domingo, 14 de março de 2010

The non-fashion victim

The non-fashion victim sou eu, assumidamente. Vou agora proferir a heresia máxima, para horror do galinhame todo: o meu interesse por moda é mesmo só muito relativo. A saturação de Moda Lisboa (acho que é numa única palavra, mas não vou verificar) por essa blogosfera feminina fora, antecedida que foi pela Paris Fashion Week, põe-me a bocejar. Não podia interessar-me menos. Não costumo visitar sites de moda, não estou a par das últimas tendências, nem sequer compro revistas de moda. Do que se usa lá vou tendo os vislumbres suficientes, o q.b. que me permita não parecer saída de um filme antigo mas que se adapte ao meu corpo, à minha idade e à minha maneira de ser. Aposto sempre mais na qualidade, e é por isso que tenho no armário e continuo a usar coisas com mais de vinte anos.

É só ver a imagem acima. É, se não me falha a memória, de 2002. Trench coat ainda Burberrys (depois passou a Burberry e agora parece que já é Burberry Prorsum, vá lá a gente entender-se!), no meu armário havia já doze anos. Cachecol de caxemira da mesma marca, comprado em Barcelona em 1990. Chapéu idem, uma das melhores compras que fiz em toda a minha vida, continua a valer cada tostão, comprado na loja da Rua 57 em NY, em 2001. O meu fiel sacão Vuitton que vai a todas e já vai em mais de vinte anos de bons e leais serviços. Estou compostinha e muito confortável.

E depois temos imagens como esta. Era uma miúda, vi-a de frente, não tinha de certeza mais de 17 anos. Mas calças de cintura descaída, por mais que estejam na moda, dificilmente são favorecedoras, mesmo quando se tem uma figura escanzelada (não era o caso). Avistei esta miúda por acaso há uma semana no metro, quando tive de ir à Worten do Colombo e estava a verificar umas certas fotografias na máquina. Aquela banha tão feia a saltar (que umas calças de cintura no lugar disfarçariam) chamou-me a atenção. A outra coisa que para mim foi gritante foi que aquela miúda devia sentir-se tudo menos confortável naquela roupa. E o conforto é outro grande valor, e melhor ainda quando somado ao bom senso.

Ai, que bom estar quase a fazer 50 anos e não querer nada com parvoíces destas!

18 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo.
    Tenho 20 anos e sou incapaz de vestir umas calças como as da rapariga da fotografia. Desde que comecei a apreciar a qualidade de tecidos e o corte das peças (aprendi com a minha mãe) não compro qualquer coisa. Prefiro muito mais ter 3 ou 4 pares de calças de ganga bons do que 10 que nao me ficam minimamente bem...prefiro comprar sacos e carteiras de pele do que pechinchas que cheiram a plástico...
    são opções...

    ResponderEliminar
  2. Gabi,
    É uma alegria encontrar uma menina tão novinha com bom senso.
    De resto... quem é que precisa de dez pares de calças de ganga? Dois ou três cumprem perfeitamente a função, não é? :)
    As coisas boas que comprar agora, com critério, provavelmente ainda vai usá-las daqui a vinte anos. Nunca esquecer que a moda é coisa que se repete muito, que já nada se inventa.
    Beijinho, bem-vinda.

    ResponderEliminar
  3. Cá está mais uma :)
    Sim, tenho casacos, lenços, cachecóis (um igual ao teu) e carteiras com cerca de vinte anos e estão sempre mais do que na moda, só tenho pena que certas calças, saias, fatos, vestidos e afins... tenham deixado de me servir, porque também para mim, moda é a minha moda! É o meu sentir bem, é a minha forma de estar, vestir, calçar... enfim...

    Beijocas e boa semana***

    ResponderEliminar
  4. Uma fotografia com dez anos. Vai lá vai.
    Queria era ver-te agora, deves estar muito gira.

    ResponderEliminar
  5. Não podia estar mais de acordo.
    Também sou fã das peças que se deixam usar por 20 anos ou mais (ainda uso uma gola alta que o meu pai usava em solteiro e não tem um borbotinho para amostra...e já lá vão quase 45 anos de casamento!.
    Quanto a carteiras de plástico e afins, Deus me valha! Mesmo que não se tenha possibilidade de comprar Louis Vuitton há outras marcas com muita qualidade e menos caras que duram eternidades...tenho um saco idêntico (num estilo mais "navy", de uma marca cujo nome agora não recordo!)que comprei em 1993 na Loja das Meias e continuo a usá-lo Verão após Verão, sempre com agrado!
    Adoro, por exemplo, o conceito da Barbour:de x em x anos (consoante as necessidades) mando "ensebar" e "remendar"a minha parka e usufruo de uma peça fantástica há mais de 10 anos, parea a qual entretanto fui adquirindo complementos...um carapuço, um forro quentinho!!!
    Tenho decidido que um trench Burberys (!) substituirá uma ampla gabardine que me presta os seus serviços há cerca de 10 anos e, para o lugar do sobretudo camel que este ano já não foi usado por razões óbvias e evidentes (nas mangas e bainhas!) será substituído logo que possível por um Max Mara!
    Digam o que disserem, não há nada como o conforto de uma boa peça...como diz o "outro", estilo é esquecer o que levamos vestido assim que acabamos de nos arranjar!

