segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vamos brincar à caridadezinha


A Miss Glitering divulgou no seu blogue, com a melhor das intenções, esta campanha solidária do Banco Santander Totta a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro a decorrer no Facebook. Apressei-me a ir lá dar o meu contributo, que consistia meramente em pôr um like na página do banco. Missão cumprida, os meus olhos desceram um pouco na página, querendo saber exactamente em que consistia aquilo. E fiquei estarrecida, cada like na página do banco reverte num generoso donativo de dez cêntimos a favor da LPC! Que extravagância! Que prodigalidade!

As contas fazem-se num instante. Dez mil likes, mil euros de donativo, vinte mil correspondem a dois mil euros. Imeeeeeenso dinheiro para um banco, sabendo nós que tais verbas são passíveis de dedução fiscal e que, de caminho, de cada vez que abrirmos o Facebook, seremos bombardeados com publicidade que não lhes custa um tostão, apenas por causa daquele nosso incauto e bem intencionado like.

Fiz marcha atrás, apressei-me a carregar no unlike, vão para o raio que os parta, não pactuo com filantropias destas.

E isto lembrou-me de duas coisas. A primeira foi uma canção de José Barata-Moura, nos revolucionários anos 70 (encontram-na no YouTube), que começava assim:

«Vamos brincar à caridadezinha,
Festa, canasta e boa comidinha.»

A segunda foi um cartoon do genial Quino, em que a impagável Susaninha, com os olhos a luzirem de gula e a lamber os beiços, diz à Mafalda que quando forem crescidas e forem senhoras da sociedade hão-de organizar muitos chás de caridade e banquetes com peru, lagosta e leitão, rematando logo de seguida, com expressão enojada: «para comprar feijão, arroz, massa, farinha e essas porcarias que comem os pobres».

7 comentários:

  1. Infelizmente "não há almoços grátis", ninguém dá nada a ninguém e os bancos então... ui ui!
    Tuli
    http://www.prettifyournails.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Mas achas que davam só por dar??? Claro que têm de tirar lucro :)
    Essa tira da Susaninha e Mafalda é fabulosa!
    Bom feriado!
    *

    ResponderEliminar
  3. AH AH AH! Teresa, garanto... estava a meio de ler o seu post e estava-me a lembrar desse mesmo cartoon. Sou fã incondicional de Quino desde pequenita. Os meus profs. chamavam-me de Mafaldinha, a Contestatária, I'll be damned if I know why. LOL
    Mas sendo a Mafalda a fã de Beatles que sabemos, considero uma avaliação até que válida da minha pessoa. ehehehe...

    ResponderEliminar
  4. Eia, ainda há dias cantei isto, a propósito de uma certa colega de Educação Moral.Vamos fazer a caridadezinha...

    ResponderEliminar
  5. Teresa, falta ainda um dado, a essas contas: é que provavelmente o valor máximo estipulado para a campanha poderá ser de dois mil ou três mil euros. Isto é: podem andar a clicar até aos 17 milhões de likes, que o que ganham depois de ultrapassar esse valor, não muda nada...

    ResponderEliminar