sábado, 5 de dezembro de 2009

As coisas que eu aprendo!

Rendo-me à evidência de que há mesmo muitas e poderosas razões para eu ver tão pouca televisão e o aparelhozinho ter quase exclusivamente a função de me transmitir notícias e de projectar filmes e séries que vou comprando.

Estava (e estou) no escritório — o de casa, claro, que hoje é sábado —, liguei a televisão, percorri dois ou três canais, acabei por estacionar na SIC Mulher, que estava a dar uma coisa perdida de ridícula chamada Querido, Mudei o Visual, onde aparecia uma menina que (diziam os amigos, ela, modestamente nem achava assim  tanto) era a cara chapada da Angelina Jolie. Oh, poupem-me! Então não está mesmo a ver-se? Fui dando olhadelas, num misto de horror e fascínio por tanta parvoeira junta. O loiro afectado e cheio de maneirismos, com quem há dias me lembro de me ter cruzado na Marias, fez-me gargalhar. A apresentadora, que não sei como se chama, não falava alto: berrava. Ora eu tenho um certo trauma com pessoas que falam alto, é mais forte do que eu. Baixei o som, debalde (eh eh!) — ela continuava a esganiçar-se.

Desviei a atenção, aquilo acabou, começou o America's Next Top Model, que me parece repetir um formato que nos últimos tempos, por espreitadelas aqui e ali, me parece perpetuar-se até ao vómito, só variando o tema: cabeleireiros, modistas, manequins, mulheres mais velhas (tropecei nesse ontem à noite), you name it, they have it. Até a própria Oprah Winfrey parece ter aderido à moda, com um programa chamado The Big Give. Esse, valha-lhe Deus, sempre serve para ajudar alguém, já é alguma coisa.

A seguir começa a dar um coiso chamado Fama Show, que eu nunca tinha visto e que de futuro tentarei evitar a todo o custo. Do pouco que vi, pareceu-me que era apresentado por uma menina de pronúncia estrangeira, tendo ficado com fortes suspeitas de que poderia ser a tal Orsi Feher (espero que se escreva assim, não vou verificar) que li algures estar de namoro com o ex-treinador do Benfica. Nem imaginam o que me irrita que a minha memória seja capaz de reter coisas absolutamente inúteis e imbecis como esta. Too much stupid information.

O programa continua, abstraio-me, e acordo de repente quando estão a mostrar um spa qualquer em que (pareceu-me) cantavam as maravilhas de uma massagem com papaia e o massagista (se era) afirmava com autoridade que Cristóvão Colombo (pasmem!) dizia ser um dos frutos com mais nutrientes. Fiquei fulminada com a luz súbita que esta informação me trouxe, permitindo-me avaliar o navegador com um novo e deslumbrado olhar: Cristóvão Colombo, o grande nutricionista! Too much  stupid information.

Volto a alhear-me, volto a despertar ao ouvir pronunciar esse nome reverenciado na Literatura, Margarida Rebelo Pinto. Fico a saber que tinha publicado novo livro, parece que se chama O Dia em que te Esqueci. Tenham dó de mim. Too much stupid information.

Já desesperada, desliguei a televisão. Fama Show? NUNCA MAIS.

Banda Sonora: Bruce Springsteen — Janey Don't You Lose Heart

5 comentários:

  1. Hoje, como estive meio adoentada, passei a tarde sentada no sofá a dar uso ao comando... Senti algo semelhante ;)

    ResponderEliminar
  2. Apetece parafrasear Karl Marxcom a célebre frase: A televisão é o ópio do povo!
    Continua actual... pr'a mal dos nossos pecados!

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Vimos o mesmo programa. Viste aquela senhora a dizer de forma doutoral que o primeiro passo para acabar com dores de amor era apagar o número do telemóvel do ex-ser amado? Risos.

    ResponderEliminar
  4. Bom, bom, seria terem perguntado ao massagista qual era afinal a nacionalidade (avant la lettre) de Colombo, já que ninguém se entende quanto à questão... ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu também vi um bocado dessa massagem com papaia só me vinha uma palavra à cabeça, blharg! Não consigo compreender como é que põem uma pessoa que nem português sabe falar a apresentar um programa de televisão, será que não havia mais ninguém disponível? Para apresentar "aquilo" também não era preciso ser ninguém xpto, bastava falar português. Não sei porquê mas a palavra "cunha" surge-me na mente cada vez que a vejo... Jokas

    ResponderEliminar