domingo, 14 de dezembro de 2008

I Bethesda Fountain

Post dedicado a uma certa Matilde de 13 anos que conheci ontem, num jantar em casa do Zé. Noutro dia explicarei porquê.

Conhecemos (eu e o Vítor) Angels in America no final de 2004, e ficámos completamente doidos com a série. Das melhores coisas que já se fizeram em televisão, digna de ombrear com Brideshead Revisited (sempre o parâmetro supremo), Thirtysomething, I Claudius ou Six Feet Under.

A música obcecante de Thomas Newman, que já tinha assinado bandas sonoras inesquecíveis, entre elas a de The Shawshank Redemption, indiscutivelmente um dos filmes da minha vida, ficou-nos logo colada à pele naquela abertura mágica, provavelmente a mais bonita que já se fez em televisão. Identifiquei logo, identifico todas as cidades que nos são sucessivamente mostradas, mesmo conhecendo apenas uma única: San Francisco, Salt Lake City, Saint Louis, Chicago (estive lá duas horas, não conta), Nova Iorque. Em Nova Iorque, a Nova Iorque da minha paixão, a imagem desce vertiginosamente e vai parar a Central Park. À Bethesda Fountain e ao anjo. Eu e o Vítor prometemos solenemente um ao outro que iríamos à Bethesda Fountain na próxima vez que fôssemos a Nova Iorque juntos.

Fomos, que somos pessoas de palavra.

Há só um retrato que não ponho aqui, em que estou a chorar baba e ranho: o Vítor tinha acabado de me pôr nos ouvidos a banda sonora de Angels in America.

Está bem, há frivolidade pelo meio. Sou mulher, não me chateiem!

Lá ao fundo está o Central Park Boathouse, o restaurante onde até teríamos almoçado se as críticas do Zagat não fossem tão fracas. É o restaurante em que, num certo episódio de Sex and the City, Carrie e Mr Big caem ao lago.

Mas fomos lá, claro. A ideia era beber um copo (e não, não seria um Cosmopolitan, detesto cocktails), aquilo estava intoleravelmente cheio. Debandámos em menos tempo do que leva a dizê-lo.


16 comentários:

  1. Vim visita-la, movida pela curiosidade provocada pelos seus comentários em blogs que costumo seguir. Fiquei francamente desiludida. É mais um blog banal, apenas com algum interesse para si e para quem a conhece e acompanha. Claro, é o seu blog, escreve sobre o que lhe interessa, faz muito bem.
    Mas confesso que não compreendo a sua necessidade de comentar de forma tão despropositada a ortografia de posts de blogs alheios.

    Pat

    ResponderEliminar
  2. Cara Pat,

    Explico-lhe com a maior das facilidades: quando esses blogues (a menina dá-lhes plural e estamos a falar de um único, como muito bem sabe) têm a arrogância de proclamar que não dão erros de ortografia, que o autor é homem de letras, etc., confesso que sou acometida por um instinto revisor. Corrijo. Mas corrijo educadamente. O disparate que se segue já me é alheio.

    No mais tem a minha cara Pat inteira razão. O meu blogue é mais um blogue banal, lamento desapontá-la. Não sei fazer melhor.

    ResponderEliminar
  3. Eh eh eh eh eh eh eh eh eh. Não consigo escrever mais, ykw, sorry.. Banal? Eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Teresa,

    Estive a ler atentamente os comentários que deixou no blog do Arrumadinho. Gostava que me pudesse eslarecer quanto a um erro que diz ter lido/recebido (não percebi bem)na TO. Se me puder enviar um mail a explicar, fico muito agradecida, porque me parece, de facto, um erro grave.

    apipocamaisdoce@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Mad,
    Não sejas assim... :)
    Há quem goste de Mónica Cintra e da inefável Ágata (eu chamo-lhe iÁgata).
    Nós deliramos com Natércia Barreto e o seu sublime Óculos de Sol.
    Há lugar para todos...

    Muito mais importante: fico feliz por te ver a sorrir.

    ResponderEliminar
  6. Pipoca,

    É um erro grave, de facto. Segue por mail cópia da troca de mensagens.
    Gosto muito da TO, compro todas as semanas, nunca detectei falhas significativas, mesmo sendo a minha leitura muito na diagonal.

