sábado, 10 de setembro de 2011

Mundo muito mal feito, sr. Afonso da Maia

«Carlos, rindo, arrastou-o pelo corredor. E de repente, ao entrarem na antecâmara, deram com Afonso falando a uma mulher carregada de luto, que lhe beijava a mão, meio de joelhos, sufocada de lágrimas: e ao lado outra mulher, com os olhos turvos de água também, embalava dentro do xale uma criancinha que parecia doente e gemia. Carlos parara embaraçado; o marquês instintivamente levou a mão à algibeira. Mas o velho, assim surpreendido na sua caridade, foi logo empurrando as duas mulheres para a escada: elas desciam, encolhidas, abençoando-o, num murmúrio de soluços; e ele, voltando-se para Carlos, quase se desculpou numa voz que ainda tremia:
— Sempre estes peditórios... Caso bem triste todavia... E o que é pior, é que por mais que se dê nunca se dá bastante. Mundo muito mal feito, marquês.
— Mundo muito mal feito, sr. Afonso da Maia — respondeu o marquês comovido.»

Eça de Queiroz, Os Maias


Ainda estou para saber por que raio compro todas as semanas a ¡Hola! desde os 16 ou 17 anos, se só a folheio, vejo os bonecos e, regra geral, me limito a ler os títulos. Ontem tropecei numa reportagem que irresistivelmente me trouxe à memória esta passagem de Os Maias. A dita reportagem mostrava-nos as duas manas Ecclestone em todo o esplendor da sua riqueza e acompanhadas dos correspondentes sinais exteriores. Tudo excessivo, tirando aquilo que o dinheiro não compra — bom gosto e bom ar. Está bem que o pai, patrão da Fórmula 1, é de origens muito humildes (fiquei a saber, dei-me ao trabalho de ler), filho de pescador, houve certamente muito mérito e muito trabalho em tamanha ascensão. Mas não deixa de ser revoltante transformar os números vertiginosos que a revista nos revela em milhões de refeições ou em cuidados de saúde. Não deixa de ser revoltante comparar estas duas inúteis com alguém como a Maria, que toda a vida se esfalfou a trabalhar e que presentemente vive uma odisseia num país carenciado de tudo como é Timor.

Demos então uma olhadela a algumas das imagens das manas Ecclestone com que a ¡Hola! nos presenteia (e palavra que amaldiçoo o tempo que desperdicei a digitalizá-las, não estão na página da revista, não tive outro remédio).

A mana morena, Tamara, ao volante do seu Ferrari. Não podemos negar que é bonita, mas o ar está muitíssimo mais para o extinto Café Photo de S. Paulo (os homens devem saber o que era) do que para Mayfair ou Belgravia. Há mesmo coisas que o dinheiro não pode comprar.

A mana morena no seu quarto da sua mansão de Londres. Menção para a decoração intimista e acolhedora, sem mais comentários. Vejam também a panorâmica da sala de cinema, na imagem inferior. Lord, take me now!
A mana morena num modesto cantinho do seu gigantesco closet (fiquei a saber que, só de Louboutins, tem a frioleira de 14 armários), junto de algumas das suas malas. De notar o papel de parede do interior, em padrão monogramado Vuitton, sendo apenas que as letras LV foram substituídas pelas suas iniciais, TE. E continua com ar de Café Photo, nada a fazer.
Reparem nas duas imagens de baixo. A ¡Hola! informa-nos amavelmente de que Tamara tem 17 Birkins. Mas é impossível não ver também as carteiras Chanel na prateleira inferior (tentei contá-las, mas perdi a paciência). Quantas crianças poderia esta única esquina de armário alimentar, vestir e manter na escola durante um ano inteiro? Umas largas centenas, se fosse em África.
A mana loira (?), Petra, com o marido muito recente (tenho uma vaga ideia de ter visto há duas ou três semanas a reportagem na ¡Hola!, mas é a tal coisa, nem dei atenção, fiquei agora a saber que casaram no mesmo castelo de Roma que foi cenário do casamento de Tom Cruise e Katie Holmes). O novel casal na acolhedora sala (nada como o preto para dar essa sensação de aconchego) da sua mansão de Belgravia.
A mana loira (?) à secretária do seu escritório na mansão de Belgravia, ecologicamente forrada de pele de crocodilo (estou capaz de lhe encher aquelas trombas de estalos). Folgo em verificar que o ar Café Photo runs in the family.


 A singela moradia do casal em Los Angeles (só para o Outono, esclarece a ¡Hola!), em tempos propriedade de Aaron Spelling. Custou 120 milhões de dólares, 104 milhões de euros, mais coisa, menos coisa, sendo que o menos coisa poderia provavelmente equivaler a um belíssimo apartamento no Príncipe Real. Foi presente da mãe, croata, que arrebanhou a modesta quantia de 815 milhões de euros ao octogenário ex-marido no acordo de divórcio de há dois anos. Estas eslavas devem ter talentos inimagináveis.


