terça-feira, 17 de março de 2009

Cabelos brancos

Se os cabeleireiros dependessem de pessoas como eu, estavam bem tramados. Toda a vida odiei ir ao cabeleireiro. Não tenho paciência, pronto! Como tal, só lá ponho os pés aí de dois em dois ou até de três em três meses. Para cortar. E só.

A minha cabecinha é praticamente virgem em matéria de aventuras capilares. Em toda a minha vida, que já vai sendo mais a atirar para o longa, cometi as seguintes extravagâncias: levantamento de raízes, uma vez (e ainda estou para perceber porquê, cheira-me que foi para a cabeleireira se calar — nunca mais me apanham noutra, que aquilo demora imenso tempo); uma permanente leve, chamavam-lhe mini-vague (devo ter ido outra vez na banha da cobra da cabeleireira, meu rico cabelo liso!); nuances, três vezes — e por iniciativa própria, pasmem! Admito que ficou giro, mas é a tal coisa, demora muito tempo a fazer, e eu não tenho paciência. Além de odiar conversa de cabeleireiro.

Agora estou com um problema: os cabelos brancos começam a notar-se. O primeiro apareceu-me aos 36 anos, e manteve-se filho único (nunca o arranquei, achava-lhe graça) por uns bons seis ou sete. Uma sorte, que a minha irmã, seis anos mais nova, teve os primeiros ainda antes dos trinta e há quatro anos que pinta o cabelo. Tenho estado a resistir o máximo que posso, e acho que ainda não é este ano que tenho de começar a depender das tintas. Vamos ver se consigo aguentar até aos 50... porque no dia em que começamos a pintar o cabelo não há regresso possível e a coisa torna-se uma escravidão.

10 comentários:

  1. Ora essa... E tens que pintar porque?? Se gostas (os da foto sao lindos!!) tens mais é que os exibir orgulhosamente... : )

    Mas sim, concordo o mais possivel contigo... Ir ao cabeleireiro SUCKS!!! : ))

    Beijo!!

    ResponderEliminar
  2. Há cabeleiras com cabelos brancos que ficam lindas...

    ResponderEliminar
  3. Depende do tipo de cabelo branco. Conheço mulheres com um cabelo todo branco absolutamente fabuloso.

    Claro e do gosto de cada um.

    Desde que te sintas bem, vale tudo!!!

    :)


    bj

    ResponderEliminar
  4. A sogra da minha irma tem um cabelo parecidissimo com o teu... preto, brilhante, liso... e usa exactamente o mesmo corte. So que tem mais uns anitos que tu, portanto esta grisalho. Nao o pinta. Aquele cinza imaculado e brilhante da-lhe um charme e sofisticacao que quem dera toda a coquete da alta roda conseguir.

    Eu ja gosto de experimentar com a cor... desde os 15 que o pinto das cores mais radicais possiveis. Mas o meu era loiro escuro... agora um castanho claro arruivado... nao tem muita piada, e por isso o espevito com cores e cortes radicais, para se adequar mais a minha personalidade. O meu cabeleiro nao so eh dos fulanos mais radicais e conceituados nas modas capilares como, com o tempo, se tornou num dos meus melhores amigos... tanto e' o trabalhinho que lhe dou! eehehe

    Mas se tivesse hoje a tua idade e o teu cabelo... esse continuaria mais virgem que o azeite. Envelhece com estilo, garanto-te.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olha... estava agora a lembrar-me de um exemplo divinal: Helen Mirren!

    ResponderEliminar
  6. Sim, sim, isso mesmo: durante anos um cabelo branco, um só. Mas ultimamente comecei a dar-me conta de alguns novos, e é uma sensação esquisita: que é que estes solitários estão aqui a fazer?
    Ainda não tem massa crítica para ser stylish.
    Fazer o quê?
    Aguentar, porque a alternativa não é famosa: pintar, pintar, pintar - até ao dia em que se desiste, e se passa uns bons meses a fazer figura de punk, com a cabeleira dividida em duas barras, uma branca, outra preta.

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto de cabelos brancos...
    bendita a minha mae que nunca pois tinta no cabelo!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Achei graça ao teu post...Pintei o meu cabelo muitos anos e há dois decidi deixar por razões médicas (que afinal não se justificavam). Mas já havia cortado, bem pequenino...sim, que detesto ver metade do cabelo pintado e metade branco...é a visão do Inferno.
    Não vou dizer que me habituei logo, mas toda a gente me diz que parecem nuances (!!!!), passei a poupar imenso dinheiro (sim!!!!) e agora até acho graça e vou fazer uma madeixa azul (coisa que já tive há muitos muitos anos).
    E é uma escravidão sim...e também comecei a reparar nas senhoras na rua...há cada vez mais (e mais novas) a deixarem-se ver com as belas cãs...
    (o cabelo da foto é LINDÍSSIMO!)

    ResponderEliminar
  9. Meus cabelos brancos já são em bom número e pra minha infelicidade bem à frente, a maioria... Antes ainda dava para disfarçar porque meu cabelo tem um tom entre louro escuro e castanho bem claro, então pareciam mesmo nuances... agora já não dá. Mas não uso tintas nem vou ao cabeleireiro por causa disso. Uso o que aqui se chama de "tonalizante", ele não é tinta e não tem amoníaco que é o que há nas tintas e que faz tão mal aos cabelos, apenas "tinge" os cabelos, de forma suave, e assim faço meus branquinhos passarem por loiros a iluminarem os demais ;o) é um belo truque, faz-se em casa com facilidade e dura lá quase 2 meses. Há tb shampoos com tinturas naturais que não são fortes como as tintas, em teu caso, de serem escuros o cabelo, eu sugeriria usares Henna natural... A experimentar... Cobre os brancos e não causa danos.

    ResponderEliminar