segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Apertar o cinto

Muito antes de a crise estar tão declaradamente instalada como agora, comecei a fazer a manicure em casa, com umas não mais de quatro ou cinco excepções pontuais e de emergência. Pelas minhas contas, nos últimos dois anos poupei umas largas centenas de euros, já que a passagem na Paula era semanal. E devo isso à Miss Verniz, para quem há muito tenho uma dívida de gratidão e a quem devo uma justa homenagem.

Foi por acaso que dei com o blogue, mas foi em boa hora. Eu, uma desajeitada incurável que nem limar as unhas sem as deixar todas tortas conseguia, entusiasmei-me, quis aprender. O passo seguinte, claro, foi comprar imensos vernizes, coisa típica de principiante. Na altura devo ter comprado uns 30 ou 40, sempre dentro dos mesmos tons, que eu não consigo navegar muito nas cores. Passar do branco leitoso de toda a vida para os encarnados e os bordeaux exigiu-me algum esforço. Consegui arriscar também os castanhos e os roxos, além de um cinza lindo, mas a coisa ficou por aí. Os azuis que comprei continuam por estrear. No fundo, acho que já não são lá muito para a minha idade.

À hora do almoço, munida de um post-it em que tinha anotado números dos vernizes Andreia de que tinha gostado na Miss Verniz, lá ia eu a uma loja da Baixa que os tem sempre em grande quantidade, tal como os Dote. Nunca me afastei dessas duas marcas e da Risqué, recuso-me a dar vinte e tal euros por vernizes Chanel, Dior ou Saint-Laurent. Quando tinha vinte anos e era muito tontinha e gastava imenso dinheiro em cosmética — a minha casa de banho parecia a filial de uma perfumaria das caras —, usava um verniz da Dior, sempre o mesmo, o n.º 113, um branco-bege lindo (viria a ser descontinuado, e o 111 nunca o substituiu à altura), que levava para o cabeleireiro, o que redundava em dupla despesa. Deixei-me disso. Mais recentemente descobri também os vernizes Cliché, nacionais, óptimos e de preço anedótico.

Conseguir arranjar as mãos em casa foi um exercício de persistência e muita paciência, mas acabei por chegar lá. O contributo deste post da Miss Verniz foi precioso. Comprei os dois removedores de cutículas por ela recomendados e a base fortificante da Andreia, que é realmente fantástica e à qual me mantenho fiel — as minhas unhas da espessura de papel e sempre a lascarem enrijeceram que foi um regalo. Não comprei o creme de mãos dela, que nessa matéria experimento bastante, para voltar sempre aos da Mavala de há mais de vinte anos.

Coisas que não suporto ver em unhas: a própria unha comprida, acho que dá um ar vulgar, além de ser tudo menos prático; enfeites, florinhas, brilhos, vernizes mentalizados (é como eu gosto de dizer).

Muito obrigada,  Miss Verniz! O teu blogue é um serviço público de primeira categoria. Sê-lo-ia ainda mais se organizasses as etiquetas na barra lateral e se etiquetasses os vernizes por cores. Queremos ver o que há em verdes, em azuis, em turquesas, em cor-de-burro-quando-foge? É só carregar na etiqueta et voilà! Sei que daria um trabalho monstro, mas a comunidade ficaria grata. Eu, pelo menos, ficaria muito grata.

Acresce que qualquer opinião publicada pela Miss Verniz me merece inteira confiança, já que não há ali publicidade disfarçada. As marcas não lhe oferecem os vernizes para que ela venha impingi-los, dizendo maravilhas de uma treta de um verniz aguado que só com quatro camadas vai lá. Ela compra os vernizes ou troca-os com a comunidade brasileira, alucinada na matéria.

27 comentários:

  1. Também sigo a Miss Verniz, e se há coisa que é segura é que antes de comprar uma cor nova vou ao blog dela pesquisar se já usou e como fica. Ou então vejo lá e corro para a loja :D
    Gabo-lhe a paciência, e ainda responde a todos os comentários, verdadeiro serviço público. E essa ideia de catalogar links por cores era mesmo a calhar... digo eu, toda sonsa.

