internet. Injúrias, ofensas, stalking, por exemplo. E li que o ano passado foi condenado um blogger. Acho que não seria mau mais exemplos desses para que as pessoas aprendessem. Porque só quando as pessoas não se sentirem seguras atrás do computador, sabendo que podem ser descobertas rapidamente, é que começarão a ser pessoas em condições.

    ResponderEliminar
  6. Ana,
    Eu tenho o blogue registado há quase dois anos, aquando daquele descarado plágio de que a Luna foi vítima no Facebook. Foi medida tomada por várias entre nós nessa altura.
    Se tomaríamos medidas sérias? Até agora, ninguém o fez.
    Também já fui injuriada em blogues, e num caso com muita gravidade. Caso de polícia mas também caso psiquiátrico. Uma tresloucada. Eu e as outras duas visadas (foi um blogue com a duração de escassas horas, a história foi contada algures lá atrás e não me apetece lembrá-la) acabámos por concordar deixar cair o assunto.

    Fizemos mal? Muito provavelmente.

    ResponderEliminar
  7. Sim, eu acompanhei esses casos. E continuo a assistir a coisas semelhantes e desta vez tocou a uma amiga e indigna-me. Mas admito que não é muito convidativo pensar em seguir com uma queixa. Penso que mais pela nossa motivação ao andar aqui. Porque é para nos distrairmos e não para entrar em coisas dessas dimensões.

    Pode ser que a evolução exista também aqui.

    Desejo-lhe uma boa noite, Teresa :)

    ResponderEliminar
  8. Há 15 dias atrás no jornal mais antigo de Portugal que é o Açoriano Oriental foi publicado um artigo de Saúde Pública, "patrocinado" pela Direção Regional dos Açores e assinada por um médico de nome Paulo Margato que era um copy/paste integral de uma publicação a nível nacional.Depois de ter sido desmascarado, o Sr Dr publicou um texto que na sua teoria seria um pedido de desculpas em como tinha inserido uns excertos de uns textos e tinha-se esquecido de referir a fonte.
    Moral da história, continua a publicar os "seus" artigos com o "patrocínio" do meu dinheiro como contribuinte da Região Autónoma dos Açores.

    Em relação ao caso mencionado, e dado à situação só posso concordar que para além de plagiadora é mesmo zero neurónios....

    Cadês
    Almofariza

    ResponderEliminar
  9. Ana,
    Eu acredito que quem gosta genuinamente de andar por aqui e tem a motivação certa não plagia. Por gosto pela escrita, entre outras coisas, e também por respeito a ela, que é coisa que lhe anda de mãos dadas.
    Quanto aos outros, vão desaparecendo. Dos muitos blogues criados mensalmente (seria curioso saber números), poucos se mantêm por um período consistente. Acabam por fechar ou ficar ao abandono, ternamente parados no último post.
    O meu blogue sobre Beatles não pôde ter o url desejado porque um imbecil de um miúdo de 13 anos da Carolina do Norte o tinha utilizado. Com um único post.
    E que post! Vale a pena espreitar!

    http://beatlesforever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Almofariza,
    Que diferença entre esse caso do Açoriano Oriental e o que aconteceu no ano passado com o ministro da Defesa alemão! Toda a gente p via como o sucessor da Merkel, tinha um futuro brilhante. Os plágios descobertos na tese de doutoramento perderam-no. Demitiu-se e a universidade pela qual se tinha doutorado retirou-lhe o título.

    Não compreendo nem tolero o plágio. Eu gostava imenso da Clara Pinto Correia até ao dia em que resolveu armar-se em espertinha e plagiar da New Yorker. Agora não a suporto.

    ResponderEliminar
  11. Essa do puto do blogue dos Beatles dá mesmo vontade de ir lá e espancá-lo!!! Não entendo as motivações de coisas dessas!

    Quanto ao plágio, ainda há pouco tempo saiu a notícia de que na Universidade do Porto está em uso uma ferramenta onde se pode verificar situações de plágio. E diziam que estaria disponível para os alunos com o objectivo de verem se o que escreveram é plágio ou não.

    E eu pergunto: somos todos atrasados mentais? Não saberemos todos quando estamos a plagiar ou não? Acontecia-me muitas vezes, em trabalhos académicos com outras pessoas, ter que ir buscar as fontes delas, quando me parecia que havia algo que não era escrito por elas. Era só meter no google o texto e já estava! E não entendo como é que não se toma consciência de que pegar em frases ou em ideias dos outros mesmo que pelas nossas palavras é roubar!

    ResponderEliminar
  12. Se queriam copiar, ao menos disfarçavam e copiavam algo com um ano de existência... assim é demasiado descarado.

    ResponderEliminar
  13. What? What is going on? Dá mesmo vontade de lhe bater...

    Há uns tempos enviaram-me um email a avisar que alguns textos do meu blog mais antigo tinham sido plagiados. Já não fui a tempo de ver o blog que entretanto desapareceu mas a pessoa em questão tinha um blog feito unicamente de posts escritos por outras pessoas.

    Há muitas pessoas que têm sede de aprovação blogosférica uma vez que não a têm, suponho, na vida real. Espero que a "moda" passe, confesso que gostava muito mais da blogosfera quando quase ninguém sabia dela.

    ResponderEliminar
  14. Não creio que seja actividade de gente estúpida. É mais provável ser apenas de pessoas com poucos escrupulos, preguiçosas e tal.
    Afinal, é só um post num blog. Se não for indicado, ninguém o vê.
    Se a Clara Pinto Correia fez bem mais grave e ainda assim seguiu impune...

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho um modesto e recente blogue, que serve apenas para eu me divertir e escrever apenas coisas da minha cabeça, acho que é um perfeito disparate copiar textos e pensamentos de outros blogues, é a total inércia mental.

    parabéns pelo seu blogye

    ResponderEliminar
  16. Não sei do que se trata em particular, mas é recorrente. Gente com falta de inteligência mas que se acha mais esperto que os outros, enfim.

    ResponderEliminar
  17. Quanto li, caiu-me o queixo.

    Ainda pensei (antes de ver o post em questão) que fosse "apenas" plagiar uma ideia/opinião. Mas não, foi verdadeiramente uma cópia integral... não sei se é estupidez, burrice, ou simplesmente resultado de se ter uma cabeça de vento.

    ResponderEliminar
  18. Very very very very dumb. Tão dumb que me dá vontade de pegar naquelas cabecinhas burras, e esmurrá-las de encontro a uma parede.
    Isto chateia-me mais do que aquilo que eu gostaria que me chateasse.
    -.-'

    ResponderEliminar