quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

My eyes! My eyes!



Hoje a Conceição, minha colega de gabinete e boa amiga, veio mostrar-me a Telva, revista de moda espanhola que compra todos os meses.  «Lembrei-me logo de ti quando vi isto! Não é incrível?»

Fiquei boquiaberta. Quem terá sido a produtora daquela sessão fotográfica sobre sandálias (a minha paixão são sandálias e botas, muito mais do que sapatos)? Se eu fosse directora da revista ou a despedia acto contínuo ou, solução mais branda, tais imagens nunca seriam publicadas, e a senhora levava uma bela reprimenda sobre a escolha de modelos.

Sim, que isto da moda tem muito que se lhe diga, há modelos para mãos (Meryl Streep, a minha adorada Meryl Streep, por exemplo, tem mãos feias) e  há modelos para pés, especificamente. Cara e corpo não têm de condizer, nem por sombras, lembro-me de uma vez, há anos, ter reparado que Naomi Campbell, aquela Vénus de ébano, tinha joanetes. Talvez fruto de muitos, demasiados anos a equilibrar-se em cima de saltos de vertigem, não sei.

O que sei é que as imagens me deixaram estarrecida. Que pés são aqueles, justos céus?! Dedos deformados, unhas amareladas e mal cortadas que nem uma camada de verniz de cor neutra parecem ter levado. Problemas de circulação, pele grossa nos calcanhares, quase a gretar, a pedir muita pedra-pomes e muito hidratante. Na última imagem, até sujos e cheios de sarro os pés parecem estar. Esta gente da Telva não deve estar boa da cabeça, é o que é.

9 comentários:

  1. MAis parece uma sessão sobre 'como não se apresentar...'

    ResponderEliminar
  2. Pensava que ias dizer como são horrendas as sandálias números 2 e 4. Que o são. Mas afinal o tema era aqueles pés... Numi, pietà.

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que existem sandálias da Bordalo Pinheiro!! ;)

    ResponderEliminar
  4. e eu, que nao ligo pevas a modas e acessórios, também dei logo pelo horror daqueles pés.

    uma questão de falta de gosto, deve ter sido por isso.

    ResponderEliminar
  5. É engraçado. Já uma vez li (ou ouvi) qualquer coisa sobre a dificuldade de se encontrarem pés bonitos no mundo da moda. Mesmo modelos muito consideradas (a Teresa dá o exemplo da Naomi Campbell) têm pés feios. Dou comigo a apreciar os pés de modelos e actrizes, sobre as passerelles e/ou os tapetes vermelhos e, apesar de estarem bem tratados, os pés, em si, deixam muito a desejar (joanetes, dedos tortos e/ou desproporcionados, etc).

    Numa sessão fotográfica destas, os autores perderam a oportunidade de apresentar pés bonitos e bem tratados, mesmo que as suas donas não se adequassem a fotos de corpo inteiro.

    ResponderEliminar
  6. Os pés são horríveis, a condizer com as sandálias. Nada destoa.

    ResponderEliminar
  7. Aaaargh! A 2ª foto então matou-me... Das unhas horríveis à sola de loiça de Alcobaça, nada se salva!
    *

    ResponderEliminar