    ResponderEliminar
  2. É verdade sim senhor, muito me ajudou o blogue dela, embora agora tenha parado de ir lá porque parei de comprar vernizes até dar uso ao que aqui tenho. Foi lá que fiquei a conhecer os Andreia, aos quais me mantenho fiel e da qual tenho uma saga interminável de cores (uns 15, pronto, mas ainda assim é muito para mim).

    Ao contrário de muita tontinha que aí anda, ela tem noção de que 1) é preciso tirar fotos focadas e 2) é preciso que as fotos sejam realistas no que toca a cor.

    ResponderEliminar
  3. Teresa,

    Fiquei morta de curiosidade e vou já consultar Miss Verniz!
    É uma bonita atitude sua, divulgar o blogue que tão útil lhe tem sido.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo, foi graças ao blogue dela que nunca mais fui a uma manicure, passei também a fazer em casa e me transformei numa viciada em vernizes. Antes as minhas unhas achavam que uma manicure francesa é que era a loucura total, agora cometem extravagâncias coloridas, desde o azul, ao verde.
    Tuli

    ResponderEliminar
  5. Às três:
    Meninas, editei o post e acrescentei-lhe um último parágrafo, que me pareceu importante.

    Izzie,
    Eu nem imagino a trabalheira que aquele blogue lhe dá! E sempre amável, a esclarecer toda a gente.
    A etiqueta das cores dava-nos um jeitão, não dava? :)

    Charlotte,
    também eu descobri os vernizes Andreia graças a ela. E as fotografias são sempre cuidadas, e as unhas dela irrepreensíveis.
    Um grande serviço público, pronto! :)

    Conceição,
    Como pode ver, há mais pessoas a quem ela tem sido muito útil. Suspeito que acaba de ganhar mais uma. :)

    ResponderEliminar
  6. Tuli,
    Fantástico, bem-vinda ao clube das devedoras da Miss Verniz! :)

    ResponderEliminar
  7. Também comecei a fazer manicure em casa, apesar de ser muito preguiçosa. Tenho uma colecção jeitosa de vernizes, e há de todas as cores. Confesso que já perdi a cabeça com alguns de marca, por causa das cores. Mas depois aprendi que é só esperar um, dois meses, e aparece cópia no mercado. A H&M é useira e vezeira. A qualidade dos vernizes H&M é que varia muito, já me calharam uns bem bons e outros que faz favor, um horror.
    Ando aqui a evitar o Chiado, a ver se não me enforco na kiko.

    ResponderEliminar
  8. Nunca experimentei nem os da H&M nem os da Kiko, continuo abastecida. :)

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia o blog, confeso que vernizes de unhas é coisa que não me encanta nada. Passo semanas com as unhas pintadas só com verniz transparente que ainda é como o meu namorado prefere ver. De qualquer forma tenho imensa sorte porque a minha madrasta todas as noites se rodeia das coisinhas de manicure dela e com jeitinho lá me arranja as minhas. Vou-lhe passar o blog ;)

    ResponderEliminar
  10. Teresa

    Sempre arranjei eu as minhas unhas, descontrai-me :-)
    Tenho a parafernália toda,naquela época o "beije", só havia da Dior e outras!!!
    Vou dar um pulo ao Blog
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Ainda há dias de dois vernizes a uma adolescente de 15 anos que por vezes passa por aqui por casa. As cores? O Azul Hortênsia da Risque e um verde da Andreia. Nunca os usei. Cores metalizadas e com brilhos só consigo o Nova Era da Risque, que com duas camadas fica um castanho claro original.

    De resto, também me revejo neste texto. Assim que pensei em começar a arranjar as unhas em casa muni-me de bases, óleos, vernizes, limas e o diabo a quatro. Confesso que não tenho paciência nem jeito. Prefiro pagar os 4 euros ou 4,5 e arranjá-las de vez em quando.