Pois. O marido recente da loira (?) deu-lhe este presente de anos, apenas de valor sentimental, que esta gente não liga a dinheiro. Deve ser para quando ela tiver o capricho de guiar da mansão para ir às compras em Rodeo Drive, que andar de limo a toda a hora também enjoa.

Lembrei-me também de versos de Alberto Caeiro por causa de todo este meu ataque de maledicência, que não o é. A coisa cifra-se mais em desprezo. Não, não tenho fome da sobremesa alheia. Entristece-me é que este mundo esteja tão mal feito.
«Ontem o pregador de verdades dele
Falou outra vez comigo.
Falou do sofrimento das classes que trabalham
(Não do das pessoas que sofrem, que é afinal quem sofre).
Falou da injustiça de uns terem dinheiro,
E de outros terem fome, que não sei se é fome de comer.
Ou se é só fome da sobremesa alheia.
Falou de tudo quanto pudesse fazê-lo zangar-se.» 


Alberto Caeiro, Poemas Inconjuntos

6 comentários:

  1. Bom post, Teresa.

    Como já disse no blogue do PRD, onde ele confessava gostar de ler este tipo de revistas, acho-as muito educativas, para que nos apercebamos até onde pode ir a natureza humana. Conhecer comportamentos destes, no fundo, é cultura, para que tenhamos consciência deste aspecto do nosso mundo.

    Estamos sempre a aprender, tudo depende do ponto de vista.

    ResponderEliminar
  2. A foto dos pais delas:
    http://www.mdig.com.br/imagens/amor/bernie_slavica_ecclestone.jpg

    -pausa para rir muito-

    Parte destas posses vêm de ligações comerciais, a LV e Hermés ganham muito ao terem os seus artigos associados a estas fortunas, duvido MUITO que paguem tudo quanto têm. Tirando isso, acho a Tamara muito bonita, apesar daquele nariz agora na moda entre os cirurgiões... o pior disto tudo é haver gente que absorva que o caminho da felicidade é num closet carregado de tudo.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do texto...há gente para tudo , até para embarcar, como diria o Marquês de Pombal.
    Mas é o mundo que temos...pena que não esteja mais equitativamente dividido.

    ResponderEliminar
  4. Olha eu não gostei. O dinheiro é delas, não o roubaram e ao que sei não são as únicas a fazer esta vida de hiper luxo. Ninguém sabe o que dão a quem precisa, se muito se pouco, se nada e também ninguém tem nada a ver com isso.
    A Tamara é bem bonita. Muito pior ar tem a Paris e muita actriz de cinema, que só se safa nos filmes.
    Sinceramente estava à espera do quê? Que quem tem dinheiro dê toda a sua fortuna porque dos pobres é o reino dos céus?
    Este post soa a demagogia de esquerda e nem parece seu Teresa. Não consigo concordar.

    ResponderEliminar
  5. For Christ's sake! Pensei, antes de ler, que o quarto da mana morena fosse de um hotel qualquer. De resto, nunca tinha visto estas queridas mais magras. Nem sabia da existência delas, aliás.

    ResponderEliminar
  6. Mundo muito mal feito, sim senhora, e é nestas alturas que tenho pena de não acreditar numa justiça divina, que corrija algumas coisitas.

    Não nego que o dinheiro é delas e fazem dele o que quiserem, prafraseando alguém acima, mas tenho muita, muita pena que haja pesssoas que dediquem a sua vida à inutilidade total, podendo fazer tanto, e para tanto apenas faltando querer. Não há qualquer mérito na forma como estas senhoras ganharam tal fortuna, apenas sorte, e podiam retribuir alguma dessa sorte, ajudando quem podiam.
    Também tenho muita, muita pena de quem acha que ter sucesso na vida é ter um closet tão recheado como este. E não são poucos (poucas?).

    Já agora, até pensei fazer um post no meu blog, mas este é muito mais lido, por isso aproveito: a unicef está a fazer campanhas em áreas de emergência, realço o corno de África, onde há anos se verifica uma tragédia humanitária. É ir a www.unicef.pt, clicar nas patinhas de emergências e donativos, e nem que seja cinco euritos: eles explicam como tão pouco pode fazer tanta diferença. Podemos retribuir a sorte que tivémos de não nascer ali, embora!

    E dou o exemplo de alguém que é multimilionário com muito mais mérito, e anda a dedicar o seu dinheiro e vida a uma causa nobre: Bill Gates associou-se à unicef, pela vacinação e erradicação da polio. Porque há pessoas que têm dinheiro e são pessoas.

    ResponderEliminar