quinta-feira, 30 de junho de 2011

Se não visse não acreditava


A publicidade automática que nos surge quando abrimos muitas páginas, na maior parte das vezes um engodo trapaceiro para nos arrancarem uns cêntimos ou uns euros, consoante a desfaçatez, desta vez deixou-me siderada.

É só ver o anúncio que me apareceu à direita, ao abrir esta página da revista Sábado. Pôr esta estupidez a votação para ganhar dinheiro já é macabro e de escroque. Que ainda por cima publicitem uma viagem como prémio ultrapassa tudo. Uma viagem aonde, já agora? Uma viagem só de ida, talvez?

O Zé Carlos, meu amigo do grupo do Liceu, filho do dono da que era a maior agência funerária do país, durante muito tempo lidou com algum embaraço com a profissão do pai. Depois aprendeu a contornar o assunto e em resposta ao clássico «o que é que o teu pai faz?» ouvi-lhe disparates de ir às lágrimas. As respostas que mais me faziam rir, as minhas favoritas, eram «tem uma agência de viagens de ida» e «tem um negócio de carnes frias».

Uma coisa é um adolescente brincar com a profissão do pai, antecipando-se a palavras como cangalheiro ou gato-pingado, que fatalmente ouviria  em piadas, e ficando em vantagem, por ser o primeiro a rir do assunto. Outra, muito diferente, é ganhar dinheiro desta maneira sórdida.

4 comentários:

  1. ... palavras para quê?
    No entanto toda a história da Agência Funerária me trouxe à memória a existência de um estabelecimento desse ramo que se chama (e juro que não é piada) Agência Funerária Katespero.
    Were do I begin?...

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  2. Eu adoro gente que explora o sofrimento dos outros... Mesmo! é isso e o programa do Goucha! Adoro tanto que nos últimos dias assim que falavam no Angélico diminuia o volume da tv e desligava! Gosto de ter o poder de desligar das coisas que não gosto, mas o mal da net é este, vás onde vás, há sempre o risco de teres de ler coisas que não queres...

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  3. Marta,
    Acredito perfeitamente. Um dia ainda hei-de ganhar coragem e hei-de contar aqui a coisa mais indecente que fiz em toda a minha vida. E tinha que ver com agências funerárias. Descobri uma que se chamava A Boa Viagem. Também é catita, hem? Mas nada bate Katespero. Até pelo k.

    Catarina,
    Era o caso. Abre-se uma página para ler uma notícia e salta-nos uma barbaridade destas aos olhos?

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  4. O macabro vende...
    Sempre que vejo este tipo de publicidade não deixo de me perguntar se haverá pessoas que seguem mesmo esses links. Deve haver...

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