    Como estou a ficar um bocadinho cansada de ser insultada, porei aqui a seguir a cópia, não leve a mal. Mais uma vez, note o tom educado e cordato da minha resposta, das minhas respostas, à TO e a si, muito longe de coisas como «os sapatinhos (que são feios, seguramente)» e «minha pequena texuga», saídas da sua pena impetuosa.

    ResponderEliminar
  7. Troca de mensagens com a Time Out (da qual gosto imenso, repito, compro todas as senanas).

    Tudo começou porque o filho de uma colega de gabinete queria ir ver o concerto de Carlos do Carmo. Só comprei a revista no dia seguinte, descobri que davam bilhetes, mas já ia tarde.

    Aqui vai o meu texto parvo a afiambrar-me aos ditos:

    «Queridíssima Time Out,
    Chego certamente atrasada (fashionably late, espero) para pedinchar o meu bilhete duplo para o concerto de Carlos do Carmo, mas vou arriscar a minha candidatura. Arrumaram-me com essa do jovem, que eu cá só gosto de homens mais velhos, mesmo que seja só para jantar. E como prevejo que não liguem pevide a esta mensagem, vou ser ambiciosa a pedir: JEREMY IRONS! JEREMY IRONS! JEREMY IRONS!

    Não é jovem? Não será, mas eu não o quereria mais novo, e suponho que qualquer mulher com dois dedos de testa concordará comigo. E depois tem AQUELA voz, a mais avassaladora que alguma vez ouvi!

    Não é português? Ah, agora reparo, realmente não é português! Tinha de ser português? Mesmo? Lamento lamentar, continuo a preferir Jeremy Irons! Arranjem-me um jantarinho com ele (lanche, brunch, só um copo, qualquer coisinha) e até prescindo dos bilhetes para o concerto de Carlos do Carmo, e amigos como sempre. Mas gostava mesmo de ir ao concerto e não arranjo bilhetes decentes, ajudem-me, amigos!

    Beijos e abraços.

    T.»

    A resposta da revista:

    «Boa Tarde,
    Lamentamos mas já não temos mais bilhetes disponíveis. Foi um passatempo bastante concorrido, como sempre J, mas desta vez houveram leitores rapidíssimos a enviarem-nos os seus emails.

    Continue a tentar, não desista J.

    Obrigada,

    Atentamente,»

    (está assinada, não ponho aqui o nome)

    A minha resposta:

    «Cara X,
    Já calculava, paciência, mas não quero deixar de agradecer a delicadeza e a simpatia de responder, mesmo sendo a resposta negativa. Fica-vos bem, e imagino que terão recebido centenas de e-mails, o que torna a atitude ainda mais meritória.

    Só uma coisa, que espero não leve a mal: não se pode dizer, em caso algum, "houveram leitores". É "houve leitores".

    Um abraço a toda a equipa e continuem o vosso excelente trabalho.»

    A Pipoca afiançará, se lhe aprouver, a veracidade destas mensagens.

    ResponderEliminar
  8. Bom, erros ortográficos à parte, só abri os comentários para dizer que descobri a série por mero acaso na prateleira da belíssima biblioteca de Beja e amei. Durante seis horas fiquei pregada ao sofá com o pc ao lado (excluindo as necessárias pausas para o xixi).
    É um trabalho excelente de actores brilhantes. Devo confessar que a música não me marcou tanto, mas eu sou um bocadinho surda no que diz respeito às bandas sonoras... com algumas excepções, claro.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que a esta altura do campeonato e dado o festim no blog do Arrumadinho, devo informar que qualquer pessoa com dois dedos de testa já percebeu que o blog Arrumadinho passou a existir recentemente e que não é mais do que propriedade da Pipoca. Arranhou este Arrumadinho para se fazer passar por um suposto pretendente, assunto, até, já discutido num post. Uma bloger que assina como P é também a Pipoca doce, fazendo-se passar por outra, mas que se remete a si mesma, bem, uma confusão. A brilhosinhos, suposta irmã do Arrumadinho, será a 4ª Pipoca doce em versão cunhada.
    Ora bem, a pipoca tem o seu blog há muito tempo, mas arranjou estes personagens para se ir iluminando.
    Que o blog dela existe há tempos é verdade. O que eu já ponho em causa é se ela tem a profissão que diz ter, se vive a vida que difunde virtualmente.
    Que os três intervenientes na história são de sua autoria, só aquele clube de teenagers ainda não percebeu.
    Informo-a disto por mero acaso. Poderia nem fazê-lo, pois que não conheço a Teresa nem a Pipoca. A não ser pelo que posso considerar dos blogues e das posturas de ambas pela blogosfera: ambas de um trato que se deve pôr em causa.
    A primeira pelo excesso de petulância e rigorosa falta de educação. A segunda pelos motivos esquizofrénicos que já apresentei.

