domingo, 1 de maio de 2011

O primeiro passo

Nos primeiros anos do seu pontificado, disse muitas vezes que o Papa João Paulo II seria canonizado ainda durante a minha vida, e muitos amigos meus se lembram dessas minhas palavras. Foi hoje a sua beatificação, a mais rápida da História. 

«Perdoarás não sete vezes, mas setenta vezes sete»
Com Mehmet Ali Agca, que tentou assassiná-lo a 13 de Maio de 1981. Um ano depois, o Papa faria a sua primeira visita a Portugal, expressamente para agradecer a Nossa Senhora de Fátima ter sobrevivido ao atentado.

4 comentários:

  1. Um homem extraordinário. Não direi que concordo com tudo o que fez (ele se calhar não concordaria com tudo o que faço) mas esse momento do perdão tocou-me profundamente.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de eu não ser religiosa, não renego a educação que me foi ministrada, essencialmente baseada em princípios cristão. E o Papa soube incorporar esses princípios, designadamente com esse perdão e com os pedidos de desculpas a Galileu (mais vale tarde do que nunca) e aos nossos irmãos mais velhos, os judeus, por tudo o que lhes fizemos em nome da religião. Acho que estas acções demonstram que foi um homem muito especial, capaz de perdoar e pedir perdão.

    ResponderEliminar
  3. Helena,
    Também eu não concordo com tudo. Mas, ainda assim, e não sei explicar, sempre houve em mim a certeza da santidade dele. Sei que percebes, mesmo que possas discordar.
    E agora poderei chocar-te. Rezo-lhe todos os dias. Para mim ele vem logo a seguir sos meus grandes Santos: S. Francisco de Assis e Santa Teresa de Lisieux (a quem devo o nome). E conheci-o em vida.

    ResponderEliminar
  4. Julie,
    Outro apontamento valioso. E fomos contemporâneas de um santo. «E habitou entre nós.»

    ResponderEliminar