segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Objecto jurássico

Alguém ainda sabe o que é um saiote? Ou uma combinação?

Há coisa de duas semanas comprei dois vestidos na Marias, loja de que sou uma das freguesas (gosto de dizer freguesa, pronto) mais antigas — que me lembre, a primeira vez em que lá aterrei foi no próprio dia da abertura, por mero acaso, e mantive-me fiel nestes já quase vinte anos.

Têm sempre coisas lindas e de grande qualidade, que o primoroso gosto da São renova permanentemente. Não corremos o risco de sair à rua e tropeçar em mais trinta mulheres com a mesma saia, ou o mesmo casaco. Os sapatos de algumas entradas atrás são de lá, Luciano Barachini, a Marias é a única loja a vendê-los em Lisboa.

Os dois vestidos que comprei eram italianos, da mesma colecção. Corte império, lindos e hiperconfortáveis. Cinza e preto um, rosa claro e cinza o outro. Já tinha vestido o cinzento duas vezes, vesti o cor-de-rosa na passada sexta-feira. Se com o cinzento não tinha havido problemas, com o rosa houve, se houve! A saia, de malha, não era forrada e em contacto com os collants fugia-me pernas acima. Andei o dia inteiro a puxá-la o mais discretamente que me era possível pelos corredores do Colosso, certamente para gáudio do polícia que está sempre plantado junto ao elevador (e que eu já topei a espreitar as pernas de uma adjunta). 

A solução única e possível era comprar um saiote. Ahh! A odisseia que foi comprar um saiote! Já não existem, as lojas de lingerie não têm. Em todas as que visitei me avisaram de que iria ser muito difícil, senão mesmo impossível. Ao fim da tarde telefonei para a Marias e perguntei à São se o problema seria só do meu vestido e de um qualquer inexplicável lapso que o tivesse deixado sem forro (o outro tem). Já não havia vestidos iguais, mas uma das empregadas lembrava-se, aquele modelo não tinha mesmo forro. A São, a mesma querida de sempre, disse-me imediatamente para levar lá amanhã o culpado, e ela manda pôr-lhe um forro. Problem solved. Experimentem fazer isto na Zara...

8 comentários:

  1. Sei. Verão ou Inverno, a Avó não sai à rua sem combinação. Devo dizer até, que já saiu à rua só de combinação e casaco comprido. Um dia conto, que tem graça.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, as coisas de antigamente têm uma razão genuína de ser... :)

    ResponderEliminar
  3. EU AINDA TENHO UM SAIOTE!!!!
    Deve ter mais de 20 anos e ainda me tem valido muito. Felizmente que naqueles desvarios de me desfazer dos trapos tive o bom senso de o ir guardando sempre.
    E à cautela vou herdar as combinações todas da minha mãe que estão impecáveis...
    e as camisolinhas interiores de mousse, arrendada, deliciosas!
    xxx

    ResponderEliminar
  4. Sei o que são mas não uso há anos, e se calhar é o que me faz falta e não sabia...

    ResponderEliminar
  5. Pedrinho,
    Mas é que vai ter mesmo de contar! Eu já fui comprar cigarros à bomba de gasolina de gabardina (mas sempre era Burberry!) e botas altas. Kinky, hmm? :)
    (o namorado é que ficava desvairado a imaginar-me a bater com o carro e a ir parar a um hospital naqueles preparos - hiperventilava, o desgraçado)

    Conceição,
    Combinações!!!!
    Tive algumas, acho que no máximo até aos sete ou oito anos. E a minha Mãe, que tem a mania de guardar as coisas mais disparatadas, sempre foi implacável a deitar roupa fora, vá a gente perceber. Que inveja, minha amiga!

    Wednesday,
    Long time no see!!! Já fui visitar-te, estranhei a ausência!
    E sim, prova-se que tinham mesmo razão de existir.

    Gi,
    Espera... agora tens de explicar. Não sabias que tais peças de roupa existiam? :)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Gostei do teu blogue. Antigamente havia umas combinações em algodão bordadas, lindissimas. Estou a falar do tempo da minha avó, eu confesso que herdei algumas, e que cheguei a transforma-las em casmisas de noite. Existem peças que ainda bem que voltaram a usar-se, e que eu gostaria até que tivessemos coragem de usar mais, como por exemplo os chapéus.

    ResponderEliminar
  7. Ha saiotes e combinacoes sim senhora! Eu tenho imensos e adoro. Mesmo nao precisando deles, acho principalmente as combinacoes do mais sexy que ha para usar como camisa de dormir, para aquele look "sexy sem mostrar que estou a fazer esforco"!

    Mas agora que penso melhor, acho que nenhuma delas foi comprada em Portugal. Tenho muitas que trouxe dos Estados Unidos - seccoes de lingerie de qq department store como Dillards, belk, etc. E ja comprei algumas aqui no UK, na Marks & Spencer e na John Lewis. Admito... nao tenho qualquer necessidade delas, mas e' uma tara! Passo por uma, tenho que a comprar! Faz-me lembrar a minha avozinha... sei la... gosto tanto da moda dos anos 40!

    Se nao conseguires na amazon, diz qq coisa. Uma proxima vez que for 'as compras e me lembre nao me custa nada comprar-te uma aqui e enviar.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Que giro! Ontem quando fui sair tive o mesmo problema que comenta, desta feita com uma saia e uns collants! Mas saiote? Não me passou pela cabeça... Acho que cheguei a usar um, que me emprestou a minha avó (e não estou a brincar!) Mas isso foi há muito tempo atrás...

    ResponderEliminar