    Boa noite a ambas e continuação de bons circos.
    António Cruz

    ResponderEliminar
  10. Angels in America é uma das melhores séries de sempre. O único defeito é ser mini, mas nem faria sentido ser de outra forma.

    Adoro os Óculos de Sol, só não sabia como se chamava a menina que a cantava - obrigado. De facto, há banalidades que me escapam, mas sempre aprendendo.

    E lembro-me muito bem desse episódio do S&C.

    Finalmente (porque hoje é segunda-feira), não sei é porque ainda se dá ao trabalho de corrigir os houveram desta vida, já que essa correcção é tão banal - já toda a gente devia saber a forma correcta.

    ResponderEliminar
  11. Ai, T., numa coisa dou razão ao clube de teenagers: como é que tu ainda tens paciência???...

    Gostas de me ver a sorrir? Pois havias de adorar ver-me a rir à gargalhada com tanto Anónimo (sim, que assumir as enormidades que é bom, ninguém assume!) a fazer-se de amiguinho e defensor das estrelas blogosféricas!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Pergunta pertinente:
    Se lhe tivessem enviado os bilhetes acompanhados de um texto com um "houveram" pelo meio... teria tido a mesma atitude?

    E uma dica: as pessoas bem educadas (não as pretensamente, só as que o são na verdade), dizem "O Vítor e eu" e não "Eu e o Vítor". E não corrigem pessoas em "público". Lamentável.

    ResponderEliminar
  13. Moi Chérie,
    Abençoada biblioteca de Beja, que propicia perfeições destas!

    Anónimo que diz chamar-se António Cruz (e que aposto ter blogue),
    O seu comentário é daqueles que deviam, com toda a justiça, começar por «eu cá não sou de intrigas, mas...»
    Acha mesmo que a identidade dessas personagens me interessa?

    ResponderEliminar
  14. Pedro,
    É o meu amor pela perfeição, que quer?
    «Sedução, perfeição, simetria da arte grega...», nas palavras de Ashley Wilkes no livro que agora sei que ambos amamos...

    Mad,
    A tonteira é total e acometeu-os a todos. Eu não voltei lá (a explicação deve estar no sábio e popular «não vale a pena gastar cera com ruim defunto», mas tenho lido os comentários seguintes na caixa postal. E sim, tens razão, nunca vi agrupamento de anónimos tão numeroso. Alguns vieram aterrar aqui, como já percebeste...

    Anónima que diz chamar-se Marta Andrade (yeah, right!)
    À sua pertinente pergunta (que se transformou em impertinente e malcriada no seguimento) respondo muito sucintamente:

    Teria, sim. Mesmo que me tivessem dado os bilhetinhos, que nem eram para mim, teria corrigido. Trata-se de uma revista, haja responsabilidade. Espero que tenha notado o tom amável da minha correcção, muito à vol d'oiseau.

    Quanto ao resto, suposta Marta Andrade, grande sabedoria, sugiro que estude mais a nossa língua. O Português, tão espartilhante em certas questões, na que aponta contraria o seu douto parecer, lamento lamentar (a menina está num dia aziago, vá à bruxa). Espero que seja mais conhecedora em línguas que não a nossa, em que o que escrevi estaria realmente errado (e não seria uma mera questão de educação). E vou dar-lhe outra notícia bombástica: em Português as duplas negativas estão perfeitamente correctas, ao contrário do que acontece, por exemplo, no Inglês e no Francês.

    Quer um conselhozinho? Get over it! E vá verter anonimatos para o blogue do arrumadinho, que vive disso. Eu dei a cara.

    Deus me dê paciência!

    ResponderEliminar
  15. Informação tardia a todos, e porque estou cansada deste arraial de parvoíce e nunca achei graça aos Santos Populares: a Pipoca respondeu comedida e secamente à troca de e-mails entre mim e a TO que me pediu aqui com o seguinte:

    «Teresa, obrigada pelo mail. De facto, é muito grave. Fez bem em corrigir.»

    Chega?

    ResponderEliminar