quinta-feira, 21 de maio de 2009

Baú das relíquias — singles #8: O Que Passou, Passou

Mais uma dívida para com o Luís.

Não, nunca tive este disco. Saído em 1977, anda indissociavelmente ligado ao meu primeiro ano de faculdade. Eu e a Eduarda, minha melhor amiga na Católica, passávamos a vida a cantar isto, que se ouvia todos os dias na telefonia. Sabíamos a letra de cor, pois claro!

Cantavam as Cocktail (a voz principal é a de Rita Ribeiro, bem gira era naquela época!), letra e música são de Tozé Brito. Mais tarde o grupo viria a ter um quarto elemento, Fernanda de Sousa, que o mundo hoje conhece como a nossa inefável (i)Ágata.

De vez em quando há musiquinhas assim, sem qualquer mérito, que nos caem no goto e até são um pouco guilty pleasures. É o caso desta, definitivamente. E o que eu a procurei! Nem sequer lhe sabia o título...

Graças ao Luís, reencontrei-a. Foi emocionante voltar a ouvi-la. Um emocionante diferente, muito diferente, de voltar a ouvir Slides, de Richard Harris (que também devo, adivinhem... ao Luís!). Mas emocionante, ainda assim.

Por momentos vi-me outra vez na piscina do Penta com a Eduarda, a faltarmos descaradamente às aulas, colegas de ano igualmente gazeteiros a tirarem-nos aprovadoramente as medidas da varanda do bar (modéstias de fora, na época éramos giríssimas). Tamanho é o poder evocativo da música. Como o dos perfumes...

2 comentários:

  1. Acho que não conhecia nada delas e fiquei fã (mas não diga a ninguém!).
    E não fazia ideia que a Rita Ribeiro fazia parte! Já agora, quem eram as outras?

    ResponderEliminar