domingo, 17 de maio de 2009

Cenas de filmes da minha vida #21: Ligações Perigosas

É impossível não voltar mais vezes a este magnífico filme de Stephen Frears. E à incomparável Marquesa de Merteuil que foi Glenn Close. Como tal, não consigo perdoar à Academia o ter dado o Oscar a um grande desempenho, estamos de acordo — Jodie Foster, de quem gosto muitíssimo, em Os Acusados —, mas que não chega às alturas que este de Glenn Close atinge.

Já no ano anterior acontecera a mesma coisa: Cher, com uma prestação muito competente, mas não muito mais do que isso, levou a estatueta para casa. Devia, na minha modesta opinião, ter sido Glenn Close a ganhar, com a sua arrepiante personagem em Atracção Fatal, Alex Forrest. O American Film Institute, numa listagem dos maiores heróis e vilões da história do cinema, dá-lhe um destacadíssimo 7.º lugar (a única mulher que lhe ficou à frente, em 5.º lugar, foi Louise Fletcher, como Enfermeira Ratched em Voando Sobre Um Ninho de Cucos) na lista dos vilões.

Nesta cena magistral de Ligações Perigosas, a Marquesa de Merteuil conta ao seu antigo amante, actual cúmplice e em breve inimigo mortal, o Visconde de Valmont (John Malkovich, também insuperável), como construiu a sua persona de sociedade. A descrição é uma parte da celebérrima Carta LXXXI do livro (podem ler o original aqui), da qual virão a ser retiradas pelo menos mais duas cenas — ainda não encontrei a magnífica cena com Cécile de Volanges (Uma Thurman, brilhante na sua estreia no cinema), mas ainda não perdi a esperança...

5 comentários:

  1. Ela é absolutamente brilhante, não é? Tenho de ver isto outra vez, não o vejo há anos.

    ResponderEliminar
  2. Se o jantar de sexta-feira se confirmar, eu levo-to ;)

    ResponderEliminar
  3. P.S. Sabes que já a vi em palco?
    Apenas como Blanche Dubois em Um Eléctrico Chamado Desejo...

    ResponderEliminar
  4. Inteiramente de acordo! Coincidência ter revisto o filme na semana passada, com calma suficiente para degustar aqueles diálogos brilhantes... E a cena do coelhinho em Atracção Fatal...sinistra ;)

    ResponderEliminar