sexta-feira, 3 de julho de 2009

E foi assim que tudo começou...

Este tudo é a minha paixão por Teatro. Tinha 16 anos e a culpa foi da querida Dr.ª Teresa Monteiro, minha Professora de Inglês do 7.º ano (actual 11.º), já contei aqui, volto a contar porque na altura ninguém me lia, agora já sou lida por um número impreciso de pessoas, a oscilar entre as dez e as cinquenta (as que cá aterram todos os dias à procura de Ana Zanatti nua não contam).

Então, tenham lá paciência, foi assim:

«(...) Obrigada, Dr.ª Teresa, nesta data em que aproveito para lhe prestar também homenagem, por ter feito entrar na minha vida esta grande paixão [Oscar Wilde]. E ainda uma outra: o Teatro.

No terceiro período do 7.º ano, a Dr.ª Teresa atribuiu a cada aluno da turma um livro para ler, livro esse que posteriormente deveria ser apresentado numa aula. Aquela senhora era demoníaca, palavra! Ou tinha uma intuição qualquer a meu respeito. Lembro-me dos livros que destinou às pessoas que me eram mais chegadas. Ao Duarte, Pygmalion, de Bernard Shaw. À Clara calhou The Heart of the Matter, de Greene, ao Manuel Animal Farm, de Orwell. Eu fui brindada com uma coisa obscura chamada Look Back in Anger, John Osborne. Lembro-me de ter ido com o Duarte à Buchholz comprar os livrinhos. O meu custou 42$50, ainda tem o preço marcado a lápis. Não dá para acreditar, pois não? Hoje em dia um café ao balcão de um sítio reles custa pelo menos o dobro!

Foi assim que eu fui apresentada à geração dos Angry Young Men, pela mão da peça que mudou o rumo do teatro inglês. Fiquei doida com ela... e a minha apresentação foi um sucesso. A partir daí comecei a ler mais e mais teatro, descobri grandes autores, peças extraordinárias. Mas Look Back in Anger terá sempre um cantinho muito especial em mim. Foi o primeiro amor, o forerunner (mais um). Infelizmente nunca o apanhei em cena. Mas ainda não perdi a esperança.»

Alison para o pai: «You're hurt because everything's changed, and Jimmy's hurt [o marido] because everything's stayed the same.» Conseguem perceber o terramoto que esta frase (entre muitas outras) foi para uma miúda de 16 anos? Uma miúda que, no ano anterior, tinha sido aluna de Vergílio Ferreira, que lhe inculcou a obsessão pela Mudança, ao ensinar-lhe Camões...

Eu já tinha prometido a mim mesma que este mês não fazia mais encomendas na Amazon, mas a carne é fraca. E estas duas obras-primas, separadas por 33 anos, a primeira de 1958, a segunda de 1991, cada uma delas com cinco estrelas unânimes nas críticas (que vale a pena ler, aprende-se imenso) lá do sítio, custaram 23 euros. E olhem que nem foi barato, pelos padrões actuais deles... Fnac who?

Esta entrada, começada por volta das dez da noite, ficou a meio, só com as imagens e sem texto, porque me deu uma vontade irreprimível de telefonar à Dr.ª Teresa Monteiro a contar a minha encomenda, a agradecer o tanto que lhe devo, a querer saber dela. A conversa prolongou-se por mais de duas horas. And I loved every minute!

Sem comentários:

Enviar um comentário