domingo, 27 de junho de 2010

My new best friend

Andava há anos a trabalhar no arame, uns cinco, pelo menos. Há muito que o Sr. Gabriel, o meu mago da informática, me advertia para a necessidade de comprar um disco externo, tanta a tralha que tenho acumulada no computador. Da primeira vez que me falou disso, um disco externo aí de uns 80 GB custava para cima de 200 euros, e achávamos barato. Como sou uma criatura intrépida e com grande dose de fé na Providência, fui adiando a compra. E adiando. E adiando. Até que, há coisa de um mês e tal, o Abel me disse que era perigoso ter menos de 15% de espaço livre no computador (o homem é da IBM, sabe o que diz!). O meu subconsciente registou a percentagem, mas a coisa não passou daí, tonta até aos últimos limites. Já esta semana, e porque comecei a notar lentidão no funcionamento, fui investigar as intimidades desde bicho. E fiquei de cabelo em pé. Tinha 8 (OITO!) gigas disponíveis!! Instalou-se o pânico. E se eu perdia preciosidades que tenho aqui? Músicas, filmes, fotografias? Impensável!

Na sexta-feira rumei à Worten, comprei um disco externo de 1 TB (mil gigas), que custou a anedota de 74 euros. De caminho fiz por aqui grandes arrumações, mais há ainda a fazer, havendo tempo e paciência. 

Tenho pena de não ter feito print screen do estado inicial do computador, iam arrepiar-se, tão estreitinha era a fatia de espaço disponível — eu andava mesmo a trabalhar no arame. Este é o  estado actual:



E este é o espaço ocupado por coisas preciosas que me levaram anos a reunir, muitas conseguidas a duras penas, todas agora armazenadas no precioso disco externo:



6 comentários:

  1. Obrigada por este post, Teresa, que me lembra mais uma vez que tenho de fazer uma cópia de segurança das coisas que tenho no computador ou ainda me acontece alguma coisinha má.
    Trabalhar no arame, diz bem, e sem rede.

    ResponderEliminar
  2. Parabens....estava a ver que um destes dias, choravas baba e ranho.....

    ResponderEliminar
  3. Baba e ranho é pouco: lágrimas de sangue! Isso sim.

    Teresa,
    não te esqueças de ter sempre uma cópia de segurança actualizada. Que o diabo tece-as quando menos se espera.
    Outro dia perdi todo o meu outlook - passou os 2 gigas, adeuzinho.
    Nada que um programa comprado online por 50 euros não resolva, diga-se de passagem...

    E agora ando a ver se encontro um programa que também se compra online e compara o que mudou entre dois backups, para fazer cópia de segurança apenas do que mudou.
    É que não me apetece obrigar o computador a sobregravar o que já está, a um ritmo semanal ou semelhante: são horas de trabalho!

    Finalmente: quando é que desligas o disco externo? Nunca sei se devo desligar primeiro o computador e depois o "melhor amigo", ou o contrário.

    ResponderEliminar
  4. Aconselho um programa da Norton que se chama Norton Ghost 14.0 ...especial para Backups, automáticos, só para determinados Folders, etc....uma das coisas que faz é precisamente os backups por incrementos de coisas novas. A coisa vende-se online, na Fnac...e custa aproximadamente $US 70 vale todo o preço....

    ResponderEliminar
  5. Já agora qual o problema de desligar o Disco Externo....consome energia, faz barulho....aquece , quando não é necessário é desligar
    .

    ResponderEliminar
  6. Abel,
    eu desligo sempre que não preciso. Não sei é qual é o procedimento adequado. Vivo no fio da navalha, sempre no temor de estragar o disco externo...

    ResponderEliminar