quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As blogo-excluídas

A minha intenção inicial com este post era provar que também seria capaz de ter um blogue de gaja, na hipótese remota (muito remota) de estar para aí virada. Ao fim e ao cabo, e se pensarmos bem, reúno os requisitos indispensáveis: sou gaija (gajas são as que não são minhas amigas), também gosto de trapos, e de sapatos (eu é mais botas e sendálias), e de carteiras (C-A-R-T-E-I-R-A-S, todas comigo, vá!, que malas são as de viagem), de betumes para as trombas e dessas tretas todas.

Como sempre, entre a minha intenção inicial e o resultado final pode ir uma muito larga distância, que eu cá sou perita em dispersões. Vou tentar mesmo cingir-me ao assunto, mas não prometo nada, escusam de vir depois com reclamações. Lá mais para a frente hei-de tentar escrever um post de gaja em blogue de gaja, se não me distrair entretanto.

A coisa é a seguinte: uma marca conhecida (publicidade à borla não vai ter aqui, lamento lamentar) andou para aí a oferecer a blogues de gajas telemóveis especialmente vocacionados para gajas. A Luna e eu ficámos chocadas. Digo mais: a Luna e eu ficámos melindradas. Não por não termos sido contempladas com um dos ditos coisos, que até achamos bastante pirosos, mas por termos sido excluídas. Somos gaijas, não somos? Temos blogue, não temos? (agora estou a tentar escrever como num blogue de gaja, ainda está fraquinho porque não estou habituada, dêem-me tempo que isto melhora). É a segregação que nos dói. Nós somos mulheres de causas, de princípios, de ideais! Estou perfeitamente a ver-nos na Primavera de Praga (gajas dos blogues de gajas, google it!), mas é claro que sempre muito jeitosinhas (somos gaijas, estão a ver?), muito bem arranjadinhas e, principalmente, com uma noção muito clara do ridículo, coisa que falta a muita gente.

Ora onde ia eu? Ah, sim, obrigada. Os telemóveis. A linha tem nome de ídolo supremo e endeusado (já disse que publicidade à borla é coisa que não vai haver aqui). Parece que tem uma série de funcionalidades expressamente criadas a pensar em gajas. Que me fizeram rir, mas isso, como diria o meu amigo Kipling, é outra história (há gajas que escrevem estória). E só me apetece, como gaija mais velha (a típica gaja anda algures entre os 25 e os 35), lançar-lhes este aviso vindo de quem (muitas vezes) até lhes acha graça, como se acha graça a um coelhinho branco e penugento, mas não particularmente inteligente: too many movies, gajas! too much Sex and the City! A partir aí dos catorze anos (hipótese pessimista) começamos a poder conseguir destrinçar ficção e realidade. E tentar recriar o Bergdorf Goodman (de que a gaja típica nunca ouviu falar) na Bershka é, no mínimo, deprimente.

Os telemóveis, gaija (eu), os telemóveis! Get to the f... point, a eterna recomendação do Vítor, como se nem fosse por tradição autor de introduções de meia hora para conclusões de trinta segundos (mas isso somos nós, e não é para aqui chamado).  Os telemóveis que a tal marca não te ofereceu, nem ofereceu à Luna. E nós aqui consumidas, porque ficámos abaixo da fasquia, fosse ela qual fosse. Número de visitas? A Luna está a meio da tabela dos cem blogues mais lidos (à volta de mil visitas por dia, número que me reconcilia com a inteligência média do ser humano, ainda não está tudo perdido). Eu nem entro na contagem, por preferir o statcounter, que me permite o humor perverso de inventar nomes para os visitantes que me vasculham de alto a baixo, coisa de que o sitemeter não dispõe, mas são em média umas 250 por dia, o que não é mau para blogue não-gaja. Mas houve gajas que, com blogues de 50 visitas diárias de média, levaram o muito discutível objecto de desejo. O raciocínio básico seria pensar que concederam favores sexuais aos senhores que mexiam os cordelinhos. Mas isso seria de gaja, e eu não sou gaja.

Porque está a ficar tarde, porque tenho uma vida, porque trabalho que nem uma condenada e amanhã lá estarei outra vez no Colosso, vou tentar abreviar: a Luna e eu estamos magoadas, pronto. É isso. Não queríamos o telemóvel para nada (e isto é mesmo de gaja), mas a exclusão fere-nos. Pouco importa que as características obedientemente proclamadas pelas beneficiárias sejam uma tonteira pegada. A tecla não sei quê em forma de diamante? Ó suas saloias! BRILHANTE!!! Diamante é a pedra por lapidar! O acolchoado das traseiras? Ai que giro! Faz Chanel de Canal Street!

Posto tudo isto, continuo ofendida, que eu até seria gaija para conseguir ter um blogue de gaja, assim tivesse paciência, tempo livre ou roubado ao patrão e QI mais baixo (mesmo não sendo nada por aí além).