    ResponderEliminar
  12. As minhas crescem desalmadamente e com o pc não dá looolll.
    Uma dica para quem queira, o melhor endurecedor é o sabão azul e branco!

    ResponderEliminar
  13. Raquel,
    Aposto que a sua madrasta vai andar bastante tempo a passear-se pelo blogue. :)

    Karocha,
    Eu, como já disse, só recentemente me aventurei a arranjar as minhas, e com a prática até acabou por vir algum jeito. Também acho que descontrai, é coisa que faço enquanto vejo qualquer coisa na televisão.
    Dessa do sabão azul e branco não sabia, mas estou muito contente com a minha base (baratinha) da Andreia.

    R.L.,
    O Azul Hortênsia e o Azulejo Português são justamente dois dos que tenho e nunca usei.
    A minha manicure era bem mais cara, oito ou nove euros. Com gorjeta a coisa ia aos dez. Uma vez por semana perfazia 520 euros num ano, o dobro em dois. O que eu tenho poupado!

    ResponderEliminar
  14. Teresa
    Sempre lavei a loiça com luvas, compreendo as mulheres que não o conseguem.
    Dai a dica do sabão azul e branco e não é só para as unhas, experimente ir a uma drogaria comprar uma barra e, começar a usar no duche!
    Vai ver a sua pele a começar a ficar hidratada ;-)

    ResponderEliminar
  15. Eu ainda sou tonta de dar 20 euros pelos meus e compro chanel e yves saint laurent para cores ainda mais ousadas. Nao tenho 30 ou 40, compro uma ou outra cor nova que saiu na estacao. Afinal nao os uso assim tanto e ainda tenho alguns por estrear. E claro, tambem os apanho a toda a hora a 14 libras nos aeroportos. Nao sao assim tao caros. Um baton e' muito mais e dura muito menos e mesmo assim tb tenho as minhas marcas favoritas. Sou terrivel a fazer as unhas em casa e quando vou ao salao, levo o meu verniz, porque em mim os andreia e risque duram 3 dias e nunca tem as cores que eu gosto. Ainda este Natal fiz as unhas em pt, esqueci o meu, pus um cinza que me pareceu lindissimo na hora da andreia... nem 2 horas depois e' como se tivesse perdido o brilho todo e as minhas unhas pareciam so sujas. Aqui fica-me muito mais dificil ir a um salao, muito mais... nao ha assim tao a jeito e nao encontro esteticistas tao boas como em Portugal. Obrigado pela dica... vou ver se aprendo alguma coisa com a miss verniz!

    ResponderEliminar
  16. Karocha,
    Não leve a mal, mas essa das propriedades hidratantes do sabão azul e branco só vendo para crer! Não me virá metade da pele atrás?

    AEnima,
    Tu ainda és muito novinha, ainda estás na faixa de idade em que também eu pagava balúrdios por cosméticos. Acredita em mim, os Chanel, Dior e YSL estalam tão ou mais depressa do que os humildes Andreia, Dote, Risqué ou Cliché (há mais umas quantas marcas muito baratas, mas nunca as experimentei).
    Quanto à falta de jeito, nunca encontrarás ninguém mais destalentoso do que eu era, e lá me fui ajeitando. E, como a Karocha tão bem apontou, acaba por ser uma coisa relaxante, estar a ver um programa de televisão ou um file e a tratar das unhas.

    ResponderEliminar
  17. Teresa

    LoooLLL

    Não, palavra de Karocha :-)
    É só o que uso há anos, compre numa boa drogaria e depois diga-me.

    ResponderEliminar
  18. Bendita seja Guimarães... Pago 2€ quando vou arranjar as unhas e ainda tenho direito a massagem com creme hidratante nas mãos. Na Inês Pereira no Aviz pago 4,5€ e só em último caso. 10€ é um atentado ao bolso!