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto da Moda Lisboa enão sou fashion victim. É um bocadinho saber um pouco mais sobre outra área, mais efémera que a pintura ou a música, por exemplo. Claro que está a anos luz da semana da moda de Paris, mas cada um tem a semana da moda que merece. A começar pela assistência.

    Não há dúvida que a qualidade e a conforto se devem impor na hora da compra. E o gosto pessoal. Não é por as tendências ditarem que se usa roxo que vou passar a vestir-me como o Senhor dos Passos.

    Pelo contrário, sou capaz de usar aquilo que ninguém usa: estou a lembrar-me, por exemplo, de uns sapatos de campino, com franjas (sim, na Golegã usa-se, uma vez por ano), que levei para a última passagem de ano. Devo dizer que foram comentados durante uma boa meia hora. Mas se estão bons para a rainha Isabel, estão bons para mim.

    (e sim, os cachecóis da Burberry são do mais quente que há. Ao contrário das gabardines, devo dizer)

    ResponderEliminar
  7. Teresa,

    A Burberry continua a existir, a B. Prorsum é uma casa "filha", com um estilo apenas mais inovador. Mas não tira o mérito da primeira nem o seu nome nem os seus clássicos.

    A foto do outfit de há 9 anos atrás é intemporal, até hoje podemos usar o mesmo. Pouco importa a idade.

    Agora calças jeans como a da menina, dentro de 10 anos ela não vai gostar assim tanto.

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  8. Querida Teresa,
    Não sei se consigo perdoar-lhe o roubo das palavras e do tema. Era precisamente isto que queria dizer no meu sítio. Mas gabo-lhe a rapidez e o sentido de oportunidade. :D
    E já agora, que de frivolidades também é escrita a vida, tenho que concordar com o que depreendo da mensagem do Anónimo lá de cima. Que bonita!

    ResponderEliminar
  9. Teresa,

    Com certeza aos 17 anos nao te vestias de Burberry e devias comparar o discernimento de uma mulher de 40 com uma de 17 (se tanto!)

    Dos tamancos da nossa superiodade etaria, esta geracao parece-nos perdida e bastante estupida nas suas opcoes. Mas nos tb ja fomos perdidos e parvinhos na nossa idade, certo? Alias, a idade e' sempre relativa - para nos nossos pais, ainda fazemos um montao de asneiras!

    A nova geracao tb crescera e ganhara rumo. Esta' nas nossas maos mostrar-lhes o que e' sensato sem ofender ou desmoralizar, porque isso so cria angustia, revolta e nao aceitacao. Ja alguma vez deste ouvidos a quem te critica com escarnio?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Cenourit@,
    Pois é, as coisas duram-nos anos e anos. Algumas deixam de servir, é certo, acho que já não consigo voltar a entrar numas calças 32 (caso das que estão nesta fotografia)... e tenho ali tantos pares! Não é que tenha perdido completamente a esperança, mas... acho pouco viável :(

    Cláudia,
    O trench coat Burberry é um belíssimo investimento. O meu tem vinte anos e está novo. É só limpar e impermeabilizar numa boa lavandaria (Tinturaria Jaguar, na Graça - recomendo, não são nada careiros e vão buscar e levar).
    Já o casaco comprido camel... o meu foi reformado este Inverno, depois de 14 (sim 14!) anos. É a tal coisa, as mangas um bocadinho coçadas, a zona dos bolsos em que a carteira roça, mas ainda aguentava mais um Inverno. Mandei limpara e enviei-o para a Madeira. Comprei um lindo de substituição nos saldos do Corte Inglés :)

    Beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  11. Pedrinho,
    Eu não estava a falar exactamente da Moda Lisboa, só estava a explicar como me posiciono em relação à moda. Adorei, por exemplo, os posts que a Elite fez sobre a Paris Fashion Week por nos darem uma perspectiva de bastidores, e isso acho muito interessante.
    Mas, já falamos disso, o que acho ridsículo é que dezenas de bloggers que, provavelmente, ainda percebem de moda menos do que eu (e que nem quero imaginar como se vestirão), desatem a escrever furiosamente e a pôr fotografias, como se elas próprias fossem uns ícones da moda.

