segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Salva pelo gongo

Esta manhã saí de casa um pouco mais cedo, já que precisava de carregar o passe e de levantar dinheiro — tinha apenas 15 cêntimos na carteira.

Vou ao multibanco mais próximo. Não tinha dinheiro, paciência, podia pelo menos carregar o passe. Poder... até podia, se não me tivesse aparecido uma enervante mensagem a informar-me amavelmente de que a operação estava temporariamente indisponível. Grrr... Poucos metros adiante há outra caixa, dirijo-me a ela. Dinheiro também não havia, toca de tentar carregar o cartão. A mesma mensagem: operação temporariamente indisponível. Que nervos! Atravesso a estrada para ir ao banco em frente, com certeza a caixa teria dinheiro. Teria... mas não tinha!  Já com a certeza de que nova tentiva de carregamento seria debalde (wow!, adoro este advérbio), ainda arrisquei, só para obter os mesmos frustrantes resultados.

E agora, não só começava a ficar atrasada como nem tinha dinheiro para ir de metro! Não sou, nunca fui mulher enrascada. A única solução era tomar um táxi e, a seguir, ou parava numa máquina pelo caminho ou, chegada ao Colosso, pedia ao motorista que esperasse um pouco e pedia a alguém na recepção que me emprestasse dinheiro.

Nisto, estava em frente da papelaria. Lembrei-me de repente do talão do Euromilhões. Com um bocado de sorte (com muita sorte, vá lá...) aqueles quatro euros de sexta-feira tinham um premiozinho insignificante e eu poderia pagar um táxi. Entrei e estendi o papelucho e disse de um só fôlego: «Bom dia, pode ver se isto tem alguma coisa, por favor?»

Nove euros e oitenta e oito cêntimos, meus amigos! Desatei a rir, recebi o dinheiro e saí disparada, já a fazer sinal ao táxi que se aproximava. All's well what ends well, já dizia o velho Shakespeare, que muito percebia de tudo um pouco nesta vida.

E a minha noite de hoje seria perfeita para prosseguir no vício que é o 24, não fora estar à espera de um documento de cento e muitas páginas para rever e terá de estar pronto amanhã às onze. Como não deve chegar-me às mãos antes da meia-noite, vai haver noitada. Mas aí uns três episódios ainda sou capaz de despachar, trust me.

8 comentários:

  1. Fantástico! O que se chama um Euromilhões providencial :-)

    ResponderEliminar
  2. No 1º euromilhões de 2010 (de 2 euritos) ganhei € 7,91. Não é nada mas sempre deu para o pequeno almoço e um maço de slims! E sempre se fica a cogitar que pode ser um bom prenúncio...
    xxx

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Teresa :D
    É uma honra receber elogios da dona de um dos meus blogs preferidos.
    Adoro espreitar as suas histórias e admiro o seu perfeccionismo na escrita. Nota-se que gosta muito da língua portuguesa.

    Um abraço,

    Ariadne

    ResponderEliminar
  4. Gi,
    Providencial? SALVADOR! :)

    Conceição,
    Eu diria que está no bom caminho. Eu quero encarar isso como um bom augúrio! :)

    Ariadne - auf Naxos? (sorry, não resisti à referência operática)
    Agora deixou-me desvanecida, é bem verdade que nunca sabemos quem nos lê. E fiquei mesmo muito sensibilizada.
    Sim, tenho um grande amor por esta língua que é a nossa, apenas tento honrá-la falando-a e escrevendo-a o melhor que me for possível.
    Acredite que fui parca nos elogios à sua produção fora de série, que poderia ter continuado por aí fora. Aliás, já falei do filme a várias pessoas.

    Beijos às três.

    Irra, já é tão tarde! Tenho de ir dormir!

    ResponderEliminar
  5. Com certeza agora irás jogar mais vezes no euromilhões ; ) ***

    ResponderEliminar
  6. Caramba eu mesmo tendo sempre 2 ou 3 boletins na carteira que aguardam para ver se "têm alguma coisa" nunca me lembraria disso até porque nunca acreditaria em tal acaso do destino...
    Jokas

    ResponderEliminar
  7. as saudades que eu tinha de vir aqui, de ver que o bom gosto impera

    bem hajas

    ResponderEliminar
  8. Rita Moura,
    Jogo todas as semanas os mesmos quatro euros. Às vezes lá me sai alguma coisinha, o último prémio. Mas desta vez fez toda a diferença! :)

    Rita,
    E eu nem sei como me lembrei de tal coisa, normalmente até vejo na internet os números que saíram. Foi pura sorte :)

    Mocho Falante,
    Muito, muito obrigada pela gentileza :)

    Beijos!

    ResponderEliminar