Como eu disse no princípio, tencionava provar que sou capaz de ter um blogue de gaja. E assim, talvez, ser brindada com um telemóvel que não quero para nada, que acho piroso. Sempre podia passá-lo a uma das minhas sobrinhas, talvez achassem graça. Ou a um amigo gay destituído de gosto — não tenho nenhum, mas alguma coisa havia de se arranjar.

Assim sendo, meus amigos, numa última e desesperada tentativa de me armar em gaja, aqui ficam os vestidos que comprei ontem (não, não são da toda-poderosa Zara).


Em pormenor

E, como estou com a mão na massa, a carteira (C-A-R-T-E-I-R-A, repitam comigo, possidónias deste mundo, uni-vos!) que comprei na semana passada.


Estou cá com umas desconfianças de que isto não correu como eu planeava. Cheira-me que, de legítímo, só vos posso oferecer a banda sonora. Essa sim à altura de blogue de gaja. Ao fim e ao cabo, e se analisarmos a coisa, fala da eterna problemática tão dissecada nos blogues de gaja: a relação homem-mulher. E com a mesma profundidade.

Fiquem então com Tony Orlando & Dawn (o nome, só por si, já assusta) e o seu inefável Knock Three Times. Isto era para ser um post de gaja. Não correu lá muito bem, aparentemente não estou à altura. Se querem qualidade, e Mozart, e tudo e tudo (esta também é de blogue de gaja) voltem cá noutro dia.

29 comentários:

  1. Vou ter de ir a Marrocos para ter um telefone? :p

    (gostei dos vestidossão a sua cara; o primeiro vai ficar a matar com certos e determinados sapatos :p)

    ResponderEliminar
  2. Não é, definitivamente, um post de gaja, MAS É UM GANDA POST!!! Palavra de honra, dos mais giros que te li.

    Boa, bitch :)))

    PS - O primeiro vestido é uma tara, o segundo é bonito (conheço-te o fraco por cavas americanas...), a carteira é linda (não a queria nem dada, mas é linda).

    ResponderEliminar
  3. O que me chateia mais é viver sem ter um telemóvel com função chamada falsa? Como, como é que eu vou escapar aos horrendos blind dates a ritmo alucinante tal como nas séries americanas sem tal coisa na minha vida?

    ResponderEliminar
  4. O que eu já me ri! Quando vi num blog, achei estranho. Quando me apercebi que o mesmo conteudo se podia encontrar em pelo menos mais 2 ou 3, fiquei siderada. Francamente. Há "malta que nao se manca". Francamente, gosto muito de nao ter blog de gaja, nao ser lida por gajas e continuar no meu santo anonimato (e devo ter umas 10/15 visitas por dia). Far too many wannabees...

    ResponderEliminar
  5. LOL adorei o post! E sim, o tlm é mm piroso (já achava isso desde q ele foi lançado para o dia dos namorados).
    O primeiro vestido é um sonho :)
    *

    ResponderEliminar
  6. LOL, logo pela manhã não está nada mal. Mas que vestidos giros Teresa!
    A oferta em questão: eu cá sou pobre, mas não tenho grande dotes literários, por isso não concorro para ganhar o dito eheh, mas bem que estou a precisar, é que o meu velhinho Motorola está que não se aguenta, e é do trabalho, e neste momento não sei quem está em piores condições financeiras para trocar este meu pinky, se sou eu se o meu empregador eheheh (isto para dizer que qualquer telemóvel novo me servia...)
    Bjs
    P.S. Meninas, não se deixem contagiar, continuem com os blogues como até agora, que estão muito bem.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Teresa. Há tempos alguém me ensinou que há uma diferença entre "a mala de uma senhora" (de que eu gosto por causa das homofonias que permite) e a "carteira" da dita.

    Infelizmente tinha-me esquecido de qual é qual e de qual não o é; desde aí ando num transe de insuperável angústia: como situar-me correctamente na pirâmide social? - Já que o não posso fazer por carência de bens colaterais, passe-me o anglicismo, que ao menos me não traia o léxico?

    O problema está resolvido. Vou marcar este post e quando tiver, de novo, falhas de memória saberei onde contornar tão dolorosa lacuna vocabular.

    Até lá, devo felicitá-la: os vestidos são soberbos.

    ResponderEliminar
  8. Realmente, ontem andei a passear-me pela blogosfera e deparei-me com uns 5 blogues com o dito telemóvel. Partilhando da tua opinião, acrescento apenas que não quereria algo que toda a gajasfera parece ter e que, ainda por cima, não será compatível com o meu bluetooth e carregador do carro. That's how exclusive I am.