    Quanto às gabardines da Burberry... e eu não sei que são frias? Por isso devem comprar-se suficientemente folgadas para assentarem bem com um blazer de lã por baixo, por exemplo. Não sei se sabe... mas pode comprar-se um forro à parte, elas por dentro já trazem os botões para ele. Ando há anos a adiar a compra, porque é bastante caro. Da última vez que estive em Londres no Inverno (cá nunca vi à venda) ainda estive para comprar um, mas não tinham o meu n.º (o n.º das gabardinas vem cosido no interior de um dos bolsos, como fiquei a saber quando o empregado me pediu licença para verificar) e eu já não tinha tempo de ir a outra loja, foi no último dia.
    Outro pormenor: eu estava com um botão a menos. Contactei-os. Não vendem botões individualmente, só vendem o conjunto completo. Mandaram-me pelo correio. Nem foi nada caro, devo dizer (15 libras + 10 de portes), sabemos como os botões podem ser caros.

    Beijo!!!

    ResponderEliminar
  12. Elite,
    Por aqui já se vê o que eu percebo de moda, looool! Pensei mesmo que fosse a nova designação, que saloia! Obrigada :)
    E si, também acho que é um look intemporal :)

    Catherine,
    Essa agora, com franqueza!!! Há espaço para todas as opiniões! Eu não esgotei sequer o assunto, muito mais haveria a dizer. Além de que ninguém tem o exclusivo dos temas, como é evidente!!

    Beijos às duas!

    ResponderEliminar
  13. Minha querida AEnima,
    Para começar, eu sou muito mais velha do que tu, não somos sequer da mesma geração!
    Acredites ou não, aos 17 anos eu já sonhava com uma Burberry, como sonhava com a Kelly (muito antes de tudo quando é ranhosa ter desatado a suspirar por Birkins e Louboutins), ou com uma caneta Montblanc... :) De resto, sempre fui8 bastante clássica a vestir, mesmo quando era muito nova. Nunca fui dada a excentricidades. Se vires fotografias minhas com 17, 18, 20 anos percebes logo isso.

    De resto, eu não quis atacar ninguém, acho que me percebeste mal. Expus o meu ponto de vista e dei um exemplo de uma coisa que acho que fica horrorosa seja em que idade for.

    Beijo grande, despacha-te a ir buscar o teu lindo Ollie!!! :)

    ResponderEliminar
  14. Não sou uma fashion victim mas gosto de ver as tendências e de seguir algumas. Por exemplo, já usei e continuo a usar algumas calças de cintura descida, é certo que não ficam bem a todas como é exemplificado na foto (a mim ficam muito melhor lol). Outro exemplo, nunca aderi à moda da barriga à mostra!!! Gosto de me sentir bem e confortável com o que visto! Resumindo não sou uma pessoa clássica no vestir, mas não digo que não a um trench coat Burberry e muito menos a uma LV!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Eu sei que nao, T! :D

    Li de relance o teu comentario ao Pedro e so te queria avisar que ha forros em PT 'a venda. A minha mae tem uma ou outra Burberry que comprou com o forro na Marques Soares ou Me Alegro - nao te sei e' dizer qual das duas nem em que ano. Existem essas lojas em Lisboa?

    ResponderEliminar
  16. Bom... Tb não exageremos, Teresa. É que na fotografia parece ter saído do catálogo...

    Bom, mas para confirmar o que diz , desde a adolescência, gabardinas só tive duas. Ambas Burberry e ainda visto qualquer das duas. Como tb "alarguei", uma delas ficou para usar só com "pullover", sem casaco ou fato. E tenho uma Barbour encerada que este Verão lá irá pôr mais um ou dois remendos. Mas, acima de tudo, recomendo, mais uma vez, os guarda-chuva da Swaine, Adeney & Brigg.

    ResponderEliminar
  17. Bem, bão tenho peças com 20 anos, porque acho que a roupa de 10 anos não me serviria agora, mas concordo plenamente. Além de outras coisas, sou formadora e por vezes tenho vontade em pedir às alunas que regressem a casa para se vestir condignamente (e muitas são senhoras entre 35-45 anos). Há uns dias, uma delas de 39 anos, vestia umas calças semelhantes à da foto mas com uma cinta ainda mais descida, o que era de facto um ultraje ocular. Se pensava que não podia piorar, enganei-me no preciso momento em que a dita resolveu sentar-se (porquê?) e revelou a sua subida cueca fio-dental vermelha, que tentava ocultar o contorno glutear enquanto que as calças gritavam pos socorro.
    Enfim... ainda bem que há quem goste de si proprio e evita estas figuras tristes.

    ResponderEliminar