    ResponderEliminar
  19. Não conhecia o blogue da Miss Verniz. Obrigada pela sugestão, Teresa.

    ResponderEliminar
  20. não conhecia o blog, mas achei engraçado como me revi nas tuas palavras. também trato das minhas em casa (sempre fi-lo porque sou imensamente forreta nas questões cosméticas), deixo-as curtinhas de tal forma que duram 2 semanas (bem esticadinho vai quase às 3) e também são uma desgraça porque lascam facilmente. também ando a usar essa base da andreia e espero obter resultados bons como evidencias!
    me likes :-)

    ResponderEliminar
  21. É muito raro gastar dinheiro numa manicure.

    Aliás, para manicures "normais", mil vezes o meu trabalho (sou uma perfeccionista de primeira com as unhas).

    No último ano experimentei o gel-verniz (há vários tipos que têm acabamentos distintos e fiz um que era tão natural que fazia impressão), mas o valor cobrado era um absurdo para o tempo que durava (apesar de ser um descanso durante 2 semanas). O que gastava numa ida era equivalente a um dos tais proibitivos Dior ou Chanel... e prefiro gastar esses dinheiro num frasquinho que dura mais do que duas semanas ;)

    Anyway, tens toda a razão quanto à Miss Verniz. É um verdadeiro serviço público!

    ResponderEliminar
  22. Eu compro vernizes Cliche normalmente. E raro vou à esteticista. Nunca comprei Dior ou Channel, simplesmente porque 20.00€ por um verniz não é para a minha bolsa. MAs estou curiosa: qual a diferença desses vernizes de 20.00€ para um de 3.00€? Obrigada por dar a conhecer o blog da miss verniz

    ResponderEliminar
  23. Ex-mulher, a diferença é habitualmente só uma: estas marcas lançam as tendências e cores malucas. Mas regra geral, ao fim de algum tempo as restantes marcas criam tons semelhantes :)

    ResponderEliminar
  24. Olá,

    Muito obrigado pela alusão ao meu blog, fiquei mesmo maravilhada com todas as opiniões e todas as demonstrações de carinho pela tua parte e pela parte de quem comentou....muito obrigado a ti e a todas as pessoas que comentaram e que apreciam o que eu faço, nem tenho palavras para dizer o quanto estou grata por esta amabilidade tua...!!!! Ainda bem que pude ajudar em qualquer coisinha, é assim que me sinto util e que penso que o que faço poderá mesmo ajudar a termos looks bem mais fashion e a sentirmo-nos melhores com nós próprias....muito obrigado por este post, gostei mesmo muito...!!!! E, vou tentar colocar tudo por cores....vou ver se sou breve...!!!!

    Beijinhos Grandes e continuação de boas pinturas..!!!

    Miss Verniz

    ResponderEliminar
  25. Filipa,
    Aposto que vai gostar tanto como eu e as outras pessoas que já se manifestaram aqui.

    SS,
    A base da Andreia funciona mesmo, e os resultados são notórios em pouco tempo.

    ResponderEliminar
  26. Me,
    Esse jeito que tens levou-me muito tempo a adquirir. Hoje em dia não me safo mal, mas ao princípio era coisa para uma hora, juro.
    BTW, tens umas mãos e umas unhas lindas, que já vi fotos.

    Ex-mulher,
    A Me acabou por responder por mim. Hoje é assim, dantes era mesmo só uma questão de gastar mais dinheiro, que não havia a gama de cores que hoje se encontra.
    E, tendo ou não bolsa para pagar mais de vinte euros por um verniz, continuo a achar uma parvoíce. :)

    Miss Verniz,
    Como podes ver, tens aqui reunida uma assembleia de fãs.
    Continua com o bom trabalho!
    E essa das cores com etiquetas era o céu na terra! ;)

    ResponderEliminar
  27. Ora muito agradecida :)

    (e sim, tenho jeito, mas foi coisa que se adquiriu ao longo dos anos, hehe)

    ResponderEliminar