sábado, 26 de março de 2011

Intersecções

O blogue começado há quatro anos para registar viagens nossas continua agora, mesmo depois da partida do Zé, mesmo que só eu e o Carlos possamos escrever lá. As fotografias são assombrosas, a escrita do Carlos traz-me referências incontáveis.

O meu querido Carlos (já vos disse que tem uma das vozes mais feiticeiras que conheço?) ainda é um bocadinho nabo nesta coisa dos blogues, gastei mais de duas horas a limar imperfeições diminutas na última entrada. Espaços a mais entre fotografias e texto, falta de espaços a seguir a vírgulas, coisas patetas mas a que ligo muito, por gostar de ver tudo perfeito.

E, como escrevi lá:

NOTA FINAL, agora escrita por mim, a Teresa: Este blogue é um trabalho de amor e de amizade (e a amizade é talvez a forma mais perfeita  de amor). Tudo o que é aqui publicado é amplamente discutido entre mim e o Carlos, em incontáveis telefonemas.Até a banda sonora. Com a minha paixão assolapada por Ópera, era inevitável que me lembrasse da Carmen, depois de o Carlos várias vezes ter referido o Zé como Don Jose. Está longe de ser uma das minhas óperas de eleição, já o Carlos gosta muito dela, achando-a leve, ligeira. Poupo-vos a nossa discussão, eu a dizer "por amor de Deus, a gaija morre esfaqueada, o que é que há de leve e ligeiro nisto?"

Chegámos a uma solução que agradava aos dois para a banda sonora. A Habanera, pela voz incomparável de Marilyn Horne, provavelmente a maior mezzo soprano do século XX.

Carmen era um espírito livre. Tal como Marie Duplessis, a Dama das Camélias. Tal como Violetta Valéry, a Traviata. Tal como o Zé, o nosso amigo de quem a saudade vai sendo cada vez maior. Vale-nos a memória.


1 comentário:

  1. Ok Teresa tudo bonito, perfeito e...
    Escrevo com pressa enquanto aqui no atelier se discutem propostas relativas a um novo projecto. Tantas coisas em simultâneo, longe e perto...
    Tantos mundos no meu mundo...
    Tudo bonito, perfeito, imagens e textos que vou completando à medida que esta manhã vai correndo e os contornos de mais um dia se definem. Um dia que começa com memórias e continua quando queremos que amanhã se encha de significados!

    ResponderEliminar