    Posto isto - ai ai! Desvendaste o segredo do Statcounter, não se faz!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de te ler como sempre. Quando vi o verbete do post no FB arrebitei logo os sentidos para esta leitura que sabia de antemão que me ia divertir:)
    Eu dantes baptizava os idiotas anónimos destacados via StatCounter e ria-me com a burrice de algumas pessoas. Talvez o volte acrescentar ao Dias, é uma ideia.
    E vou espreitar o blogue da Luna, que não conheço.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. Desculpa la', mas isto e' um posto de "gaija"!!! Senao, como explicarias perderes cerca de 500-1000 palavras num post a mostrar o quanto te indigna nao seres considerada uma blogger "de gaija"?
    A mim esta situacao faz-me muita confusao, mas mais confusao me faz a necessidade dos bloggers catalogarem blogue X e Y... Sim, so cheguei 'a blogosfera ha muito pouco tempo (nem sabia que tal palavra existia...) mas realmente e' um mundo 'a parte que muita confusao me faz...
    Anyway, gostei deos outros posts, por isso concentra-te a escrever o que te apetece e deixa la o que acontece na casa da vizinha

    ResponderEliminar
  11. Desculpa la', mas isto e' um posto de "gaija"!!! Senao, como explicarias perderes cerca de 500-1000 palavras num post a mostrar o quanto te indigna nao seres considerada uma blogger "de gaija"?
    A mim esta situacao faz-me muita confusao, mas mais confusao me faz a necessidade dos bloggers catalogarem blogue X e Y... Sim, so cheguei 'a blogosfera ha muito pouco tempo (nem sabia que tal palavra existia...) mas realmente e' um mundo 'a parte que muita confusao me faz...
    Anyway, gostei deos outros posts, por isso concentra-te a escrever o que te apetece e deixa la o que acontece na casa da vizinha

    ResponderEliminar
  12. Eu preferia concorrer aos vestidos (girissimos... QUERO!) do que ao tal de telemóvel. Confesso que não ouvi falar da iniciativa, mas se alguém quiser premiar um blogue que tem poucas visitas pode sempre passar no meu também ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olha pois eu acho que o post e' totalmente de gaja! - bitchy & pointless refinado no seu melhor.

    :D

    So nao dou os parabens pelo bom trabalho porque, admito, la para o meio saltei uns quantos paragrafos. Devo ter-me sentido um bocado insultada por nao ter que googlar a primavera de Praga! :D Mas pensando melhor, das revolucoes todas desse ano, a minha favorita ainda e' a francesa, portanto... estas perdoada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Uma metade de mim gosta de gajas....a outra metade também! Bom, isso não invalida o suberbo humor e a resposta rápida da nossa TERESA...Estou engrandecido com tanta informação que recebo neste Blog ....aprendo sempre mais qualquer coisita sobre esse mundo misterioso que nós gajos NUNCA mas mesmo NUNCA vamos entender....mas adoramos esse mistério, adoro entrar na cabeça do inimigo!

    ResponderEliminar
  15. Palmas! Palmas! Palmas!
    Conseguiste uma aproximação razoavél a um post de "gaija"! E eu, sou gaja para assinar por baixo de tudo o que escreveste.

    Amei o pimeiro vestido, acho ficaria perfeito no meu tom de pele. A carteira é um mimo! :)

    E, hoje, em vez das habituais beijocas, deixo-te mais uma valente salva de palmas e festinhas à Agri (já tenho saudades dela)

    ResponderEliminar
  16. Oh pá! Eu sou mesmo suburbana... Então não é que sou das diz "mala"???


    Ai ai...

    Vá eu repito contigo C-a-r-t-e-i-r-a.

    Beijo oh gaija

    ResponderEliminar
  17. Teresa, parabéns! Dos melhores posts que li ultimamente :)

    ResponderEliminar
  18. Muito bom! Sinceramente não entendo este pseudo-feminismo que agora por aí circula. Tal como dizes, muito Sex and the City. Muita cabeça de vento, muita obsessão com marcas e moda e marcas na moda e pouco ou nenhum bom senso. Diria até que muita falta de segurança. E obrigada por finalmente alguém dizer carteira! Há que chamar as coisas pelo nome.

    ResponderEliminar
  19. e até podia comparar a iniciativa dessa certa marca de telemóveis com a iniciativa da Caixa Geral de Depósitos e o seu cartão de crédito caixa woman... (melindra-me de igual modo)

    ResponderEliminar
  20. Este post está construído como os Alphabet Murders da Agatha Christie. Fala de tudo e mais alguma coisa para desviar a atenção do verdadeiro objectivo, que é mostrar os vestidos. Muito bem! E dá um toque intelectual.

    ResponderEliminar
  21. Carteira Teresa,malas são de viagem!
    Loollll as guerras que tenho a explicar eheheh
    Bom blog.

    ResponderEliminar
  22. Será que é por eu também já ter ultrapassado a tal fasquia dos 35 (e há uns anos!)? A verdade é que além de achar este blog fantástico é o único onde o vestuário, sapatos e carteiras (sim, também me arrepiam todas as malas que não sejam de viagem!) se identificam comigo, talvez porque a única vez que entrei na Bershka (será que está bem escrito?!) achei que a sonoridade do nome tinha tudo a ver!!!!
    Continuação de bons posts!

    ResponderEliminar